Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.
Esta aula apresenta uma discussão sobre teocentrismo e antropocentrismo a partir de uma situação prática.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Teocentrismo e antropocentrismo.
Teocentrismo e antropocentrismo
Imagine a seguinte situação: consultando-se com um médico, Paulo descobriu que tem uma doença grave. Ele, então, junta-se com seus amigos e começa uma campanha de oração pedindo a Deus a cura. Em casos como este, temos o cruzamento de duas formas de conhecimento que a humanidade construiu para entender o mundo e a si mesma: a ciência e a religião.
A ciência busca explicar as coisas fundamentando-se na razão. A razão baseia-se na capacidade do homem de entender o mundo e agir sobre ele. Agindo racionalmente, a ciência lança mão de métodos, hipóteses, experimentos, para aceitar algo como verdade. O médico, diante do paciente, recorre a esse conhecimento científico, racional, que lhe informa sobre a composição e o funcionamento do corpo humano; sobre causas e consequências das doenças; e sobre suas formas de tratamento.
A religião, por sua vez, explica as coisas fundamentando-se na fé, bastando, muitas vezes, uma experiência sensorial. Para a religião, o homem só conhece e age no mundo com a mediação de Deus. As coisas que acontecem no dia a dia, como a cura de uma doença, são sempre controladas por Deus.
No mundo de hoje, ciência e religião convivem, o lugar que cada uma ocupa na vida cotidiana mudou bastante desde que a ciência surgiu. A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre o humanismo, movimento que deu base para o desenvolvimento da ciência. De lá para cá, essa forma de conhecimento foi alcançando um espaço cada vez maior no cotidiano. Com o avanço da tecnologia proporcionado pelo desenvolvimento da ciência, esse espaço tem se ampliado.
Humanismo
Os séculos XV e XVI foram períodos marcados por grandes transformações na explicação de mundo que os europeus tinham. É nesse período que começa a se desenvolver a valorização da capacidade criadora do homem a partir de sua sensibilidade e do seu pensamento. Desenvolve-se a noção de indivíduos como seres racionais capazes de criar e descobrir os segredos da natureza, dos seres vivos e do próprio Universo e não só como criaturas de Deus. Por valorizar o homem essas ideias ganharam o nome de humanismo.
E por que o humanismo representa uma grande mudança? Porque a explicação de mundo que se tinha era a da Idade Média, nela, o homem era só uma criatura de Deus. Ou seja, o ser humano era só um objeto dos desígnios divinos. A concepção medieval ficou conhecida como teocentrismo, que significa Deus como centro, quer dizer, Deus determina todas as coisas. O humanismo propôs o antropocentrismo, ou seja, o homem como centro.
Os humanistas não duvidavam da existência de Deus, mas suas visões confrontavam as ideias da Igreja católica vigentes na época. Erasmo de Roterdam, por exemplo, criticou a Igreja afirmando a necessidade de renová-la e aproximá-la mais do povo; também defendeu a liberdade de consciência e de escolha.
O Humanismo plantou as sementes para o desenvolvimento da ciência nos séculos XVI e XVII. Em 1543, Nicolau Copérnico publicou o livro Da revolução das esferas terrestres no qual defendeu o heliocentrismo, ou seja, o sol é o centro do universo e em torno dele gira um sistema de planetas. Isso contrariava a doutrina católica do geocentrismo segundo a qual a terra era o centro do universo. Galileu Galilei fez observações dos corpos celestes a partir da teoria de Copérnico, em 1610 publicou o livro O mensageiro das estrelas defendendo que o sistema solar pertencia a uma galáxia. No século XVII a revolução científica avançou inspirada pelo racionalismo filosófico, um sistema de pensamento que buscava a fundamentação do conhecimento na razão humana.
Atividade
Questão 1 – Qual a diferença entre teocentrismo e antropocentrismo?
Questão 2 – Religião e ciência são formas distintas que o homem criou de entender o mundo e a si mesmo sobre as quais há muitos conflitos. Escreva um parágrafo sobre essas diferenças e conflitos.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: | (EAJAHI0607) Problematizar a concepção teocêntrica e antropocêntrica. |
Referências: | VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |