Esta proposta de atividade de LÍNGUA INGLESA é destinada aos estudantes do 6° Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Leia o texto abaixo e responda as questões sobre o mesmo:
Leia o texto abaixo e responda as questões sobre o mesmo:
A integração de assistentes robóticos em vários aspectos de nossas vidas diárias representa um avanço tecnológico com o potencial de revolucionar a eficiência e a conveniência. Essas máquinas, equipadas com inteligência artificial, podem realizar tarefas com precisão e rapidez, reduzindo o fardo sobre os esforços humanos. Os defensores argumentam que os assistentes robóticos têm a capacidade de otimizar processos em setores industriais, aumentar a produtividade e contribuir para uma força de trabalho mais eficiente. Além disso, em ambientes domésticos, eles podem auxiliar nas tarefas domésticas, oferecendo suporte valioso a indivíduos com limitações físicas. No entanto, os céticos expressam preocupações sobre o possível deslocamento de empregos humanos, levantando questões éticas sobre o papel dos robôs na força de trabalho. Apesar dessas reservas, os benefícios dos assistentes robóticos em termos de eficiência, produtividade e apoio àqueles que necessitam não podem ser ignorados, e uma integração cuidadosa e ética dessa tecnologia poderia levar a uma coexistência mais avançada e harmoniosa entre humanos e máquinas.
QUESTION 1
Qual é um dos benefícios citados para a integração de assistentes robóticos?
a) Aumento das preocupações éticas.
b) Deslocamento de empregos humanos.
c) Redução da eficiência nas indústrias.
d) Melhoria da produtividade e eficiência.
QUESTION 2
O que os céticos expressam preocupação no texto?
a) O impacto positivo dos robôs na força de trabalho.
b) A falta de suporte a indivíduos com limitações físicas.
c) O aumento da eficiência nas tarefas domésticas.
d) O possível deslocamento de empregos humanos.
Leia o texto abaixo e responda as questões sobre o mesmo:
Argumentative texts are a powerful means of conveying opinions, persuading readers, and engaging in intellectual discourse. Such texts are characterized by their ability to present a clear and well-structured argument, supported by compelling evidence and logical reasoning. The primary objective of an argumentative text is to present a viewpoint or claim while anticipating and countering opposing perspectives. These texts often feature a strong thesis statement, which sets the stage for the ensuing debate. Skilled writers employ a variety of rhetorical devices and persuasive techniques to sway readers to their side of the argument. By carefully crafting their arguments, employing critical thinking, and presenting compelling evidence, authors of argumentative texts have the opportunity to challenge assumptions, spark meaningful dialogue, and contribute to the broader discourse on important issues.
QUESTION 3
O que são textos argumentativos e qual é a sua função principal?
QUESTION 4
Quais são as características dos textos argumentativos?
QUESTION 5
Qual é a importância do pensamento crítico na elaboração de textos argumentativos?
Autoria: | Profª Draª Sueidy Ferreira Lourencio |
Formação: | Letras Português/Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular | Inglês |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALI0812) Compreender, debater e refletir sobre assuntos relativos ao texto, primando pelos diferentes pontos de vistas defendidos por leitores e autores. (EAJALI0803) Reconhecer a importância da argumentação nos processos comunicativos. |
Referencial Teórico | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022Lei Federal n. 8069, de 13 de Julho de 1990. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.GLENDINNING, Eric; POHL, Alison. Oxford English for Careers: Technology 2: Student’s Book. Oxford: Oxford University Press, 2011.SWEENEY, Simon. English for Business Communication. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.Disponível em: Canal Teacher Sueidy Lourencio:https://www.youtube.com/watch?v=eVMG_1qwN2M ,acesso em 22, Ago. 2023 Disponível em: Canal Teacher Sueidy Lourencio:https://www.publicdomainpictures.net/pictures/390000/nahled/writing-1615190888fjg.jpg ,acesso em 22, Ago. 2023 |