You are currently viewing História – O Iluminismo

História – O Iluminismo

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 5º período da Educação de Jovens e Adultos-EJA.


O ILUMINISMO

O Iluminismo foi um conjunto de ideias divulgadas no século XVIII que valorizavam a razão e o esclarecimento para o desenvolvimento da humanidade. O pensamento iluminista formulou concepções a respeito do homem, da organização política e econômica, do mundo natural, tendo por base essa valorização da razão.

Os filósofos iluministas criticaram as estruturas sociais e de poder de sua época, baseadas na religião, propondo mudanças que pudessem reorganizá-las.

Críticas ao Antigo Regime

O exemplo de três importantes filósofos nos ajuda a entender a crítica iluminista ao Antigo Regime.

Em 1748, o filósofo francês Charles-Louis de Secondat, o barão de Montesquieu, publicou o livro O espírito das leis, onde defendeu que o poder não deveria ficar nas mãos de uma única pessoa responsável por fazer as leis, executá-las e julgá-las. Ele propôs uma divisão em três esferas: legislativo, executivo e judiciário. O legislativo seria responsável por elaborar e aprovar as leis, seria exercido por uma assembleia representativa da sociedade; o executivo, responsável pela execução das leis; e o judiciário seria responsável por julgar o seu bom cumprimento. Montesquieu achava que a monarquia deveria ser limitada ao poder executivo.

Outro filósofo iluminista francês foi François-Marie Arouet, o Voltaire. Ele defendeu a igualdade de todos os homens perante a lei. Era a favor de uma monarquia ilustrada. Defendia que o Estado não existia para servir ao rei, pelo contrário, o rei deveria defender a felicidade pública. Isso equivalia à felicidade de todos os súditos independentemente se era da nobreza, do clero ou do povo.

O último exemplo é o também francês Jean-Jacques Rousseau, o mais crítico ao Antigo Regime. Ficou famosa a sua tese de que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe. A sociedade primitiva era a sociedade perfeita. Com o desenvolvimento da economia e o surgimento da propriedade privada começaram as ambições individuais, a competição, o individualismo e a corrupção; a humanidade foi estragada. Rousseau propôs o resgate da fraternidade do homem primitivo. Só com a república, segundo ele, seria possível que cada cidadão fosse respeitado igualmente, todos deveriam poder escolher seu governante por meio do voto.

A cidadania é um conceito iluminista

As ideias dos filósofos iluministas formam as bases da organização do poder, da economia e da sociedade em que vivemos. Elas abriram caminho para a superação de instituições medievais que ainda predominavam na sociedade europeia, possibilitando o surgimento das instituições modernas.

A noção de direitos, por exemplo, é a base para a ideia de cidadania que temos hoje. Essa noção foi elaborada pelos filósofos iluministas ao conceber o ser humano como um indivíduo dotado de razão e de direitos intrínsecos à natureza: direito à vida, à liberdade e à propriedade. Tais ideias estabeleceram as bases para uma nova relação entre o indivíduo e o Estado, criando as possibilidades para o aparecimento do Estado de direito.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Marque a alternativa que define corretamente o Iluminismo.

(A) O Estado deve deixar a economia à iniciativa individual.

(B) Conjunto de ideias do século XVIII que valorizava a razão.

(C) O rei deve governar porque é o representante de Deus na terra.

(D) Todo indivíduo é dotado de razão e de direitos naturais.

QUESTÃO 2

A alternativa que contém uma ideia do filósofo Voltaire que é muito conhecida nos dias de hoje é:

(A) O homem nasce bom e a sociedade o corrompe.

(B) Poder executivo, legislativo e judiciário.

(C) A mão invisível do mercado.

(D) Todos são iguais perante a lei.

QUESTÃO 3

A estrutura de poder que os iluministas propuseram é a que temos hoje em vigor: poder dividido em três, igualdade de todos perante a lei, direitos. Faça uma avaliação dessa forma de organização. Você acha que podemos melhorar essa estrutura? Que mudanças seriam necessárias?

QUESTÃO 4

A privatização de empresas públicas é um exemplo da atualidade do liberalismo na economia. Como você se posiciona sobre isso?

QUESTÃO 5

Fazer a cidadania acontecer na prática tem sido uma questão complexa no Brasil. Pensando nisso, escreva um parágrafo apontando os limites do exercício da cidadania em nosso país.


Saiba mais

Jardim da Luz – Iluminismo

Canal Anísio Filho “Jardim da Luz – Iluminismo”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7BS_WILEFKM> acesso em 13, abr. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0526) Compreender as principais características e ideias do Iluminismo e suas críticas ao Antigo Regime.
(EJAHI0527) Relacionar a construção da cidadania e dos direitos universais do homem aos principais aspectos conceituais do Iluminismo.
(EJAHI0528) Discutir a relação entre as ideias do Iluminismo e liberalismo com a organização do mundo contemporâneo.
Referencial teórico:PORFÍRIO, Francisco. Liberalismo. Disponível em < https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/liberalismo.htm> Acesso em 04 de fevereiro de 2021.
SPINDOLA, Stephanie. Porque é importante falarmos em cidadania? Disponível em: <https://www.politize.com.br/por-que-e-importante-cidadania/#:~:> Acesso em 04 de fevereiro de 2021.
VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 8º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.