You are currently viewing LÍNGUA INGLESA: APRENDENDO MAIS COM O GÊNERO INFORMATIVO

LÍNGUA INGLESA: APRENDENDO MAIS COM O GÊNERO INFORMATIVO

Olá! Esta aula de LÍNGUA INGLESA é destinada aos estudantes da  8ª Série da Eaja.

Na aula de hoje vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o gênero informativo.

https://unsplash.com/photos/c8LqVdqs0HE

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA APRENDENDO MAIS COM O GÊNERO INFORMATIVO

EAJA OITAVA SERIE LÍNGUA INGLESA

Na videoaula acima, vimos que o gênero informativo, esse nosso queridinho, preferido dos jornais, das instituições e de qualquer outro meio de comunicação impresso, se caracteriza, como já estudamos, por tornar fatos e informações públicas além de ter uma linguagem altamente persuasiva.

Para você rever os conceitos de gênero informativo, bem como as estratégias de escrita para a produção desse tipo de texto, é só você acessar esses vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=vJvp0jZBk00  (características do gênero)

https://www.youtube.com/watch?v=66EbPHe8vlg (estratégias de escrita)

ATIVIDADE 1

Veja o texto abaixo. A que gênero ele pertence? Explique as características do mesmo.

https://timesmachine.nytimes.com/timesmachine/1973/10/20/issue.html
  1. escreva os cognatos presentes nesse texto e traduza-os
  2. sobre o que o texto fala?
  3. qual é a data na qual o evento vai acontecer?
  4. quais as mobílias vendidas?

ATIVIDADE 2

OBSERVE O ANÚNCIO ABAIXO:

https://timesmachine.nytimes.com/timesmachine/1973/10/20/issue.html

a) QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO INFORMATIVO ANÚNCIO?

b) SOBRE O QUÊ ESTE ANÚNCIO FALA?

c)QUAL O ENDEREÇO DA LOJA? 

d) QUAL O NOME DA LOJA? O QUE É UM PAWNBROKER?

e) RETIRE OS COGNATOS DESSE TEXTO

f) O QUE SIGNIFICA “CARAT”?

g) QUAIS AS PEDRAS PRECIOSAS CONTIDAS NO BRINCO?


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJALI0807) Inferir o sentido do repertório lexical (palavras, expressões e estruturas gramaticais) em textos de cunho publicitário: panfletos, anúncios, folhetos, marketing digital, entre outros.

(EAJALI0808) Verificar a ocorrência de informações implícitas.

(EAJALI0809) Diferenciar fatos de opiniões em textos argumentativos de cunho jornalístico.