Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA
SOCIALISMO E CAPITALISMO
Veja esta situação:
Capitalismo e socialismo são sistemas econômicos concorrentes.
Capitalismo
A história do capitalismo costuma ser dividida em três fases: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro.
A organização da economia capitalista está baseada na propriedade privada dos meios de produção – bens com os quais se produzem as mercadorias. Uma indústria é um meio de produção, a terra também.
Dessa organização surgem dois grupos sociais principais. Os capitalistas detêm a propriedade dos meios de produção. Os proletários possuem somente a própria força de trabalho, que é vendida aos capitalistas.
O capitalismo desenvolveu uma organização racional da indústria, baseada no trabalho livre e orientada para o mercado. Separou a empresa da economia doméstica, criou uma contabilidade racional, criou um vínculo cada vez mais estreito entre ciência e economia e forjou estruturas racionais do direito e da administração.
Socialismo
No século XIX, os termos socialismo e comunismo eram usados sem muita distinção, referiam-se à luta da classe trabalhadora. No século XX houve a distinção: comunismo associado à ação revolucionária de derrubada do capitalismo e socialismo entendido como um movimento constitucional de reformas progressivas.
Ainda no século XIX, com a degradação da vida dos trabalhadores, surgiram autores que formularam propostas para corrigir os males gerados pela Revolução Industrial. Estes “socialistas utópicos” retomaram ideais comunistas e acreditavam na passagem pacífica do capitalismo para o comunismo.
Surgiu também o socialismo científico, cuja principal expressão foi a obra do filósofo alemão Karl Marx e do inglês Frederic Engels.
Para Marx, o capitalismo possui uma contradição fundamental: o proletariado foi expropriado dos meios de produção. Os donos dos meios de produção pagam como salário um valor sempre menor que o valor produzido pelo trabalhador. Parte considerável do trabalho não é pago, é auferido pelo capitalista – é a mais-valia. É ela que faz Roberto ficar rico enquanto Aldo continua pobre.
Essa contradição fundamental entre o capital e o trabalho levaria ao fim do capitalismo. Lênin propôs um modelo segundo o qual o socialismo seria um estágio entre o fim do capitalismo até o comunismo.
As ideias de Karl Marx serviram de fundamento para os movimentos operários que lutavam por direitos. Na passagem do século XIX para o XX constituiu-se um movimento comunista em escala mundial.
Esse movimento obteve mais êxito na Rússia. Em 1917, uma dupla revolução levou ao poder um governo socialista. Este governo criou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e colocou em prática um sistema de partido único e economia planificada. Ou seja, o governo exercia um papel central no planejamento da economia, as principais empresas e as terras foram estatizadas.
A União Soviética durou de 1922 a 1991 e durante este período combinou momentos de maior estatização da economia com momentos de mais liberdades econômicas individuais.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A Revolução Industrial produziu avanços mas também muitos problemas para a sociedade. Surgiram, então, propostas socialistas de superação destes males. Assim, o surgimento do socialismo se deu:
(A) A partir da crítica ao comunismo.
(B) A partir da luta dos capitalistas.
(C) A partir da crítica ao capitalismo.
(D) A partir da Revolução Russa.
QUESTÃO 2
Para Karl Marx, a principal contradição do capitalismo é:
(A) A propriedade privada dos meios de produção.
(B) A organização racional da indústria, orientada para o mercado.
(C) A expropriação da classe trabalhadora dos meios de produção.
(D) O uso dos meios de produção para produzir mercadorias.
QUESTÃO 3
Faça uma lista com as diferenças entre o capitalismo e o socialismo.
QUESTÃO 4
Capitalismo e socialismo são sistemas econômicos concorrentes. Cite exemplos cotidianos dos embates entre os dois no mundo atual.
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0621) Analisar a contraposição teórica, filosófica e política entre Socialismo e Capitalismo. |
Referencial teórico: | SILVA, Kalina V. SILVA, Maciel H. Capitalismo [verbete]. In: ______. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009. ______. Comunismo [verbete] In: ______. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009. |