You are currently viewing Língua Inglesa: Aprender para ler, ler para aprender.

Língua Inglesa: Aprender para ler, ler para aprender.

Olá! Esta aula de LÍNGUA INGLESA é destinada aos educandos da  8ª Série da Eaja.

A aula de hoje abordará estratégias de leitura de textos em Língua Inglesa, falará sobre o gênero textual texto informativobem como realizar a produção tanto escrita quanto oral dos mesmos.

https://pixabay.com/pt/vectors/homem-lendo-livro-%c3%b3culos-apontar-1424877/

Assista à videoaula com a temática:  Aprender para ler, ler para aprender.

8ª Série Eaja – Língua Inglesa – Comic Strips

Na video aula acima vimos que um texto é um conjunto de palavras escritas com uma temática e uma unidade de sentido. Além disso, os textos chegam a nós por diversos meios, podem ter várias intenções, cada texto tem um tipo de leitor, cada texto é escrito por alguém…  Em outras palavras, para que algo escrito em qualquer língua seja considerado como tal, este algo tem que fazer sentido. Vimos também sobre o gênero textual TEXTO INFORMATIVO, que é um texto escrito para oferecer conhecimento, informações, conceitos, dados de forma objetiva e sucinta. Pode ser todo em prosa corrida ou feito em tópicos. A linguagem usada é predominantemente denotativa, pois como se tratam de saberes, fatos e dados, quase não há espaço para função metalinguística da palavra, há um espaço restrito para o duplo sentido . Os gêneros textuais que tem característica informativa são estes abaixo. Podemos falar que são predominantemente informativos: 

  • Anúncios
  • Propagandas
  • Reportagens de Jornal
  • Artigos de Jornal
  • Notícias
  • Folhetos
  • Correspondência pessoal formal
  • Correspondência comercial
  • Alguns tipos de e-mail
  • Convites
  • Avisos
  • Anúncios Públicos
  • Cartazes
  • Livros de divulgação
  • Entrevistas
  • Relatórios
  • Planilhas
  • Gráficos
  • Listas telefônicas
  • Guias
  • Manuais de instrução

Atividade 1

DE POSSE DESSAS INFORMAÇÕES, IDENTIFIQUE OS GÊNEROS TEXTUAIS INFORMATIVOS ABAIXO, BEM COMO OS ASSUNTOS QUE ELES TRATAM, QUAIS OS EMISSORES (QUEM ESCREVEU O TEXTO) E OS RECEPTORES (PARA QUEM O TEXTO FOI ESCRITO):

a)

https://unsplash.com/photos/GEHO6XgK5DY

b)

https://unsplash.com/photos/QtTKfb23nBc

c)

https://unsplash.com/photos/-c_LxZzVUnY

Atividade 1

VEJA O VÍDEO ABAIXO SOBRE O TEXTO INFORMATIVO PARA ENRIQUECER SEUS ESTUDOS E FAÇA UM RESUMO DO QUE VOCÊ ENTENDEU DELE

Vídeo: O TEXTO INFORMATIVO

Link: https://www.youtube.com/watch?v=66EbPHe8vlg.


Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Inglesa(EAJALI0807) Inferir o sentido do repertório lexical (palavras, expressões e estruturas gramaticais) em textos de cunho publicitário: panfletos, anúncios, folhetos, marketing digital, entre outros.
(EAJALI0808) Verificar a ocorrência de informações implícitas.
(EAJALI0809) Diferenciar fatos de opiniões em textos argumentativos de cunho jornalístico.
(EAJALI0811) Analisar ambientes virtuais de informação, explorando a qualidade e validade das informações transmitidas.