You are currently viewing Língua Inglesa:   O Gênero informativo: construção do repertório lexical

Língua Inglesa: O Gênero informativo: construção do repertório lexical

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 01/07/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, vamos ver estratégias e práticas de leitura e construção de repertório lexical.

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Estratégias e práticas de leitura e construção de repertório lexical

Eaja Inglês 8ª Série aula 3

Na videoaula acima, estratégias de leitura e de escrita. Vamos também produzir textos informativos publicitários a favor de um assunto de relevância social. O tema será a covid -19:  produzir textos em língua inglesa que combatam as fake news em torno do tema e que ajudem as pessoas a se prevenir contra a doença, descrevendo protocolos a serem seguidos.

Atividade 1

Para que tenhamos êxito na leitura, na análise e na escrita de textos informativos, principalmente àqueles que pertencem aos subgêneros panfleto, cartaz e placa informativa, precisamos pensar em uma série de estratégias.

Primeiramente, você tem que fazer uma pesquisa sobre o tema do seu texto informativo. Procure por artigos científicos, textos jornalísticos sérios, autores consagrados. Vá fundo: aposte em fontes com alta credibilidade, faça o fact-checking para se afastar de fake news. Selecione as informações mais importantes em tópicos e depois adapte esses tópicos a um texto de sua autoria.

Como você está começando a aprender o Inglês, sugiro que esta fase do seu trabalho seja feita em Português. Após realizar os procedimentos citados acima, faça o levantamento do vocabulário que você vai usar para construir os gêneros que iremos trabalhar, depois do levantamento feito, traduza seu texto com a ajuda do dicionário e das ferramentas de busca da internet. Feito isso, temos que escolher o layout e as imagens do nosso texto. Um bom lugar para se procurar imagens sem se preocupar com direitos autorais é buscá-las no site https://unsplash.com/. Lá, usando as palavras busca em inglês (use o google tradutor para te ajudar), você vai pesquisar pelas suas imagens, salvá-las e inserir no seu texto, para a montagem final. Depois disso, faça a revisão para corrigir prováveis erros, e pronto!

01) Seu primeiro texto vai ser um panfleto que ensine às pessoas o que é a COVID-19 e os protocolos de higiene necessários para evitar contaminação com este vírus. Abuse da linguagem multimodal que foi discutida na vídeo aula .

02) Seu segundo texto vai ser uma placa informativa que tenha como tema o isolamento, o distanciamento. Pode ser de um hospital, de um restaurante, de um supermercado, de uma escola, de uma via pública…pense sobre o que vai dizer ! O tema é lockdown, pontos de contaminação e distanciamento social. Como você trabalharia esses temas numa placa informativa?

03) Seu terceiro texto vai ser um cartaz que tenha como tema o uso de máscaras. O que você diria? Pesquise sobre as melhores máscaras, higienização de cada uma, tempo de uso e maneiras de descartar. Não esqueça do layout nos seus textos! Mãos à obra!

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Inglesa(EAJALI0816) Produzir pequenos textos com função referencial utilizando recursos verbais e não verbais (infográficos, fotorreportagens, manchetes).