Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA
Ao longo do século XIX, desenvolveram-se ideias raciais que classificavam a humanidade em raças superiores e inferiores. A raça branca europeia era considerada superior. Estas ideias serviram para legitimar o domínio e a exploração sobre africanos e asiáticos.
Questão 1
Quais as características do evolucionismo social e do darwinismo social?
Questão 2
De que forma o evolucionismo social e o darwinismo social serviram para legitimar o imperialismo?
Questão 3
As ideias racistas da Europa foram ressignificadas na América. Como podemos explicar essa ressignificação?
Saiba mais
Racismo e branqueamento
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Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAHI0758) Caracterizar e problematizar o darwinismo e o racismo, bem como suas implicações no discurso civilizatório nas Américas, África e Ásia ao longo do século XIX. |
Referencial teórico | APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. CARVALHO, Leandro. Darwinismo social e imperialismo no século XIX. Disponível em: <https://mundoeduca cao.uol.com.br/historiageral/darwinismo-social-imperialismo-no-seculo-xix.htm> acesso em 05, dez. 2022. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. |