ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
A LITERATURA E OS TEXTOS MEMORIALÍSTICOS
A LITERATURA É UM PATRIMÔNIO ARTÍSTICO DA HUMANIDADE, QUE PERMITE ÀS PESSOAS COMPARTILHAREM EXPERIÊNCIAS, IMAGINAÇÃO E VISÃO DE MUNDO. ELA AJUDA A COMPREENDER MELHOR A SI E O MUNDO.
UM TEXTO MEMORIALÍSTICO TEM O OBJETIVO DE TRAZER DE VOLTA O PASSADO ATRAVÉS DAS LEMBRANÇAS DE PESSOAS QUE O VIVERAM. É COMO SE FOSSE UM REENCONTRO DE GERAÇÕES, PARA COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS. ESSA TROCA MANTÉM VIVA A HISTÓRIA, POIS CADA INDIVÍDUO CARREGA CONSIGO A MEMÓRIA DO GRUPO AO QUAL PERTENCE.
QUANDO SE ENTENDE QUE A HISTÓRIA DE ALGUÉM MAIS VELHO, TAMBÉM É A SUA HISTÓRIA, HÁ UM SENTIMENTO DE CONEXÃO A UMA LUGAR E A UM TEMPO ESPECÍFICO. ISSO AJUDA NA PERCEPÇÃO QUE O PASSADO É REAL E NÃO ESTÁ ESQUECIDO.
QUESTÃO 1
a principal característica dos textos memorialísticos É:
A) Ficção e imaginação.
B) Registros de eventos atuais.
C) HISTÓRIAS baseadas em fatos pessoais.
D) Críticas sociais e políticas.
QUESTÃO 2
Textos memorialísticos SÃO:
A) Textos fictícios sobre aventuras.
B) Textos que narram eventos históricos.
C) Textos que registram memórias pessoais.
D) Textos religiosos antigos.
QUESTÃO 3
ESTUDANDO A PALAVRA MEMORIALÍSTICO
A) QUANTAS LETRAS ELA POSSUI?
B) QUAL É A LETRA INICIAL?
C) QUANTAS SÍLABAS ELA POSSUI?
D) QUAL PALAVRA EXISTE DENTRO DA PALAVRA MEMORIALÍSTICO?
QUESTÃO 4
As organizações familiares são estruturas formadas pessoas que vivem juntas e compartilham a vida. Geralmente, incluem pais, filhos e, às vezes, avós ou outros parentes. No entanto, as famílias podem ser formadas de muitas maneiras.
PENSE SOBRE AS DUAS PERGUNTAS DA IMAGEM A SEGUIR, E ESCOLHA UMA PALAVRA QUE DESCREVA A SUA FAMÍLIA.
QUESTÃO 5
AGORA, VOCÊ O(A) AUTOR(A)!
NESTA ATIVIDADE, VOCÊ CONHECEU UM POUCO DA INFÂNCIA DE CORA CORALINA, POR MEIO DO CONTO “AQUELA GENTE ANTIGA II”. CERTAMENTE, VOCÊ TAMBÉM TEM RECORDAÇÕES DESSE TEMPO, NÃO É MESMO? QUE TAL ESCREVER UM PEQUENO TEXTO, OU ESCOLHER ALGUMAS PALAVRAS QUE REPRESENTEM OS SENTIMENTOS VIVIDOS NESSA ÉPOCA?
AUTORIA | ANA CRISTINA PEREIRA DINIZ |
FORMAÇÃO | PEDAGOGIA |
COMPONENTES CURRICULARES | LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJALP0122) Ler obras populares da literatura goiana e brasileira reconhecendo-as como patrimônio artístico da humanidade (EJALP0123) Valorizar os textos memorialísticos a partir da literatura vivenciada nos tempos de infância, retomando a sensibilidade artística, a nostalgia e a fruição (EJAHI0109) Descrever o tipo de organização familiar a qual pertence |
REFERÊNCIAS | Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. Goiânia. Alfabetização na EJA: Orientações pedagógicas para o 1º período. CORALINA, Cora – Vintém de cobre: meias confissões de Aninha/Cora Coralina.10.ed. São Paulo. Global, 2013. SANTOS, Marlon – Das flores ao esquecimento / Marlon Santos – 1.ed. Goiânia:Kelps, 2022 LEMOS, Águeda – Varal de Memórias / Águeda Lemos – 1.ed. Santa Cruz do Sul: Cartase, 2021 https://www.camara.leg.br/radio/programas/533761-estorias-da-casa-velha-da-ponte-de-cora-coralina/ – acesso em 25/10/2023 https://www.escrevendoofuturo.org.br/revista-digital/edicao/36/edicao-especial-revisitando-os-generos-artigo-de-opiniao-memorias-literarias-e-poesia – acessado em 25/10/2023 |