Olá! Esta aula de LÍNGUA INGLESA é destinada aos educandos da 8ª Série
da Eaja.
A aula de hoje abordará estratégias de leitura de textos em Língua Inglesa, falará sobre o gênero textual texto informativo , bem como realizar a produção tanto escrita quanto oral dos mesmos.
Assista à videoaula com a temática: Aprender para ler, ler para aprender.
Na video aula acima vimos que um texto é um conjunto de palavras escritas com uma temática e uma unidade de sentido. Além disso, os textos chegam a nós por diversos meios, podem ter várias intenções, cada texto tem um tipo de leitor, cada texto é escrito por alguém… Em outras palavras, para que algo escrito em qualquer língua seja considerado como tal, este algo tem que fazer sentido. Vimos também sobre o gênero textual TEXTO INFORMATIVO, que é um texto escrito para oferecer conhecimento, informações, conceitos, dados de forma objetiva e sucinta. Pode ser todo em prosa corrida ou feito em tópicos. A linguagem usada é predominantemente denotativa, pois como se tratam de saberes, fatos e dados, quase não há espaço para função metalinguística da palavra, há um espaço restrito para o duplo sentido . Os gêneros textuais que tem característica informativa são estes abaixo. Podemos falar que são predominantemente informativos:
- Anúncios
- Propagandas
- Reportagens de Jornal
- Artigos de Jornal
- Notícias
- Folhetos
- Correspondência pessoal formal
- Correspondência comercial
- Alguns tipos de e-mail
- Convites
- Avisos
- Anúncios Públicos
- Cartazes
- Livros de divulgação
- Entrevistas
- Relatórios
- Planilhas
- Gráficos
- Listas telefônicas
- Guias
- Manuais de instrução
Atividade 1
DE POSSE DESSAS INFORMAÇÕES, IDENTIFIQUE OS GÊNEROS TEXTUAIS INFORMATIVOS ABAIXO, BEM COMO OS ASSUNTOS QUE ELES TRATAM, QUAIS OS EMISSORES (QUEM ESCREVEU O TEXTO) E OS RECEPTORES (PARA QUEM O TEXTO FOI ESCRITO):
a)
b)
c)
Atividade 1
VEJA O VÍDEO ABAIXO SOBRE O TEXTO INFORMATIVO PARA ENRIQUECER SEUS ESTUDOS E FAÇA UM RESUMO DO QUE VOCÊ ENTENDEU DELE
Vídeo: O TEXTO INFORMATIVO
Link: https://www.youtube.com/watch?v=66EbPHe8vlg.
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Inglesa | (EAJALI0807) Inferir o sentido do repertório lexical (palavras, expressões e estruturas gramaticais) em textos de cunho publicitário: panfletos, anúncios, folhetos, marketing digital, entre outros. (EAJALI0808) Verificar a ocorrência de informações implícitas. (EAJALI0809) Diferenciar fatos de opiniões em textos argumentativos de cunho jornalístico. (EAJALI0811) Analisar ambientes virtuais de informação, explorando a qualidade e validade das informações transmitidas. |