You are currently viewing Língua Inglesa: Estratégias e práticas de leitura e construção de repertório lexical

Língua Inglesa: Estratégias e práticas de leitura e construção de repertório lexical

Olá! Esta aula de LÍNGUA INGLESA  é destinada a educandos da 6ª Série da Eaja.

A aula de hoje abordará os conceitos básicos de gênero textual, os tipos de texto e os gêneros textuais na Língua Inglesa.

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA – Estratégias e Práticas de Leitura e Construção de repertório lexical.

EAJA 6ª SÉRIE – PRODUÇÃO TEXTUAL – AULA 5

Na videoaula de hoje vimos que muitas pessoas têm dificuldade em ler textos em Língua Inglesa, dizem que não tem vocabulário suficiente ou mesmo que não entendem nada do idioma. Outros, apesar de apresentarem algum vocabulário, também se atrapalham, porque precisam consultar muitas vezes o dicionário, ou porque se deparam com muitos significados e não conseguem distinguir qual usar. A videoaula acima discorreu sobre  algumas estratégias para ler textos nesse idioma que vão otimizar o tempo de pesquisa do estudante, bem como aprofundar e tornar mais eficiente a sua leitura em outra língua. Aprendemos também que Tipo textual se refere à maneira de construir um texto: se ele é narrativo, descritivo, argumentativo ou se ele é uma mistura de dois ou dos três conceitos. Por exemplo, um romance é predominantemente narrativo, uma pesquisa educacional é predominantemente argumentativa, um manual de instruções é predominantemente descritivo e assim por diante. Vimos também que Gênero textual  se refere à estrutura pela qual o texto nos é passado. O estilo da mensagem é o tipo e o estilo da estrutura é o gênero.

ATIVIDADE 1

Pesquise o gênero textual FOLHETO e faça um folheto informativo sobre os perigos da COVID-19.

Leia mais sobre o vocabulário da covid -19  neste site. https://www.topwayschool.com/blog/vocabulario-7-termos-em-ingles-que-aprendemos-com-a-pandemia

ATIVIDADE 2

Faça um resumo do que você entendeu do vídeo da atividade 1.

Mãos à obra!


Componentes Curriculares
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Inglesa(EAJALI0605) Compreender as estruturas que compõem um texto para compreender sua finalidade, considerando a situação comunicativa (interlocutores, finalidade, circulação, linguagem, organização, estrutura e tema do texto);
 (EAJALI0606) Identificar a ideia principal de um texto, para reconhecer sua organização textual; 
(EAJALI0607) Interpretar diferentes textos, para compartilhar suas ideias referentes aos temas abordados, despertando o hábito de leitura; 
(EAJALI0607) Interpretar diferentes textos, para compartilhar suas ideias referentes aos temas abordados, despertando o hábito de leitura;