Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 1ª SÉRIE da Eja.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES? CERTAMENTE SIM! E JÁ DEVE TER JOGADO OU BRINCADO MUITO, NÃO É MESMO?! ATÉ MESMO PORQUE ELES FAZEM PARTE DE NOSSA CULTURA POPULAR E SÃO CRIADOS PELAS PESSOAS AO LONGO DO TEMPO, PASSANDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. NELES, NÃO EXISTEM REGRAS FIXAS, ELAS PODEM SER CRIADAS PELO GRUPO QUE ESTÁ BRINCANDO E MODIFICADAS SEMPRE QUE NECESSÁRIO. NESTA ATIVIDADE VAMOS REMEMORAR ALGUNS JOGOS E BRINCADEIRAS.
JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES JÁ ENCANTARAM E AINDA ENCANTAM VÁRIAS GERAÇÕES. MAS, INFELIZMENTE, EM MUM MUNDO CADA VEZ MAIS URBANIZADO, INDUSTRIALIZADO E INFORMATIZADO, ESSES JOGOS ESTÃO, CADA DIA MAIS, PERDENDO ESPAÇO NAS PREFERÊNCIAS INFANTIS. VAMOS REVIVER ESSES JOGOS E BRINCADEIRAS E NÃO DEIXÁ-LOS DESAPARECER?
ATIVIDADE 1
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO. CHAME SEUS FAMILIARES PARA ASSISTIR COM VOCÊ.
GOSTOU DO VÍDEO? COMPARTILHE COM SEUS FAMILIARES SUAS LEMBRANÇAS EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS DA SUA INFÂNCIA.
ATIVIDADE 2
BASEADO NO VÍDEO DA ATIVIDADE 1, RESPONDA EM SEU CADERNO:
- QUAIS JOGOS E BRINCADEIRAS APRESENTADAS NO VÍDEO QUE VOCÊ JÁ VIVENCIOU? QUAL DELES MARCOU MAIS SUA VIDA? POR QUÊ?
- VOCÊ ACHA QUE É IMPORTANTE BRINCAR? JUSTIFICA SUA RESPOSTA
- QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ADULTO BRINCAR?
ATIVIDADE 3
AGORA É A HORA DE VOCÊ REVIVER UM JOGO OU BRINCADEIRA QUE MARCOU SUA INFÂNCIA. CHAME SEUS FAMILIARES PARA PRATICAR COM VOCÊ. EXPLIQUE AS REGRAS, OBJETIVOS E COMO SE JOGA/BRINCA. ADAPTE OS ESPAÇOS E MATERIAIS, SE NECESSÁRIO. DIVIRTAM-SE!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componente Curricular | Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0101) Reconhecer, vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas. |