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História – Imperialismo

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Colonization_1945.png> acesso em 23, set. 2022.

Criada no século XVIII, na Inglaterra, a indústria introduziu uma nova divisão social do trabalho colocando a máquina no centro do processo produtivo e transferindo para o burguês o controle sobre o trabalho através da propriedade dos meios de produção. Ela reestruturou o mercado. A produção em larga escala gerou um movimento de mão de obra, matéria-prima e mercadorias também em larga escala – um mercado em níveis globais. Para satisfazer as demandas desse mercado, os europeus colonizaram a África e a Ásia.

Questão 1

 Na década de 1850 aconteceu o grande salto consolidando o capitalismo industrial em toda a Europa. A produção de produtos de algodão da década de 1850 foi superior a tudo que havia sido produzido entre as décadas de 1820 a 1850; o número de máquinas de algodão cresceu em 200 mil na década de 1850; entre 1851 e 1857, a Bélgica dobrou sua produção de ferro; neste mesmo período surgiram 115 companhias de ações na Prússia, sendo que até então só existiam 67 companhias deste tipo na região; de 1850 a 1870, o comércio mundial aumentou 260%. Os países adotaram a economia de livre mercado. E por fim, extinguiram-se legislações que remontavam ao feudalismo e ao mercantilismo como a que garantia a existência de corporações e leis contra a usura.

A partir dos dados apresentados sobre a consolidação do capitalismo industrial, escreva as características deste sistema.

Questão 2

O capitalismo industrial impôs uma reestruturação econômica, criando demandas novas. Esta situação fez os países europeus mudarem completamente seus interesses pela Ásia e pela África. Desde o final do século XVIII, os europeus começaram a adentrar o interior desses continentes por meio de expedições científicas e missões religiosas. No século XIX, houve uma invasão, motivada por interesses econômicos, que buscava satisfazer as demandas criadas pelo capitalismo industrial.

De que forma podemos relacionar capitalismo industrial e imperialismo?

Questão 3

Durante o século XIX, empresas e governos começaram a se interessar pela exploração das riquezas africanas. Inglaterra, França, Portugal, Bélgica, entre outros estabeleceram colônias. Começaram a se acirrar as disputas entre estas nações. Em 1885, alguns países europeus, Estados Unidos e Império Otomano se reuniram numa conferência em Berlim, capital da Alemanha, para estipular os princípios que regeriam a conquista da África. Criaram regras como: somente a ocupação do litoral não bastava para reivindicar as terras do interior, era preciso ocupá-las e quando isso acontecesse informar oficialmente às demais potências; as bacias dos rios Níger e Congo foram declaradas áreas livres para a navegação e o comércio internacional.

Como resultado dessa conferência, em 1880 só 10% do território africano estava dominado pelas potências. Em 1900, o continente estava quase todo dominado.

Como você avalia a Conferência de Berlim?

Saiba mais

A era dos impérios acabou(?)

Canal Anísio Filho. A era dos impérios acabou(?). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PXjqM5XeOUM> acesso em 23, set. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-7a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0752) Relacionar as principais demandas do capitalismo industrial com o processo de expansão imperialista sobre o continente africano e o asiático ao longo do século XIX.
Referencial teóricoPINTO, Tales dos Santos. Revolução Industrial e início do capitalismo. Disponível em <https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/revolucao-industrial.htm> Acesso em 14 de dezembro de 2021.
SILVA, Daniel Neves. “Capitalismo”; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/capitalismo.htm> Acesso em 14 de dezembro de 2021.
VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 8º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.