You are currently viewing Língua Inglesa – Estratégias e práticas de leitura e construção de repertório lexical

Língua Inglesa – Estratégias e práticas de leitura e construção de repertório lexical

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 08/04/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Assista a videoaula a seguir, com a temática: Estratégias de leitura de textos em Língua Inglesa sobre o gênero textual texto informativo, bem como realizar a produção tanto escrita quanto oral do mesmo

Inglês – 8ª série – Eaja

O que é um texto? Podemos dizer que um texto é um conjunto de palavras escritas com uma temática e uma unidade de sentido. Além disso, os textos chegam a nós por diversos meios, podem ter várias intenções, cada texto tem um tipo de leitor, cada texto é escrito por alguém…  Em outras palavras, para que algo escrito em qualquer língua seja considerado como tal, este algo tem que fazer sentido. 

 Ok, tudo isso já foi estudado. Você viu as diferenças entre tipo textual e gênero textual. Hoje, vamos abordar, nas nossas discussões e atividades, o gênero textual TEXTO INFORMATIVO.

    O TEXTO INFORMATIVO é escrito para oferecer conhecimento, informações, conceitos, dados de forma objetiva e sucinta. Pode ser todo em prosa corrida ou feito em tópicos. A linguagem usada é predominantemente denotativa, pois como se tratam de saberes, fatos e dados, quase não há espaço para função metalinguística da palavra, há um espaço restrito para o duplo sentido . Os gêneros textuais que tem característica informativa são estes abaixo. Podemos falar que são predominantemente informativos: 

  • Anúncios
  • Propagandas
  • Reportagens de Jornal
  • Artigos de Jornal
  • Notícias
  • Folhetos
  • Correspondência pessoal formal
  • Correspondência comercial
  • Alguns tipos de e-mail
  • Convites
  • Avisos
  • Anúncios Públicos
  • Cartazes
  • Livros de divulgação
  • Entrevistas
  • Relatórios
  • Planilhas
  • Gráficos
  • Listas telefônicas
  • Guias
  • Manuais de instrução

VAMOS A UM EXEMPLO DE TEXTO INFORMATIVO. USANDO AS TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA  VISTAS NAS AULAS ANTERIORES, FAÇA A LEITURA SILENCIOSA DESSE TEXTO.

man sitting on concrete brick with opened laptop on his lap

https://unsplash.com/s/photos/internet

PRIVACY AND REPUTATION ON THE INTERNET

      Our internet actions, as a whole, are turned into data. Each publication, new follower  or new content that  you like or share  generates informations about you , which remain in the internet. Due to this,  the discussion about PRIVACY and REPUTATION is very important. In this text, we are going to discuss how the privacy and security tools may be useful to keep control about your online attendance.

     First of all, what does the word “PRIVACY” means? According to the  “Guia Cidadão Digital”, privacy “is the right to control personal informations, subjects and relationships. Each person might (and must!) do his/her choices about whato to share, how to share, when to share and whom to share.”

      Another important concept is “REPUTATION”, which, also according the “Guia Cidadão Digital”, comes from the Latim word “reputatio”, which derives from the verb “reputare”, and means “to think, to consider, to calculate the value of something. In portuguese language, reputation also means the evaluation of somebody´s moral value.”  

     If you are an internet user ,logged in social networks, there are some important topics that you must be weel informed about. They are:

  • Changing social networks privacy settings or apps privacy settings
  • Hability on fact-checking

Fact checking is the action of checking if some information that you read is false or true. Fact checking is very important to defeat Fake News.  
ADAPTED FROM Guia Cidadão Digital

Atividade

  1. DE ONDE O TEXTO FOI TIRADO? QUAL O GÊNERO?
  2. O QUE VOCÊ PODE PREVER DO TEXTO, QUANTO À TEMÁTICA, AO ANALISAR A LINGUAGEM NÃO VERBAL DO MESMO?
  3. SEGUNDO O TEXTO, O QUE PODE GERAR DADOS A NOSSO RESPEITO?
  4. O QUE É PRIVACIDADE, DE ACORDO COM O QUE VOCÊ LEU?
  5. O QUE É REPUTAÇÃO, DE ACORDO COM O QUE VOCÊ LEU?
  6. NA SUA OPINIÃO, QUAL A IMPORTÂNCIA DA REPUTAÇÃO E DA PRIVACIDADE?
  7. QUAIS SÃO OS TÓPICOS QUE VOCÊ PRECISA SABER, QUANDO O ASSUNTO É CONTROLAR A SUA PRIVACIDADE E A SUA REPUTAÇÃO NA INTERNET?
  8. O QUE SIGNIFICA ʺFACT CHECKINGˮ? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
  9. DEFINA , EM SUAS PALAVRAS, O SIGNIFICADO DE FAKE NEWS.
  10. REFLITA E RESPONDA : DE QUE MODO UMA FAKE NEW PODE SER PREJUDICIAL?
  11. COM A AJUDA DO DICIONÁRIO E/OU GOOGLE TRADUTOR, CHEQUE O SIGNIFICADO DAS SEGUINTES PALAVRAS: a) share    b) setting  c) data  d) publication e) content  f) follower   g) tool   h) keep   i) evaluation j) attendance  
  1. UM TEXTO TAMBÉM PODE SER FALADO. POSSO PRODUZIR UM TEXTO INFORMATIVO, POR EXEMPLO, SOBRE MIM, PARA SER LIDO ORALMENTE. OBSERVE:
  • MY NAME IS PRISCYLLA ALVES.
  • I AM AN ENGLISH TEACHER.
  • I LIVE IN GOIÂNIA.
  • I WORK AT SME.
  • I AM GRADUATED AT UFG.
  • I GRADUATED IN 2016.
  • I WAS BORN IN 1981.

FAÇA O SEU PRÓPRIO TEXTO INFORMATIVO, COMO EU FIZ O MEU. COLOQUE SEUS DADOS DE FORMA OBJETIVA, EM TÓPICOS, COMO NO EXEMPLO ACIMA. DEPOIS TREINE ORALMENTE.


Eaja: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJALI0807) Inferir o sentido do repertório lexical (palavras, expressões e estruturas gramaticais) em textos de cunho publicitário: panfletos, anúncios, folhetos, marketing digital, entre outros.(EAJALI0808) Verificar a ocorrência de informações implícitas.
(EAJALI0809) Diferenciar fatos de opiniões em textos argumentativos de cunho jornalístico.(EAJALI0811) Analisar ambientes virtuais de informação, explorando a qualidade e validade das informações transmitidas.