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Língua Portuguesa – A acentuação e a importância da pronúncia

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – A acentuação e a importância da pronúncia. Disponível em: <pixabay.com/pt/photos>. Acesso em: 29 de Novembro de 2021.

A aula de hoje abordará a acentuação gráfica, suas regras vigentes, os principais sinais gráficos, a tonicidade e pronúncia correta das palavras. Atualmente sabemos que a Língua Portuguesa diante da sua amplitude vocabular apresenta inúmeras palavras que demandam o uso de acentos. Para que servem os acentos gráficos? Como ficaria a nossa pronúncia se eles não existissem? Quando o assunto é tonicidade os acentos são fundamentais para uma boa escrita e uma comunicação impecável.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – A acentuação e a importância da pronúncia

LÍNGUA PORTUGUESA | 7ª SÉRIE | Eaja | PROF.ª: REGINA

A acentuação e a importância da pronúncia

Hoje, iremos estudar os acentos gráficos, e em particular a tonicidade das palavras, afinal para ocorrer o uso do acento é necessário saber a classificação de uma palavra quanto a sua tonicidade. Por isso vamos selecionar aqui as regras específicas para acentuar uma palavra de acordo com sua tonicidade, ou seja, a posição de sua sílaba tônica.

Quando a tonicidade de uma palavra está na última sílaba, consideramos a palavra como oxítona:

Veja as regras específicas de acentuação para palavras oxítonas:

Recebem acento agudo as oxítonas com sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e, -o, seguidas ou não de -s.

Exemplos:

café

vocês

cajá

lilás

mocotó

após

Recebem acento as oxítonas com sílaba tônica terminada em ditongo nasal -em ou -ens.

Exemplos:

além

também

amém

armazéns

conténs

parabéns

Recebem acento as oxítonas com sílaba tônica terminada em ditongo aberto -éu, -éi ou -ói, seguido ou não de -s.

Exemplos:

chapéu

anéis

herói

sóis

fiéis

Quando a tonicidade de uma palavra está na penúltima sílaba, consideramos a palavra como paroxítona:

Veja as regras específicas de acentuação para palavras paroxítonas:

Recebem acento as palavras paroxítonas terminadas em -r, -l, -n, -x e –ps.

Exemplos:

caráter

réptil

líquen

tórax

córtex

bíceps

Recebem acento as palavras paroxítonas terminadas em -ã e -ão, seguidas ou não de -s.

Exemplos:

ímã

ímãs

órgão

órgãos

bênção

bênçãos

Recebem acento as palavras paroxítonas terminadas em -um e -uns.

Exemplos:

fórum

fóruns

álbum

álbuns

Recebem acento gráfico as palavras paroxítonas que têm terminação -om ou -ons.

Exemplos:

prótons

elétrons

Recebem acento as palavras paroxítonas terminadas em -us.

Exemplos:

vírus

ônus

bônus

Vênus

Recebem acento as palavras paroxítonas terminadas em -i seguido ou não de –s.

Exemplos:

biquíni

cútis

grátis

lápis

táxi

Recebem acento gráfico as palavras paroxítonas cuja terminação é -ei ou -eis.

Exemplos:

jóquei

pônei

saudáveis

Quando a tonicidade de uma palavra está na antepenúltima sílaba, consideramos a palavra como proparoxítona:

E como regra única, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

Exemplos:

líquido

lâmpada

pássaro

trânsito

exército

médico

árvore

Novas regras de acentuação após o Acordo Ortográfico

Em 2009, quando o Acordo Ortográfico de 1990 entrou em vigor no Brasil, a acentuação gráfica de algumas palavras foi alterada, palavras que antes tinham acento, acabaram perdendo, veja alguns casos que o acento gráfico foi abolido:

Em palavras paroxítonas, os ditongos abertos -oi e -ei deixaram de ser acentuados.

Exemplos:

Antes da reforma    –    Após a reforma

jóia > joia

alcalóide > alcaloide

andróide > androide

idéia > ideia

assembléia > assembleia

européia > europeia

Em palavras paroxítonas, as vogais -i e -u precedidas de ditongo deixaram de ser acentuadas.

