You are currently viewing Inglês – Inglês Instrumental: Estratégias de Leitura

Inglês – Inglês Instrumental: Estratégias de Leitura

Olá! Nessa atividade buscaremos uma compreensão geral e específica, leitura rápida, inferência de significados e hipóteses sobre a finalidade de um texto.


Atividade 1

Leia o texto abaixo e responda:

ESTRATÉGIAS DE LEITURA    
Sem que percebemos usamos as estratégias de leitura. Quando pegamos uma carta logo vemos que é uma carta pelo fato de como foi escrita, pela sua estrutura. O mesmo acontece quando estamos lendo uma bula de remédio ou uma lista telefônica. Mas o que acontece é que nas escolas não aprendemos a usar essas estratégias em língua estrangeira, simplesmente aprendemos a ler os textos do começo ao fim, lendo todas as palavras, e quando chegamos ao final não entendemos nada. E pelo fato de que hoje o inglês é indispensável para o nossa vida profissional que estamos desenvolvendo esse site, para ensinar as estratégias de leitura de uma maneira simples e rápida.

Logo a seguir estão algumas dicas:

1°. Skimming: Estratégia onde o leitor lança os olhos rapidamente sobre o texto, para captar o assunto geral em uma breve leitura apenas, se o objetivo for esse.

2°. Scanning: O leitor procura localizar apenas as informações em que está interessado. Através do scanning o leitor é objetivo e seletivo e nem sempre é necessário ler o texto todo.  

3°. Cognates: São comuns na língua inglesa, os cognatos são termos de origem grega ou latina bastante parecidos com o Português tanto na forma escrita como no significado. 

4°. Repeated words: Quando certas palavras se repetem várias vezes no texto, mesmo com formas diferentes, normalmente são importantes para a compreensão. As palavras repetidas aparecem especialmente na forma de verbos, substantivos e adjetivos e nem sempre são cognatas.

5°. Typography: As marcas tipográficas (impressas) são elementos que, no texto, transmitem informações nem sempre representadas por palavras. Reconhecê-las é um auxílio bastante útil à leitura.

6°. Key words: Aquelas que estão mais de perto associadas especificamente ao assunto do texto são as palavras-chave, podendo aparecer repetidas e algumas vezes na forma de sinônimos. Identificar as key words através do skimming nos leva a ter uma visão geral do texto.

7°. Prediction: É a atividade pela qual o aluno é levado a prever, deduzir o conteúdo de um texto através do título ou de outros elementos tipográficos, como ilustrações, por exemplo. Quanto mais cultura geral o leitor tiver, mais fácil será a sua prediction.

8°. Nominal groups: Grupos nominais são expressões de caráter nominal em que prevalecem os substantivos e adjetivos, cuja ordem na frase ordinariamente não corresponde ao português. 

9°. Critical Reading: Ao final de cada leitura, o bom leitor deve estar atento para tudo o que lhe foi transmitido através do texto, procurando responder perguntas como: O texto é interessante?…por que? A leitura do texto acrescentou algo novo aos seus conhecimentos? O texto foi apresentado de modo objetivo, superficial, profundo, confuso.? Você discorda ou concorda com as ideias do autor? O autor foi imparcial ou tendencioso? Você conseguiu captar alguma segunda intenção nas entrelinhas do texto? Você acrescentaria algo que não foi mencionado?

10°. Contextual Reference: É normal existirem no texto elementos de referência que são usados para evitar repetições e para ligar as sentenças, tornando a leitura mais compreensível e fluente. 

Esses elementos aparecem na forma de pronomes diversos: 

Pessoais: he, she, it, they, etc.. 

Demonstrativos: this, that, those, such… 

Relativos: who, whom, whose, that, which… 

Adjetivos possessivos: his, her, our…

Fonte: https://sites.google.com/site/maioneseepao/grande-ajuda/estrategias-de-leitura-1


Atividade 2

a) De acordo com o texto sobre estratégias de leitura, circule a alternativa correta. O que são palavras cognatas?

  1. Palavras parecidas com o Português.
  2. Palavras diferentes do Português.
  3. Palavras que repetem no texto.
  4. Palavras que aprendemos ao longo da nossa vida em músicas, livros, televisão, etc.

b) Circle the cognates:

Banana Red     Important Special Game

Love September     Excellent Car Online

c) De acordo com essas estratégias o que são as “Key words”?

______________________________________________________________________

d) Marque V para verdadeiro e F para falso:

  1. Palavras cognatas são palavras parecidas com o Português. ( )
  2. Palavras repetidas são as que repetem no texto. (   )
  3. Palavras conhecidas são as que o leitor aprendeu ao longo da vida. ( )
  4. Pistas tipográficas são as imagens, gráficos, datas e números que estão em um texto. ( )

Componente(s) Curricular(res)Língua Inglesa; Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALI0506) Compreender as estruturas que compõem um texto para compreender sua finalidade, considerando a situação comunicativa (interlocutores, finalidade, circulação, linguagem, organização, estrutura e tema do texto).(EAJALI0507) Identificar a ideia principal de um texto, para reconhecer sua organização textual.(EAJALI0508) Interpretar pequenos textos, para compartilhar suas ideias referentes aos temas abordados, despertando o hábito de leitura.(EAJALI0509) – Localizar informações específicas em textos para realizar uma leitura mais detalhada, inferindo significados.
Professor:Silvana Laurenço Lima
Instituição Educacional:Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida
CRE:BRETAS

EAJA – Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries