Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA
POVOS AFRICANOS
Veja esta situação:
Diante de uma situação como a apresentada acima, precisamos estabelecer critérios para selecionar alguns povos. Vamos selecionar povos que estão ao sul do deserto do Saara – África subsaariana. Mas o nosso principal critério será escolher regiões de onde partiram os escravizados para o Brasil.
Organizações sociais na África subsaariana
Podemos começar por uma caracterização geral. Parte considerável das sociedades se formaram baseadas em relações de parentesco e fidelidade. As relações entre os mais velhos e os mais novos são centrais e o contato com o mundo sobrenatural constante.
Surgiram pequenas aldeias formadas por famílias, às vezes articuladas com outras aldeias. Existem também grupos nômades, pastores no deserto e caçadores e coletores nas florestas.
Havia, ainda, reinos centrados numa capital de onde o chefe principal comandava um conjunto de aldeias e grupos. E existiam também cidades autônomas não submetidas a nenhum reino, mas com um comércio comum bem desenvolvido.
O contato entre diferentes aldeias, reinos e cidades acontece principalmente através do comércio e dos casamentos.
África Ocidental
Na África Ocidental, fica a região dos povos Iorubá, que compreende parte da Nigéria, Togo e Benin. Iorubá é um grupo étnico-linguístico ao qual pertencem vários povos que foram escravizados no Brasil.
Têm instituições familiares, fundadas em torno de um ancestral comum cujos descendentes são escolhidos como governantes. Suas aldeias são habitadas por diversas linhagens.
A religião é politeísta caracterizada pelo culto aos orixás.
Um exemplo de povo Iorubá é a etnia Fon do Benin e da Nigéria. Nos séculos XVIII e XIX, as cidades Fon foram centros de comércio de escravizados. Hoje, a maioria vive em vilas e cidades pequenas.
A cultura Fon é patrilinear e permite a poligamia e o divórcio. Os funerais podem durar vários dias, estando entre os eventos mais importantes. Muitos praticam o Vodu, uma religião em que os deuses são vinculados aos elementos da natureza.
África Central e Austral
Mais ao centro e ao sul do continente africano ficam as áreas de difusão da cultura banto, outro grupo étnico-linguístico do qual fazem parte vários povos escravizados no Brasil.
Um dos maiores grupos étnicos da República Democrática do Congo é os Luba, povo que formou um grande reino no passado. Vivem em pequenas vilas com as casas voltadas para uma única rua, praticam agricultura tradicional incrementada por caça e pesca. Costumam trabalhar com cerâmica e ficaram conhecidos como ótimos entalhadores.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Diante da grande quantidade de etnias existentes na África, assinale a alternativa que contém o procedimento mais adequado para evitar caracterizações reducionistas.
(A) É preciso estabelecer critérios para selecionar alguns povos a serem estudados.
(B) É necessário fazer uma descrição dos povos africanos seguindo as ideias que já existem.
(C) É fundamental que se faça um estudo minucioso sobre cada uma das etnias africanas.
(D) É aconselhável que o estudioso, a seu critério, escolha os povos mais importantes.
QUESTÃO 2
Banto e Iorubá são:
(A) Reinos que conseguiram expandir os seus domínios consideravelmente; os Bantos pela África Central e Austral e os Iorubás pela África Ocidental.
(B) Grupos étnico-linguísticos, ou seja, não são uma etnia, mas um conjunto de diferentes povos que falam idiomas semelhantes entre si.
(C) Duas etnias com organizações sociais, crenças e idiomas próprios; assim como os Fon ou os Luba, entre tantos outros exemplos.
(D) Impérios que através de suas forças militares foram anexando vários territórios e dominando os diferentes povos que os habitavam.
Faça uma pesquisa para responder às questões 3 e 4.
QUESTÃO 3
Escreva um pequeno texto explicando o que é uma etnia.
QUESTÃO 4
Anote em seu caderno o nome de alguns povos africanos que foram escravizados no Brasil informando se são Banto ou Iorubá.
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0508) Identificar as diversas formas de organização social da África subsaariana e povos originários da América. |
Referencial teórico | SCARAMAL, Eliesse. Universidade Federal de Goiás. Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) (Orgs.). África em Arte-Educação [e-book]. Goiânia: Gráfica da UFG, 2015. |