Exemplos:

Antes da reforma    –    Após a reforma

feiúra > feiura

baiúca > baiuca

bocaiúva > bocaiuva

Nas palavras paroxítonas, a vogal tônica fechada -o de -oo deixa de ser acentuada.

Exemplos:

Antes da reforma    –    Após a reforma

enjôo > enjoo

magôo > magoo

perdôo > perdoo

Deixam de ser acentuadas as palavras paroxítonas cuja terminação é -em, e que possuem -e tônico em hiato. Isso ocorre com a terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo.

Exemplos:

vêem > veem

lêem > leem

crêem > creem

dêem > deem

Palavras com trema

O uso do trema foi suprimido em palavras portuguesas ou aportuguesadas.

Exemplos:

Antes da reforma    –    Após a reforma

lingüiça > linguiça

enxágüe > enxágue

O trema mantém-se atualmente apenas em nomes próprios estrangeiros ou em palavras deles derivadas.

Exemplos: Müller e mülleriano

Vamos conhecer agora os principais acentos gráficos e sua respectiva pronuncia:

Os acentos gráficos são sinais que indicam na escrita das palavras, a pronúncia da vogal de determinada sílaba, sendo esta sílaba pronunciada com mais ênfase sonoro, podendo ser um som aberto, fechado ou nasal. São eles: acento agudo, acento circunflexo, acento grave e til.

Acento agudo

O acento agudo é representado pelo sinal gráfico ( ´ ) indica que a vogal tem pronúncia aberta na sílaba tônica de determinada palavra.

Exemplos: época, relógio, cajá

Acento circunflexo

O acento circunflexo é representado pelo sinal gráfico ( ^ ) e indica que a vogal tem pronúncia fechada ou anasalada na sílaba tônica de determinada palavra.

Exemplos: você, lâmpada, ciência

Acento grave

O acento grave é representado pelo sinal gráfico ( ` ) e indica crase da preposição “a” com os artigos “a” ou “as”,  ou com um pronome demonstrativo que inicie com a letra “a”.

O acento grave não assinala a sílaba tônica.

Exemplos: à, àquelas

Til

O til é representado pelo sinal gráfico ( ~ ) e indica que a vogal de determinada palavra tem som nasal.

O til nem sempre assinala a sílaba tônica, muitas vezes é apenas considerado um traço de nasalização.

Exemplos: coração, bênção, órgão

As normas de acentuação gráfica constituem um conjunto extenso de conceitos e regras, não será fácil recordar de todas elas, no entanto segue aqui uma dica preciosa, nada melhor para ampliar os nossos conceitos de escrita do que a própria escrita. O ato de escrever exige a busca do vocabulário que está sempre disponível em dicionários: mais conhecido como o recinto da correta acentuação gráfica.

Atividades

Questão 01 – Atualmente, sabemos que a pressa e rapidez comunicativa nos distancia cada vez da escrita correta das palavras, sabemos também o conjunto de regras é vasto e de fato não dá para memorizar todas as palavras que recebem acento. Em prática, comente quais os recursos que você usa para acentuar corretamente as palavras?

Questão 02 – A reforma ortográfica foi proposta como unificação da Língua Portuguesa em diversos países, numa tentativa de aproximação, no entanto algumas palavras que fora assimiladas com o tempo, com a referida reforma perderam o acento gráfico. Desta maneira o jogo virou, muitas vezes colocamos acento em palavras que ocorreu a perda. Cite algumas palavras que ainda confundem sobre a perda da acentuação. Podemos começar a lista juntos, pois uma das palavras que mais gera confusão é a palavra ideia, afinal muitas pessoas ainda colocam o acento.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJALP0664) Problematizar os aspectos linguísticos,  paralinguísticos,  gestuais em apresentações orais.
(EAJALP0756) Identificar as variedades da língua, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
Referências:https://gramaticaonline.com.br/gramatica/reforma-ortografica-texto-oficial/Dicionário didático de Língua Portuguesa: ensino fundamental 1/Editor responsável: Rogério de Araújo Ramos. 2 ed. __ São Paulo: Edições SM, 2011 – p. 866 e 867