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História – Os mosteiros na Idade Média

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Medalla_San_Benito.PNG> acesso em 04, nov. 2022.

A Idade Média foi definida pelos iluministas como “idade das trevas”, reforçando uma concepção que vinha do Renascimento. Por isso esse período ficou associado ao atraso no desenvolvimento cultural. Mas essa é uma visão preconceituosa. Foi na Idade Média que surgiram as universidades, o modelo de escola que conhecemos hoje e que se criaram as condições para a preservação do conhecimento produzido na Antiguidade. Em todo esse processo de conservação e produção cultural os mosteiros foram os principais responsáveis.

Questão 1

Faça uma descrição de um mosteiro a partir do que você sabe ou imagina sobre esta instituição.

Questão 2

Quais as funções dos mosteiros na Idade Média?

Questão 3

Entre a sua descrição e as funções dos mosteiros na Idade Média tem alguma coincidência ou só discordância? Faça uma comparação.

Questão 4

Qual a importância dos mosteiros para a produção do conhecimento no Ocidente?

Saiba mais

Mosteiros

Canal Anísio Filho. Mosteiros. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yyAj6N50mDs> acesso em 04, nov. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-5a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0556) Conhecer a relação entre os mosteiros e a criação e conservação do conhecimento para a posteridade.
Referencial teóricoDIEL, Paulo Fernando. As escolas dos mosteiros medievais: dinâmica social, didática e pedagogia. In: Educação Unisinos, vol. 21, núm. 3, pp. 405-414, 2017. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/4496/449656535015/html/> acesso em 03, nov. 2022.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade média: nascimento do ocidente. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2001.
OLIVEIRA, Terezinha. Os mosteiros e a institucionalização do ensino na Alta Idade: uma análise da história da educação. In: Série-Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 25, p. 207-218, jan./jun. 2008. Disponível em: <https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/308> acesso em 03, nov. 2022.