You are currently viewing Língua Inglesa: Language Varieties

Língua Inglesa: Language Varieties

Esta proposta de atividade de LÍNGUA INGLESA é destinada aos estudantes do  5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Acervo pessoal Professora Sueidy Lourencio.

Let’s answer some questions?

Leia o poema abaixo e responda as questões sobre o mesmo:

Languages Varieties

In the tapestry of tongues, a rich array,

A symphony of voices in diverse display.

Languages bloom in myriad hues,

Varieties of expression, a linguistic muse.

From the eloquence of Shakespearean prose,

To the colloquial banter that laughter bestows.

Dialects dance, a regional ballet,

Each region’s cadence, a unique ballet.

In the alleys of slang, the urban beat,

Words morph and twist in a linguistic feat.

Jargon of trades, a specialized tongue,

In the world of varieties, diverse threads are spun.

Accents paint landscapes in vocal strokes,

A palette of sounds, where diversity evokes.

Northern winds whisper a different tale,

Southern suns sing with a distinct scale.

Pidgins and creoles, a fusion of roots,

Cultural intersections, where language recruits.

A mosaic of tongues, a global collage,

Varieties in conversation, a linguistic entourage.

Code-switching, a ballet of linguistic shift,

A dance of tongues, a seamless lift.

Formalities in one, colloquial in the other,

Varieties intertwined, like sister and brother.

In the rhythm of languages, a vibrant dance,

Syntax and semantics, a linguistic trance.

Varieties like stars, scattered in the night,

Each one a beacon, a linguistic light.

So let us celebrate this linguistic diversity,

Varieties that paint our shared humanity.

In the kaleidoscope of words, a world unfurls,

A testament to the richness of language swirls.

QUESTION 1

Qual é a metáfora usada no poema para descrever a diversidade linguística, e como ela contribui para transmitir a ideia central?

QUESTION 2

Como o autor utiliza elementos como sotaques, pidgins, crioulos e alternância de código para ilustrar a riqueza da diversidade linguística ao longo do poema?

QUESTION 3

Qual das seguintes opções melhor descreve a metáfora usada para representar a diversidade linguística no poema?

a) Um oceano de palavras.

b) Um caleidoscópio de sons.

c) Uma floresta de dialetos.

d) Um labirinto de línguas.

QUESTION 4

Como o autor caracteriza a diversidade linguística nas vielas da gíria?

a) Como um balé regional.

b) Como uma musa linguística.

c) Como um ritmo urbano.

d) Como uma fusão de raízes.

Saiba Mais:

Assista ao vídeo abaixo sobre as técnicas de leitura e comente o que você entendeu.

Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=uTxCeahYyp4, acesso em 23, Ago.2022

Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=uTxCeahYyp4, acesso em 23, Ago.2022

Autoria:Profª Drª Sueidy Lourencio
Formação:Letras Portuguese/Inglês – Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Inglesa
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALI0506) Compreender as estruturas que compõem um texto para compreender sua finalidade, considerando a situação comunicativa (interlocutores, finalidade, circulação, linguagem, organização, estrutura e tema do texto). (EAJALI0507) Identificar a ideia principal de um texto, para reconhecer sua organização textual.
Referencial TeóricoBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. ECA _ Estatuto da Criança e do Adolescente.Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=uTxCeahYyp4, acesso em 23, Ago.2022