You are currently viewing Língua Inglesa: Fake News

Língua Inglesa: Fake News

Esta proposta de atividade de LÍNGUA INGLESA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

     Disponível em:  https://www.canva.com/design/DAFk-jpr268/oQOxDKBzYBdv0_piYb7c4A/edit , acesso em 20, Mai.2022

Leia o texto abaixo sobre como identificar FAKE NEWS e responda as questões a seguir:

Fake news refers to false or misleading information presented as factual news. In today’s digital age, where information spreads rapidly through social media and online platforms, fake news has become a significant concern. It can be created with various intentions, such as political manipulation, financial gain, or simply to generate attention. Fake news often mimics legitimate journalism, making it difficult for people to discern fact from fiction. Its detrimental impact includes the erosion of public trust in media, the distortion of public discourse, and the potential to influence important events, such as elections or public opinions. Recognizing and verifying the credibility of news sources, being critical consumers of information, and promoting media literacy are essential in combating the spread of fake news in our society.

QUESTION 1

O que são fake news?

  1. Informações falsas ou enganosas apresentadas como notícias verdadeiras.
  2.  Notícias verificadas e confiáveis divulgadas por fontes confiáveis.
  3. Fatos baseados em evidências comprovadas.
  4. Artigos Científicos 

QUESTION 2

Por que as fake news se tornaram uma preocupação significativa?

a) Porque são divertidas de ler e compartilhar nas redes sociais.

b) Porque podem distorcer o discurso público e influenciar eventos importantes.

c) Porque são sempre criadas com intenções positivas.

d) Porque são todas a pura verdade.

QUESTION 3

Qual é um dos impactos prejudiciais das fake news?

a) Aumento da confiança pública na mídia.

b) Fortalecimento do discurso público.

c) Erosão da confiança pública na mídia.

d) As pessoas passam muito tempo lendo mensagens.

QUESTION 4

Como as fake news podem ser reconhecidas?

a) Não é possível reconhecê-las, pois se parecem com notícias verdadeiras.

b) Verificando a credibilidade das fontes de notícias e sendo um consumidor crítico de informações.

c) Acreditando em tudo o que é compartilhado nas redes sociais.

d) Identificando inconsistências nos fatos apresentados e acreditando neles.

QUESTION 5

O que é essencial para combater a propagação das fake news?

a) Ignorar as notícias e informações que são compartilhadas.

b) Promover a alfabetização midiática e ser um consumidor crítico de informações.

c) Acreditar em tudo o que é dito pelos meios de comunicação.

d) Compartilhar todas as notícias recebidas

QUESTION 6

Na sua opinião, por que as fake news se tornaram uma preocupação significativa na era digital de hoje, onde as informações se espalham rapidamente por meio das redes sociais e plataformas online?

QUESTION 7

De acordo com o texto, as fake news podem ter efeitos prejudiciais, como a erosão da confiança pública na mídia, a distorção do discurso público e a influência em eventos importantes, como eleições. Você pode fornecer exemplos ou situações da vida real em que as fake news tiveram um impacto significativo?

Saiba Mais:

Agora assista ao vídeo abaixo e responda as questões a seguir:

Canal Teacher Sueidy Lourencio: https://www.youtube.com/watch?v=Py3rK7Jl_L4 ,acesso em 22, Mai. 2022 

Autoria:Profª Drª Sueidy Lourencio
Formação:Letras Portuguese/Inglês – Doutorado em Educação
Componente CurricularInglês
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALI0811) Analisar ambientes virtuais de informação, explorando a qualidade e validade das informações transmitidas (Fake News). 
Referencial Teórico:BRUNI, Cristiana. English Adventure. 1. ed. v. 1. Harlow: Pearson Education Limited, 2017.
MAKAR, Barbara W. Primary Phonics. 1. ed. Chicago: Modern Curriculum Press, 2018.
KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 1. Oxford: Oxford University Press, 2018.
KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 2. Oxford: Oxford University Press, 2018.
 Disponível em:  https://www.canva.com/design/DAFk-jpr268/oQOxDKBzYBdv0_piYb7c4A/edit , acesso em 20, Mai.2022

Canal Teacher Sueidy Lourencio: How to Spot Fake News/ Como Identificar Fake News ,acesso em 22, Mai. 2022