ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
O “TEXTO DE LEI” É UM TIPO DE TEXTO QUE APRESENTA REGRAS BEM CLARAS.
SEU OBJETIVO É ESTABELECER NORMAS E REGULAMENTOS QUE TODOS OS CIDADÃOS DEVEM SEGUIR EM UMA SOCIEDADE OU PAÍS. AS LEIS SÃO IMPORTANTES PARA GARANTIR QUE TUDO FUNCIONE CORRETAMENTE, PROTEJA OS DIREITOS DAS PESSOAS E GARANTA QUE TUDO SEJA JUSTO. ELAS CRIAM UMA ORDEM NAS COISAS E AJUDAM A MANTER UMA SOCIEDADE ORGANIZADA. GERALMENTE SÃO ELABORADAS PELOS GOVERNANTES E PARLAMENTARES.
LEIA COLETIVAMENTE A LEI ABAIXO E REFLITA SOBRE O QUE ELA DISPÕE:
QUESTÃO 1
O GÊNERO TEXTUAL “TEXTO DE LEI” É
A) UM GÊNERO LITERÁRIO QUE INCLUI POEMAS E ROMANCES.
B) UMA CATEGORIA DE TEXTO UTILIZADO EM NOTÍCIAS E REPORTAGENS.
C) UM TIPO ESPECÍFICO DE TEXTO QUE ESTABELECE REGRAS E NORMAS A SEREM SEGUIDAS NA SOCIEDADE.
D) GÊNERO TEXTUAL CRIADO PARA DIVERTIR AS PESSOAS.
QUESTÃO 2
O TRABALHO FORMAL É AQUELE REGULAMENTADO PELO GOVERNO E OFERECE AOS TRABALHADORES UMA SÉRIE DE DIREITOS E PROTEÇÕES, INCLUINDO SALÁRIO MÍNIMO, HORAS DE TRABALHO, FÉRIAS REMUNERADAS, SEGURO-DESEMPREGO E LICENÇA-MATERNIDADE. O TRABALHO INFORMAL É AQUELE QUE NÃO É REGULAMENTADO PELO GOVERNO E NÃO OFERECE AOS TRABALHADORES ESSES MESMOS DIREITOS E PROTEÇÕES.
NA SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS VANTAGENS DO TRABALHO FORMAL EM RELAÇÃO AO TRABALHO INFORMAL? E QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS?
QUESTÃO 3
A OBJETIVIDADE É UMA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE NO “TEXTO DE LEI”
A) PARA TORNAR O TEXTO MAIS DIFÍCIL DE ENTENDER.
B) PARA FACILITAR A APLICAÇÃO E CUMPRIMENTO DAS REGRAS ESTABELECIDAS.
C) PARA INCLUIR INFORMAÇÕES DESNECESSÁRIAS E REDUNDANTES.
D) PARA FICAR MAIS POPULAR.
QUESTÃO 4
COMO VOCÊ ACHA QUE O GOVERNO PODERIA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS TRABALHADORES INFORMAIS, GARANTINDO-LHES MAIS DIREITOS E PROTEÇÕES, SEM PREJUDICAR A ECONOMIA? ESCREVA UM PEQUENO TEXTO EXPLICANDO SUA VISÃO.
LEMBRE-SE DE PENSAR SOBRE: PARA QUEM VOCÊ IRÁ ESCREVER, O QUE IRÁ DIZER, PARA QUE VOCÊ ESCREVERÁ ESTE TEXTO E COMO E AONDE IRÁ PUBLICÁ-LO.
DESAFIO
SOBRE O QUE O ARTIGO 129, DO TEXTO DE LEI ABAIXO, FALA:
SAIBA MAIS:
LEI Nº 14.297, DE 5 DE JANEIRO DE 2022. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/lei/l14297.htm
Consolidação das Leis do Trabalho: CLT e Normas Correlatas. Disponível em: www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/535468/clt_e_normas_correlatas_1ed.pdf
AUTORIA: | ANA CRISTINA PEREIRA DINIZ |
FORMAÇÃO: | PEDAGOGIA |
COMPONENTES CURRICULARES: | LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: | (EJALP0172) Produzir, com a mediação do professor, pequenos textos a partir das leis que garantam políticas públicas . (JAGE0119) Entender a questão do idoso no mercado de trabalho, do emprego formal e informal, emprego e subemprego, bem como as leis trabalhistas que envolvem |
REFERÊNCIAS: | GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. GOIÂNIA. Alfabetização na EJA: Orientações pedagógicas para o 1º período. BRASIL. LEI Nº 14.297, DE 5 DE JANEIRO DE 2022. Disponível em: www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2022/lei-14297-5-janeiro-2022-792214-publicacaooriginal-164323-pl.html – Acesso em: 04/08/2023 |
REVISÃO – 2024: | Ariadiny Cândido Morais |