Olá! Esta aula de Língua Inglesa é destinada aos educandos da 5ª Série
da Eaja.
Nesta aula de estudos do léxico, você vai se familiarizar com o vocabulário relacionado à família e à escola, e vai aprender a falar sobre sua rotina. Para tanto, discutiremos a estrutura dos gêneros textuais Agenda, relatório e diário.
ASSISTA À VIDEOAULA COM A TEMÁTICA: ESTUDO DO LÉXICO
Na videoaula acima, vimos que para escrever textos, mesmo que curtos, precisamos nos atentar para o uso correto das palavras. Tanto gramaticalmente, a escrita, a ortografia, quanto a semântica, tem que estar corretas para que o texto tenha sentido e seja efetivo nas interações às quais ele pertence. Nos exercícios abaixo, vamos testar a produção escrita de alguns gêneros textuais curtos, de aspecto mais subjetivo. São eles : DESCREVER AQUI OS GÊNEROS ABORDADOS.
Atividade 1
Para atentar ao uso correto das palavras em um determinado texto, assista ao vídeo sobre POLISSEMIA: https://www.youtube.com/watch?v=caKTOWaeYqI , e faça um resumo sobre o mesmo, destacando os pontos que você acha mais importantes.
Atividade 2
Para ler os textos- exemplo de maneira eficiente e profícua antes de fazer os seus próprios textos, leia sobre as estratégias de leitura que utilizamos para entender melhor textos em Língua Inglesa:
Atividade 3
A agenda é um gênero textual de cunho pessoal, subjetivo, no qual se usa um estilo de escrita mais resumida, em tópicos, sobre o que uma pessoa vai fazer no seu cotidiano, seja escolar, de trabalho ou doméstico.
Veja, na imagem abaixo, um exemplo de agenda :
Nessa agenda, a pessoa colocou suas prioridades de afazeres domésticos, organizando-os de acordo com os dias da semana.
Faça uma agenda semelhante, com as suas tarefas escolares bem como o seu horário de aulas na escola ou nas suas aulas on-line. Faça primeiro um rascunho em Língua Portuguesa e depois, com a ajuda do dicionário e/ou do google tradutor, passe-a para o Inglês, como no modelo.
Atividade 4
04) Veja esse modelo de página de diário:
Goiânia, August, 31st , 2021.
Dear Diary
Today I am very happy. I got a good grade on Math (what a surprise!) and Mr. Peter gave me the compliments for being such a great student. I´m proud of myself. Then I went to music class, met David and we talked about our plans for the future. We are going to travel to Maine next week.
Then I left school and went home. I had lunch with daddy, he is on vacation of his job right now, so he is relaxin a lot and he made a delicious roasted beef. I ate a lot. Then I slept for two hours and went to the library to work.
And I worked a lot! I organized some new books that arrived and sent some other old ones to Mr. Pierce in order to get them fixed. Then I cleaned the bookshelves and swept the floor. I made a list of the new regulars and then I went home again. So I took a shower, oh my god, I was so tired after work, had dinner, and now I am here, writing for you. I´m sleepy, I´ll go to bed, bye. See you tomorrow, dear diary.
Anne
- Traduza o diário da Anne
- Faça uma página do seu diário, assim como Anne fez a dela.
Atividade 5
05) Veja o vídeo aula sobre cartão postal e tente fazer o seu:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EAJALI0516) Utilizar recursos linguísticos referentes à esfera da escola, da família, da rotina diária, das atividades de trabalho e lazer, de esportes, entre outros, para aprimorar interações discursivas por meio da oralidade e/ou escrita
EAJALI0515) Produzir textos escritos individual e/ou colaborativamente (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, bilhetes, entre outros), sobre si mesmo, família, amigos, preferências e rotinas, comunidade e contexto escolar para compreender finalidades de gêneros textuais diversos e se expressar por meio da escrita.