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História – Racismo e imperialismo

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Ao longo do século XIX, desenvolveram-se ideias raciais que classificavam a humanidade em raças superiores e inferiores. A raça branca europeia era considerada superior. Estas ideias serviram para legitimar o domínio e a exploração sobre africanos e asiáticos.

Questão 1

Quais as características do evolucionismo social e do darwinismo social?

Questão 2

De que forma o evolucionismo social e o darwinismo social serviram para legitimar o imperialismo?

Questão 3

As ideias racistas da Europa foram ressignificadas na América. Como podemos explicar essa ressignificação?

Saiba mais

Racismo e branqueamento

Canal Anísio Filho. Racismo e branqueamento. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rL13o_hl9B0> acesso em 09, dez. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-7a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0758) Caracterizar e problematizar o darwinismo e o racismo, bem como suas implicações no discurso civilizatório nas Américas, África e Ásia ao longo do século XIX.
Referencial teóricoAPPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
CARVALHO, Leandro. Darwinismo social e imperialismo no século XIX. Disponível em: <https://mundoeduca cao.uol.com.br/historiageral/darwinismo-social-imperialismo-no-seculo-xix.htm> acesso em 05, dez. 2022.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.