Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.
A aula de hoje abordará a acentuação gráfica, suas regras vigentes, os principais sinais gráficos, a tonicidade e pronúncia correta das palavras. Atualmente sabemos que a Língua Portuguesa diante da sua amplitude vocabular apresenta inúmeras palavras que demandam o uso de acentos. Para que servem os acentos gráficos? Como ficaria a nossa pronúncia se eles não existissem? Quando o assunto é tonicidade os acentos são fundamentais para uma boa escrita e uma comunicação impecável.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – A acentuação e a importância da pronúncia
A acentuação e a importância da pronúncia
Hoje, iremos estudar os acentos gráficos, e em particular a tonicidade das palavras, afinal para ocorrer o uso do acento é necessário saber a classificação de uma palavra quanto a sua tonicidade. Por isso vamos selecionar aqui as regras específicas para acentuar uma palavra de acordo com sua tonicidade, ou seja, a posição de sua sílaba tônica.
Quando a tonicidade de uma palavra está na última sílaba, consideramos a palavra como oxítona:
Veja as regras específicas de acentuação para palavras oxítonas:
Recebem acento agudo as oxítonas com sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e, -o, seguidas ou não de -s.
Exemplos:
café
vocês
cajá
lilás
mocotó
após
Recebem acento as oxítonas com sílaba tônica terminada em ditongo nasal -em ou -ens.
Exemplos:
além
também
amém
armazéns
conténs
parabéns
Recebem acento as oxítonas com sílaba tônica terminada em ditongo aberto -éu, -éi ou -ói, seguido ou não de -s.
Exemplos:
chapéu
anéis
herói
sóis
fiéis
Quando a tonicidade de uma palavra está na penúltima sílaba, consideramos a palavra como paroxítona:
Veja as regras específicas de acentuação para palavras paroxítonas:
Recebem acento as palavras paroxítonas terminadas em -r, -l, -n, -x e –ps.
Exemplos:
caráter
réptil
líquen
tórax
córtex
bíceps
Recebem acento as palavras paroxítonas terminadas em -ã e -ão, seguidas ou não de -s.
Exemplos:
ímã
ímãs
órgão
órgãos
bênção
bênçãos
Recebem acento as palavras paroxítonas terminadas em -um e -uns.
Exemplos:
fórum
fóruns
álbum
álbuns
Recebem acento gráfico as palavras paroxítonas que têm terminação -om ou -ons.
Exemplos:
prótons
elétrons
Recebem acento as palavras paroxítonas terminadas em -us.
Exemplos:
vírus
ônus
bônus
Vênus
Recebem acento as palavras paroxítonas terminadas em -i seguido ou não de –s.
Exemplos:
biquíni
cútis
grátis
lápis
táxi
Recebem acento gráfico as palavras paroxítonas cuja terminação é -ei ou -eis.
Exemplos:
jóquei
pônei
saudáveis
Quando a tonicidade de uma palavra está na antepenúltima sílaba, consideramos a palavra como proparoxítona:
E como regra única, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
Exemplos:
líquido
lâmpada
pássaro
trânsito
exército
médico
árvore
Novas regras de acentuação após o Acordo Ortográfico
Em 2009, quando o Acordo Ortográfico de 1990 entrou em vigor no Brasil, a acentuação gráfica de algumas palavras foi alterada, palavras que antes tinham acento, acabaram perdendo, veja alguns casos que o acento gráfico foi abolido:
Em palavras paroxítonas, os ditongos abertos -oi e -ei deixaram de ser acentuados.
Exemplos:
Antes da reforma – Após a reforma
jóia > joia
alcalóide > alcaloide
andróide > androide
idéia > ideia
assembléia > assembleia
européia > europeia
Em palavras paroxítonas, as vogais -i e -u precedidas de ditongo deixaram de ser acentuadas.
Exemplos:
Antes da reforma – Após a reforma
feiúra > feiura
baiúca > baiuca
bocaiúva > bocaiuva
Nas palavras paroxítonas, a vogal tônica fechada -o de -oo deixa de ser acentuada.
