You are currently viewing História – Movimento operário

História – Movimento operário

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Com a Revolução Industrial, os trabalhadores se viram diante de uma situação de exploração do trabalho até então desconhecida. Como alternativa, desenvolveram várias formas de lutas. No início do século XIX, surgiu algo novo: a consciência de que faziam parte de uma classe social específica que lutavam contra a classe dos capitalistas.

Questão 1

Escreva um parágrafo expressando o que você pensa sobre a atuação dos sindicatos e as greves.

Questão 2

De que forma os sindicatos surgiram?

Questão 3

Por que os trabalhadores começaram a fazer greve?

Questão 4

Você conhece a tática Black bloc? Faça uma pesquisa comparando esta tática com a ação dos ludistas, no início do século XIX. Observe as semelhanças e diferenças entre os dois.

Questão 5

Retome a questão 1 para pensar o seguinte: depois de estudar esse assunto a sua opinião mudou? Escreva um parágrafo sobre isso.

Saiba mais

Black Bloc

Canal Anísio Filho. Black Bloc. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zWD68rnlrnQ> acesso em 20, mai. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-7a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0711) Compreender e analisar as lutas dos trabalhadores por trabalho e por direitos.
Referencial teóricoHOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções 1789-1848. Tradução de Maria L. Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.
VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 8º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.