Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.
Esta aula trata do surgimento da escrita partindo de uma reflexão sobre o que ela é e sua presença na vida contemporânea.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – O surgimento da escrita.
O surgimento da escrita
Dê uma olhada à sua volta e veja o quanto a palavra escrita está presente no seu dia a dia. Embalagens, contas a pagar, documentos pessoais, seu caderno, internet, enfim, quase tudo que fazemos hoje tem a escrita, inclusive esse texto que você está lendo agora. De tão presente, ela até parece algo natural, até esquecemos que ela foi inventada pelo homem, que houve um tempo em que não havia escrita.
A escrita é uma ferramenta
Imagine como seria viver num mundo em que a escrita não existisse. De que forma as pessoas ensinariam as coisas umas às outras? Como seria a comunicação com quem está perto e com quem está longe? Como os governos fariam para dizer ao povo as leis? Como os médicos comunicariam os diagnósticos e receitariam os remédios? Como as lojas e mercados registrariam suas vendas? Respondendo a tais perguntas é possível notar que sem a escrita seria impossível viver como vivemos hoje. Seria impossível a ciência, as metrópoles, os países.
Veja que a palavra escrita é algo que tem aplicações práticas em nosso dia a dia. Ela foi inventada pelo homem exatamente para resolver as necessidades surgidas no cotidiano da vida humana em grupo. A escrita é uma ferramenta cuja principal função é transpor a vida humana no mundo para o papel.
A escrita é um sistema simbólico
Vamos pensar um pouco sobre o que é essa ferramenta – a palavra escrita – e como ela funciona. A escrita é um sistema simbólico de registro gráfico e de transmissão do pensamento humano. Esse sistema simbólico almeja a comunicação, é composto de sinais gravados numa superfície e estes sinais formam um conjunto em quantidade limitada que, através de convenções, se relaciona com a fala humana reproduzindo-a.
Você entendeu o que foi dito no parágrafo anterior? Vamos falar a mesma coisa através de um exemplo: a palavra VACA. Temos aí a combinação de quatro sinais gráficos V-A-C-A que se relacionam com a nossa fala: cada sinal corresponde a um som que emitimos quando falamos. Chamamos esses sinais de letras e o conjunto de letras que usamos em nossa língua de alfabeto. O alfabeto é o conjunto de vinte e três letras (sinais gráficos) com o qual formamos as palavras na língua portuguesa. Essas quatro letras – V-A-C-A -, combinadas desta forma, representam um animal. Como isso é possível? Olhando, assim, tem alguma coisa nessas letras que lembra o animal? É por isso que falamos que são símbolos. Não há nada que remete ao animal, mas existem convenções que fazem esses quatro traços combinados significarem aquele animal. As convenções são uma espécie de combinado construído lentamente ao longo dos séculos. Quando nascemos, aprendemos essas convenções através da educação que nos é dada primeiro em nossa família e depois na escola.
E como a escrita surgiu?
E como esse sistema simbólico foi criado? Bem, isso é uma coisa que se construiu aos poucos. Foi preciso muito tempo. O surgimento da escrita está associado com mudanças culturais na forma de viver em grupo. Com as sociedades humanas deixando de ser nômades e tornando-se sedentárias, a complexidade dos grupos humanos foi aumentando. A escrita surgiu como uma resposta a novas necessidades tais como registrar o que possuía, as quantidades de produtos estocados, etc.
O mais antigo registro escrito conhecido data de mais ou menos quatro mil anos a. C., foi encontrado numa cidade que hoje está no sul do Iraque. Inicialmente, era uma escrita através de desenhos para representar conceitos e coisas. Chamamos esse tipo de escrita de pictórica ou hieroglífica.
A escrita alfabética, baseada num alfabeto, como é a escrita que usamos hoje, surgiu mais tarde – aproximadamente dois mil anos depois. A criação do alfabeto resultou da necessidade de um sistema mais simples que pudesse atender mais rapidamente às necessidades cotidianas. A civilização fenícia ficou conhecida pela importância que o comércio tinha em sua economia. Em função das demandas dos comerciantes, criou-se um alfabeto de vinte e dois caracteres. Os gregos deram uma importante contribuição ao introduzirem as vogais. E os romanos deram formas claras ao sistema alfabético usado até hoje em vários países, inclusive o nosso.
Embora o mais antigo registro escrito tenha sido encontrado na região da Mesopotâmia, hoje se sabe que a invenção da escrita não é um feito de um só povo. Civilizações na América, na África e na Ásia começaram a desenvolver seus sistemas de escrita em épocas muito próximas umas das outras.
Atividade
Questão 1 – Por que dizemos que a escrita alfabética é simbólica?
Questão 2 – Quais povos contribuíram para a criação da escrita alfabética e quais as contribuições de cada um?
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: | (EAJAHI0511) Conhecer o surgimento da escrita e as decorrentes transformações no mundo antigo. |
Referências: | ESCRITA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita> Acesso em 23 de agosto de 2021. SOUZA, Rainer. Origem da escrita. <https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/origem-escrita.htm> Acesso em 21 de agosto de 2020. |