Exemplos:
Antes da reforma – Após a reforma
enjôo > enjoo
magôo > magoo
perdôo > perdoo
Deixam de ser acentuadas as palavras paroxítonas cuja terminação é -em, e que possuem -e tônico em hiato. Isso ocorre com a terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo.
Exemplos:
vêem > veem
lêem > leem
crêem > creem
dêem > deem
Palavras com trema
O uso do trema foi suprimido em palavras portuguesas ou aportuguesadas.
Exemplos:
Antes da reforma – Após a reforma
lingüiça > linguiça
enxágüe > enxágue
O trema mantém-se atualmente apenas em nomes próprios estrangeiros ou em palavras deles derivadas.
Exemplos: Müller e mülleriano
Vamos conhecer agora os principais acentos gráficos e sua respectiva pronuncia:
Os acentos gráficos são sinais que indicam na escrita das palavras, a pronúncia da vogal de determinada sílaba, sendo esta sílaba pronunciada com mais ênfase sonoro, podendo ser um som aberto, fechado ou nasal. São eles: acento agudo, acento circunflexo, acento grave e til.
Acento agudo
O acento agudo é representado pelo sinal gráfico ( ´ ) indica que a vogal tem pronúncia aberta na sílaba tônica de determinada palavra.
Exemplos: época, relógio, cajá
Acento circunflexo
O acento circunflexo é representado pelo sinal gráfico ( ^ ) e indica que a vogal tem pronúncia fechada ou anasalada na sílaba tônica de determinada palavra.
Exemplos: você, lâmpada, ciência
Acento grave
O acento grave é representado pelo sinal gráfico ( ` ) e indica crase da preposição “a” com os artigos “a” ou “as”, ou com um pronome demonstrativo que inicie com a letra “a”.
O acento grave não assinala a sílaba tônica.
Exemplos: à, àquelas
Til
O til é representado pelo sinal gráfico ( ~ ) e indica que a vogal de determinada palavra tem som nasal.
O til nem sempre assinala a sílaba tônica, muitas vezes é apenas considerado um traço de nasalização.
Exemplos: coração, bênção, órgão
As normas de acentuação gráfica constituem um conjunto extenso de conceitos e regras, não será fácil recordar de todas elas, no entanto segue aqui uma dica preciosa, nada melhor para ampliar os nossos conceitos de escrita do que a própria escrita. O ato de escrever exige a busca do vocabulário que está sempre disponível em dicionários: mais conhecido como o recinto da correta acentuação gráfica.
Atividades
Questão 01 – Atualmente, sabemos que a pressa e rapidez comunicativa nos distancia cada vez da escrita correta das palavras, sabemos também o conjunto de regras é vasto e de fato não dá para memorizar todas as palavras que recebem acento. Em prática, comente quais os recursos que você usa para acentuar corretamente as palavras?
Questão 02 – A reforma ortográfica foi proposta como unificação da Língua Portuguesa em diversos países, numa tentativa de aproximação, no entanto algumas palavras que fora assimiladas com o tempo, com a referida reforma perderam o acento gráfico. Desta maneira o jogo virou, muitas vezes colocamos acento em palavras que ocorreu a perda. Cite algumas palavras que ainda confundem sobre a perda da acentuação. Podemos começar a lista juntos, pois uma das palavras que mais gera confusão é a palavra ideia, afinal muitas pessoas ainda colocam o acento.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJALP0664) Problematizar os aspectos linguísticos, paralinguísticos, gestuais em apresentações orais. (EAJALP0756) Identificar as variedades da língua, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. |
Referências: | https://gramaticaonline.com.br/gramatica/reforma-ortografica-texto-oficial/Dicionário didático de Língua Portuguesa: ensino fundamental 1/Editor responsável: Rogério de Araújo Ramos. 2 ed. __ São Paulo: Edições SM, 2011 – p. 866 e 867 |