You are currently viewing História – Socialismo e capitalismo

História – Socialismo e capitalismo

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


Montagem a partir de imagens do pixabay.

SOCIALISMO E CAPITALISMO

Veja esta situação:

Aldo e Roberto cresceram juntos. Os dois, muito pobres, tornaram-se frentistas. Roberto logo fez amizade com o dono do posto. Em pouco tempo era gerente, passou a sócio para, logo depois, ser o dono. O negócio cresceu e Roberto criou uma rede de postos de combustível. Aldo continuou como frentista a vida toda. Roberto ficou milionário, Aldo continuou pobre.

Capitalismo e socialismo são sistemas econômicos concorrentes.

Capitalismo

A história do capitalismo costuma ser dividida em três fases: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro.

A organização da economia capitalista está baseada na propriedade privada dos meios de produção – bens com os quais se produzem as mercadorias. Uma indústria é um meio de produção, a terra também.

Dessa organização surgem dois grupos sociais principais. Os capitalistas detêm a propriedade dos meios de produção. Os proletários possuem somente a própria força de trabalho, que é vendida aos capitalistas.

O capitalismo desenvolveu uma organização racional da indústria, baseada no trabalho livre e orientada para o mercado. Separou a empresa da economia doméstica, criou uma contabilidade racional, criou um vínculo cada vez mais estreito entre ciência e economia e forjou estruturas racionais do direito e da administração.

Socialismo

No século XIX, os termos socialismo e comunismo eram usados sem muita distinção, referiam-se à luta da classe trabalhadora. No século XX houve a distinção: comunismo associado à ação revolucionária de derrubada do capitalismo e socialismo entendido como um movimento constitucional de reformas progressivas.

Ainda no século XIX, com a degradação da vida dos trabalhadores, surgiram autores que formularam propostas para corrigir os males gerados pela Revolução Industrial. Estes “socialistas utópicos” retomaram ideais comunistas e acreditavam na passagem pacífica do capitalismo para o comunismo.

Surgiu também o socialismo científico, cuja principal expressão foi a obra do filósofo alemão Karl Marx e do inglês Frederic Engels.

Para Marx, o capitalismo possui uma contradição fundamental: o proletariado foi expropriado dos meios de produção. Os donos dos meios de produção pagam como salário um valor sempre menor que o valor produzido pelo trabalhador. Parte considerável do trabalho não é pago, é auferido pelo capitalista – é a mais-valia. É ela que faz Roberto ficar rico enquanto Aldo continua pobre.

Essa contradição fundamental entre o capital e o trabalho levaria ao fim do capitalismo. Lênin propôs um modelo segundo o qual o socialismo seria um estágio entre o fim do capitalismo até o comunismo.

As ideias de Karl Marx serviram de fundamento para os movimentos operários que lutavam por direitos. Na passagem do século XIX para o XX constituiu-se um movimento comunista em escala mundial.

Esse movimento obteve mais êxito na Rússia. Em 1917, uma dupla revolução levou ao poder um governo socialista. Este governo criou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e colocou em prática um sistema de partido único e economia planificada. Ou seja, o governo exercia um papel central no planejamento da economia, as principais empresas e as terras foram estatizadas.

A União Soviética durou de 1922 a 1991 e durante este período combinou momentos de maior estatização da economia com momentos de mais liberdades econômicas individuais.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A Revolução Industrial produziu avanços mas também muitos problemas para a sociedade. Surgiram, então, propostas socialistas de superação destes males. Assim, o surgimento do socialismo se deu:

(A) A partir da crítica ao comunismo.

(B) A partir da luta dos capitalistas. 

(C) A partir da crítica ao capitalismo.

(D) A partir da Revolução Russa.

QUESTÃO 2

Para Karl Marx, a principal contradição do capitalismo é:

(A) A propriedade privada dos meios de produção.

(B) A organização racional da indústria, orientada para o mercado.

(C) A expropriação da classe trabalhadora dos meios de produção.

(D) O uso dos meios de produção para produzir mercadorias.

QUESTÃO 3

Faça uma lista com as diferenças entre o capitalismo e o socialismo.

QUESTÃO 4

Capitalismo e socialismo são sistemas econômicos concorrentes. Cite exemplos cotidianos dos embates entre os dois no mundo atual.


Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0621) Analisar a contraposição teórica, filosófica e política entre Socialismo e Capitalismo.
Referencial teórico:SILVA, Kalina V. SILVA, Maciel H. Capitalismo [verbete]. In: ______. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009.
______. Comunismo [verbete] In: ______. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009.