Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA
O PODER EM ROMA E GRÉCIA
O poder na Grécia antiga
A Grécia não teve um governo unificado e sim cidades que existiam de forma independente, cada qual com seu governo, suas leis, sua moeda e seu deus próprio. Eram Cidades-Estado ou Pólis. Formaram-se inúmeras a partir de 700 a. C., e as mais importantes foram Atenas e Esparta.
A democracia se desenvolveu em Atenas, entre os séculos VI e IV a. C.
Em 594 a. C., Sólon ampliou a cidadania para todos os homens nascidos em Atenas que tivessem renda, determinou o fim da escravidão por dívidas, a criação de um tribunal de justiça (Helieu), de uma assembleia popular dos cidadãos com mais de 18 anos (Eclesia) e de um conselho (Bulé) de 400 membros para preparar as leis que seriam votadas na Eclesia.
Em 508 a. C. Clístenes propôs uma reforma no sistema de governo da cidade, instituindo a democracia, que reconhecia a cidadania de todos os homens livres com mais de 18 anos, ricos ou pobres, que passaram a atuar na assembleia popular dos cidadãos. Mas, excluiu os estrangeiros, as mulheres e os escravos.
Em 461 a. C., Péricles foi eleito para o Conselho, ou Bulé, para governar a cidade. Elaborou leis que ampliaram o sistema democrático, possibilitando a indivíduos que não tinham tantos recursos o acesso a cargos políticos. Instituiu ainda que os cidadãos tinham de ser filhos de pais e mães atenienses.
O poder na Roma antiga
A história romana costuma ser dividida em três períodos: monarquia, república e império.
Monarquia
A monarquia romana foi marcada pelo domínio dos etruscos.
O rei elaborava as leis, julgava os crimes e organizava os cultos religiosos. A monarquia contava ainda com um conselho responsável pela aprovação das leis, composto de pessoas mais velhas das principais famílias. Os patrícios, grandes proprietários de terras, descendentes das famílias mais antigas da cidade, eram os únicos que podiam ocupar cargos administrativos.
República
Senadores: Responsáveis por elaborar e aprovar as leis. O cargo era vitalício e ocupado pelos chefes das famílias patrícias mais importantes.
Cônsules: Aplicavam as leis aprovadas pelo Senado, organizavam os cultos religiosos e comandavam o exército.
Pretores: Encarregados de zelar pela aplicação das leis. Eram subordinados aos dois cônsules.
Edis: Responsáveis pelo abastecimento, pelo policiamento da cidade e pela organização das festas.
Questores: Encarregados de arrecadar os tributos e observar os gastos da administração civil e militar.
Censores: Responsáveis por zelar pelos bons costumes e por realizar a contagem dos cidadãos e de seus bens.
Ditador: A ditadura era adotada em momentos de crise social ou política. O Senado indicava um dos dois cônsules para exercê-la.
Império
No ano de 27 a. C., com a crise da república e depois da formação de dois triunviratos, Otávio tornou-se imperador de Roma.
Ele reorganizou a administração das províncias e pacificou aquelas que se encontravam em conflito. Melhorou o sistema de cobrança de impostos e criou novos cargos na administração. Também reorganizou o exército e determinou a construção de vários templos, bibliotecas, estradas, aquedutos e prédios residenciais.
Com Otávio iniciou-se um período de estabilidade chamado de Pax Romana (Paz Romana) que durou até o século II.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A cidadania em Atenas não alcança a todos os moradores desta Cidade-Estado. Entre as opções abaixo, qual alcançava a cidadania quando completava dezoito anos?
(A) Estrangeiro.
(B) Mulher ateniense.
(C) Escravo ateniense.
(D) Homem ateniense.
QUESTÃO 2
Em Roma, o grupo social que mais tinha acesso ao poder era:
(A) Edis.
(B) Censores.
(C) Patrícios.
(D) Plebeus.
QUESTÃO 3
Escreva um parágrafo demonstrando a organização do poder em Roma.
QUESTÃO 4
Faça uma comparação entre as duas civilizações. Havia pontos em comum? Havia diferenças?
Saiba mais
O poder em Roma
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAHI0533) Conhecer a estrutura de poder político na Grécia e em Roma. |
Referencial teórico: | VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |