Esta proposta de atividade de LÍNGUA INGLESA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Leia o poema abaixo e responda as questões sobre o mesmo:
Today é dia de falarmos dos quantificadores em dois idiomas conhecidos para que nosso vocabulário seja ainda mais enriquecido.
Let’s start com o some que se traduz algum ou alguma, é bom entender esses significados para que não fique nenhuma lacuna.
É bom lembrar que podemos usar o some em afirmações ou em perguntas onde se espera que a resposta seja sim, guardando essas dicas seu uso será simples assim
O any também é algum ou alguma mas nas frases interrogativas e se transforma em nenhum e nenhuma em sentenças negativas
Little significa pouco e é usado para os incontáveis, hum esses quantificadores são muito agradáveis
Já few é pouco também, mas esse para contáveis é usado e nas frases vai sendo empregado
Quando falamos de contáveis e incontáveis, lembramos também do much e many que são bem conhecidos pelos nossos letristas e escritores amigos
Much é usado para indicar muito de forma incontável e seu uso, diga – se de passagem é bem louvável
Many já é muitos ou muitas para tudo aquilo que podemos contar e com essa pequena palavra muitas frases iremos formar
Ainda falando sobre muito e muitos podemos usar o a lot of e lots of em frases afirmativas e de forma mais informal , o uso dessas duas expressões ocorre muito também em discurso oral
Com os quantificadores vamos encerrando por aqui , cada um com sua importância e bom uso para que nenhum discurso fique confuso.
QUESTION 1
Qual é a tradução adequada para “some” no contexto apresentado no poema?
a) Todo
b) Algum
c) Nenhum
d) Pouco
QUESTION 2
Quando é apropriado usar “some” de acordo com o poema?
a) Apenas em perguntas
b) Apenas em afirmações
c) Tanto em afirmações quanto em perguntas
d) Apenas em frases negativas
QUESTION 3
Qual é a tradução correta para “any” quando usado em frases interrogativas, de acordo com o poema?
a) Algum
b) Nenhum
c) Pouco
d) Muitos
QUESTION 4
Qual é a diferença entre “much” e “many”, de acordo com o poema?
a) “Much” é usado para incontáveis, enquanto “many” é usado para contáveis.
b) “Much” é usado para contáveis, enquanto “many” é usado para incontáveis.
c) Ambos significam a mesma coisa.
d) Nenhum dos anteriores.
QUESTION 5
Escolha a palavra correta:
a) We have _________________ tomatoes.
a little a few
b) I only need ____________________ milk for this recipe:
a little a few
c) Can I have _______________ sugar in my coffee?
a little a few
d) The children want ________________ sandwiches.
a little a few
QUESTION 6
Traduza as frases da question 01:
- _______________________________________________________________________
- _______________________________________________________________________
- _______________________________________________________________________
- _______________________________________________________________________
QUESTION 7
Agora traduza as frases da question 6:
- _______________________________________________________________________
- _______________________________________________________________________
- _______________________________________________________________________
- _______________________________________________________________________
- _______________________________________________________________________
- _______________________________________________________________________
- _______________________________________________________________________
- _______________________________________________________________________
QUESTION 8
Encontre os quantificadores some, few, little, much e many no caça palavras abaixo:
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo abaixo sobre alguns quantificadores e escreva exemplos com cada quantificador citado no vídeo:
Autoria: | Profª Drª Sueidy Lourencio |
Formação: | Letras Português/ Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidade: | (EAJALI0719) Compreender o uso dos quantificadores em situações comunicativas diversas. |
Referencial Teórico: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. ECA _ Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.canva.com/design/DAFToGjbxg8/jwD4dNm98yHLhw0U0S7_sg/edit?layoutQuery=quantifiers 02, Nov. 2023 Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=H65MuCe5lXg , acesso dia 05, Nov.2023 |