Esta proposta de atividade de LÍNGUA INGLESA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Leia o texto abaixo e responda as questões sobre o mesmo:
Reading strategies are like compasses that guide us through the vast landscapes of literature. They empower us to navigate texts with purpose and comprehension. Skimming allows us to swiftly gather the essence of a passage, while close reading invites us to savor the intricacies and hidden meanings within. Effective annotation helps us capture insights, make connections, and deepen our understanding. By diversifying our reading choices and questioning the text, we engage in a dynamic dialogue with the author’s words. These strategies illuminate the path, fostering a lifelong love affair with reading and unlocking the boundless treasures that lie within the written word.
Glossary:
Strategies – Estratégias
Compasses – Bússolas
Guide – Guiar
Landscapes – Paisagens
Navigate – Navegar
Texts – Textos
Skimming – Leitura dinâmica
Essence – Essência
Passage – Trecho
Intricacies – Intricacias
Meanings – Significados
Annotation – Anotação
Insights – Percepções
Dialogue – Diálogo
Treasures – Tesouros
QUESTION 1
Alguns benefícios da anotação efetiva durante a leitura são
(A) aprimorar a compreensão e o entendimento.
(B) fazer conexões e capturar insights.
(C) aprofundar o envolvimento com o texto.
(D) todas as opções acima.
QUESTION 2
As estratégias de leitura contribuem para um amor duradouro pela leitura ao
(A) nos permitir navegar nos textos com propósito e compreensão.
(B) promover um diálogo dinâmico com as palavras do autor.
(C) desvendar os tesouros ilimitados contidos na palavra escrita.
(D) todas as opções acima.
Leia a fábula abaixo e responda as perguntas propostas:
A LION, TIRED FROM SO MUCH HUNTING, WAS QUIETLY SLEEPING IN THE FOREST.
(UM LEÃO, CANSADO DE TANTO CAÇAR, DORMIA TRANQUILAMENTE NA FLORESTA).
SUDDENLY SOME MICE CAME TO WALK ABOVE HIM AND HE WAKES UP.
(DE REPENTE VIERAM ALGUNS RATINHOS PASSEAR EM CIMA DELE E ELE ACORDOU).
ALL MANAGED TO RUN AWAY, BUT ONE, WHICH THE LION TRAPPED UNDER HIS PAW.
(TODOS CONSEGUIRAM FUGIR, MENOS UM, QUE O LEÃO PRENDEU EMBAIXO DA SUA PATA).
“PLEASE DON’T EAT ME!” BEGGED THE POOR MOUSE. “PLEASE LET ME GO AND SOME DAY I WILL REPAY YOU”, THE LION LAUGHED!! HOW COULD A TINY MOUSE EVER HELP HIM? BUT HE WAS KIND AND FINALLY LET THE MOUSE GO!
(POR FAVOR NÃO ME DEVORE! IMPLOROU O PEQUENO RATINHO. SE VOCÊ ME DEIXAR IR UM DIA EU POSSO LHE RETRIBUIR ESSE FAVOR! O LEÃO DEU UMA RISADA BEM ALTA!! COMO UM RATINHO DAQUELE PODERIA AJUDÁ – LO ALGUM DIA? MAS O LEÃO FOI BONZINHO E DEIXOU O RATINHO IR EMBORA..)
SOME TIME LATER, THE LION WAS STUCK IN THE NET OF SOME HUNTERS. HE COULDN’T LET HIM UP, AND EVERYONE IN THE FOREST HEARD HIS HOWLS OF ANGER.
(ALGUM TEMPO DEPOIS, O LEÃO FICOU PRESO NA REDE DE UNS CAÇADORES. NÃO CONSEGUIA SE SOLTAR, E TODOS NA FLORESTA OUVIAM SEUS URROS DE RAIVA.)
SO THE MOUSE CAME ALONG WITH ITS SHARP TEETH, GNAWED AT THE STRINGS AND RELEASED THE LION.
(NISSO APARECEU O RATINHO COM SEUS DENTES AFIADOS, ROEU AS CORDAS E SOLTOU O LEÃO.)
“YOU LAUGHED WHEN I SAID I WOULD REPAY YOU”, SAID THE MOUSE. “NOW YOU SEE THAT EVEN A MOUSE CAN HELP A LION”.
(VOCÊ SORRIU QUANDO EU DISSE QUE EU IRIA TE RETRIBUIR O FAVOR”. DISSE O RATINHO. “AGORA VOCÊ VIU QUE ATÉ UM RATINHO PODE AJUDAR UM LEÃO”)
AND ALL THE ANIMALS IN THE FOREST WERE AWESOME WITH THE COURAGE OF THE MOUSE!
(E TODOS OS ANIMAIS DA FLORESTA FICARAM ADMIRADOS COM A CORAGEM DO RATINHO!
SO THE LION AND THE MOUSE BECAME THE BEST FRIENDS FOREVER AND EVER!
(ENTÃO O LEÃO E O RATINHO SE TORNARAM OS MELHORES AMIGOS PARA SEMPRE!!
LESSON: A KINDNESS IS NEVER WASTED.
MORAL: (UMA BONDADE NUNCA É DESPERDIÇADA.)
QUESTION 3
Crie sua própria moral da história para essa fábula que acabamos de ver e a escreva abaixo em português e em inglês.
QUESTION 4
Coloque os eventos abaixo na ordem correta:
- __________________________________________________________
- __________________________________________________________
- __________________________________________________________
- __________________________________________________________
- __________________________________________________________
- __________________________________________________________
- __________________________________________________________
- __________________________________________________________
QUESTION 5
Agora complete o gráfico organizador dessa fábula.
Saiba Mais:
Assista ao vídeo a seguir e acompanhe essa fábula narrada.
Autoria: | Profª Drª Sueidy Lourencio |
Formação: | Letras Português/Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidade: | (EAJALI0708) Desenvolver estratégias de leitura e compreensão dos textos narrativos. |
Referencial Teórico: | Disponível em: MY ENGLISH PAGES https://www.myenglishpages.com/english/grammar-exercise-simple-future.php , acesso em 09, Fev. 2022. Disponível em: Liveworksheets. https://www.liveworksheets.com/ , acesso em 09, fev. 2022 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022Lei Federal n. 8069, de 13 de Julho de 1990. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.GLENDINNING, Eric; POHL, Alison. Oxford English for Careers: Technology 2: Student’s Book. Oxford: Oxford University Press, 2011.SWEENEY, Simon. English for Business Communication. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. |