You are currently viewing LÍNGUA INGLESA:  LEITURA CRÍTICA E FORMAÇÃO DE OPINIÃO FEITAS USANDO A RAZÃO!

LÍNGUA INGLESA: LEITURA CRÍTICA E FORMAÇÃO DE OPINIÃO FEITAS USANDO A RAZÃO!

Olá! Esta aula de LÍNGUA INGLESA é destinada aos estudantes da 8ª Série da Eaja

Nossa aula hoje será sobre o gênero textual informativo: estratégias de leitura e de escrita. Nesta aula vamos aprofundar os nossos estudos sobre interpretação de texto e estratégias de escrita. 

https://unsplash.com/photos/jw3xbuelpKM

 O ato de ler é muito importante nas nossas vidas. Ele nos acompanha em todos os lugares. Assim como o ato de escrever. Realizar estas ações em outras línguas também se torna essencial para o aumento do nosso conhecimento. Já estudamos, em aulas anteriores, as estratégias de leitura, de suma relevância para uma interpretação textual ideal, mais aprofundada e mais produtiva. 

      A leitura não é um processo passivo, ela é um procedimento crítico. Para realizar a leitura de um gênero textual informativo, precisamos ter uma bagagem conosco, a que chamamos “leitura de mundo”. É o nosso arquivo, que guardamos em nossa memória, a respeito do tema que estamos lendo. Essa categoria faz com que retomemos o que sabemos sobre o assunto, acendendo nossa capacidade de começar a avaliar o que estamos lendo. Avaliar, questionar, pesquisar sobre o assunto, ativar a ética, os bons valores morais, as noções jurídicas de direitos humanos, são operações super essenciais para que possamos ter um bom entendimento a respeito de qualquer texto informativo.

    Devemos usar a generosidade para buscar a nossa melhor interpretação com relação ao texto do outro, mas devemos ser espertos com textos tendenciosos. Como a premissa é não atacar pessoalmente, caso o texto seja mal intencionado, ao contra argumentarmos demonstrando confiar na boa fé do interlocutor e expondo as possibilidades de argumentações de má fé expostas, sem atribuí-las ao mesmo, ele ficará desarmado dos argumentos antiéticos, caso tencione usá-los.

   Para escrever um texto informativo, dissertativo, ou mesmo para escrever textos que critiquem ideias previamente lidas de uma forma séria, não podemos usar estereótipos, agressividade, baixo calão, linguagem informal, ironia ou sarcasmo. Precisamos apresentar dados, fatos e informações corretas, reflexões éticas, morais e legais. 

 PARA SE LEMBRAR DO TEXTO INFORMATIVO E SUAS CARACTERÍSTICAS, VEJA OS SEGUINTES VÍDEOS:

E FAÇA UM RESUMO SOBRE O QUE VOCÊ VIU, BEM COMO AS ATIVIDADES NELES PEDIDAS.


ATIVIDADE 1

LEIA O TEXTO ABAIXO:

https://news.google.com/newspapers?nid=PNUrFAEqgO4C&dat=19010524&printsec=frontpage&hl=pt-BR

A) SOBRE QUE TIPO DE SINTOMA O TEXTO FALA?

B) ESTE TEXTO É UMA NOTÍCIA, UMA REPORTAGEM, UMA ENTREVISTA OU UM INFORME PUBLICITÁRIO? JUSTIFIQUE.

C) QUAL O PÚBLICO-ALVO DESTE TEXTO?

D) QUAL O OBJETIVO DO AUTOR DO TEXTO?

E) RETIRE OS COGNATOS DO TEXTO.

F) TRADUZA O TEXTO.