You are currently viewing História – Romanos e germânicos: trocas culturais

História – Romanos e germânicos: trocas culturais

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Miniatura do Liber Feudorum Ceritaniae. Disponível em: <https://fr.wikipedia.org/wiki/Liber_feudorum_Ceritaniae#/media/Fichier:Cerit5.jpg> acesso em 16, fev. 2022.

ROMANOS E GERMÂNICOS: TROCAS CULTURAIS

Em meio à crise do império romano, as invasões dos povos germânicos tornaram-se um fator decisivo para decretar o seu fim. O avanço desses povos sobre o território romano foi um processo de séculos que combinou a conquista militar e a entrada pacífica.

Apesar da pilhagem e destruição houve também trocas culturais resultando no surgimento da cultura da Idade Média.

O historiador Jacques Le Goff considera que a cultura medieval é fruto da fusão da cultura dos povos germânicos com a cultura romana. Outro historiador, Perry Anderson, diz que a Idade Média é o resultado da síntese entre as culturas romana e germânica.

Algumas das instituições mais importantes da sociedade medieval são exemplos dessa síntese.

Juramento de vassalagem

O juramento de vassalagem criava um dos vínculos mais importantes no feudalismo. Trata-se de um acordo feito entre pessoas da nobreza pelo qual se criava uma obrigação mútua. Ele era formalizado numa cerimônia em que o vassalo demonstrava sua submissão ao  suserano colocando as suas mãos entre as mãos do seu senhor. Esta prática resultava da junção de instituições da tradição germânica e da tradição romana.

Domínio

O domínio pode ser definido como um poder que o Estado concedia aos particulares sobre as terras. No feudalismo, o domínio era o poder do senhor feudal sobre a sua terra.

Segundo Perry Anderson, ele pode ser entendido como derivado das práticas eclesiásticas romanas do final do império e das distribuições tribais germânicas de terras.

Mansão

A Mansão era uma propriedade fundiária que englobava a casa do senhor, as terras de sua propriedade, além de envolver também o poder senhorial sobre essa propriedade. Esta instituição era de origem puramente romana. Os enclaves comunais, áreas de exploração comum, por sua vez, eram uma herança germânica.

Servidão

De acordo com Perry Anderson, provavelmente a servidão descende tanto do colonus romano quanto da degradação de camponeses germânicos livres. A servidão era a condição na qual a maioria da população se encontrava, na Europa, durante o feudalismo.

Trocas culturais

Esses exemplos apontam para a importância das trocas culturais que existiram entre os povos germânicos e os romanos. As instituições citadas acima formaram a base do feudalismo, sistema econômico e social que predominou durante a Idade Média.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O Brasil é um bom exemplo de trocas culturais entre diferentes povos. A cultura brasileira é o resultado do encontro de diversas culturas.

Cite os diferentes povos que contribuíram para a formação da cultura brasileira.

QUESTÃO 2

A relação de vassalagem era:

(A) Um acordo entre pessoas de classes diferentes, o senhor feudal e o servo.

(B) Uma tradição que vinculava pessoas da nobreza e do clero.

(C) Um vínculo entre duas pessoas da nobreza, o suserano e o vassalo.

(D) Uma cerimônia na qual uma pessoa demonstrava sua submissão ao senhor.

QUESTÃO 3

Por que o domínio pode ser considerado um exemplo de troca cultural entre os romanos e germânicos?

(A) É um poder que o Estado concedia aos particulares sobre suas terras.

(B) É o poder do senhor feudal sobre a sua terra.

(C) É a supremacia em dirigir e governar as ações dos outros pela imposição da obediência.

(D) É derivado das práticas eclesiásticas romanas e das distribuições tribais germânicas de terras.

QUESTÃO 4

Vassalagem, domínio e servidão estão entre as principais instituições que formaram o feudalismo. A partir disso, qual a importância das trocas culturais entre romanos e germânicos para a formação do sistema feudal?

Trocas culturais

As trocas culturais são um fenômeno recorrente na história. Vale a pena refletir sobre isso.

Canal Anísio Filho. Trocas culturais. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WH7KAsjaBjs> acesso em 16, fev. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0429) Reconhecer a importância das trocas culturais entre germânicos e romanos.
Referencial teórico:ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. Tradução Beatriz Sidou. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Tradução José Rivair de Macedo. Bauru, SP: EDUSC, 2005.