Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA
HISTÓRIA E MEMÓRIA
Veja esta situação:
Memória
Esta é a história do filme Narradores de Javé, dirigido por Eliane Caffé, em 2003. É um exemplo de como a memória funciona. Os historiadores Kalina Silva e Maciel Silva (2009. p. 275) dizem que
“… A memória é a propriedade de conservar certas informações, propriedade que se refere a um conjunto de funções psíquicas que permite ao indivíduo atualizar impressões ou informações passadas, ou reinterpretadas como passadas”.
A memória é uma lembrança do passado que se dá no presente. Ou seja, ao contar a história, a pessoa adapta sua versão a depender da circunstância. Biá experimentou isto e viu o quanto a memória é um campo aberto de reconstrução do passado.
História
A história também lida com a lembrança do passado no presente, mas de maneira diferente.
Biá se viu numa situação difícil porque entendia o relato como expressão da verdade. Quando se deparou com relatos diferentes, interpretou-os como verdade ou mentira.
Para um historiador, o relato de cada morador não é a expressão da verdade, é fonte histórica. Antes de ser aceita como verdade, uma fonte passa por crítica e análise que levam a vários aspectos implicados no ato de lembrar.
História e memória também diferem quanto aos procedimentos. Enquanto a memória é espontânea, uma pessoa senta e conta; a história é formal, o historiador constrói um problema, elabora hipóteses e investiga.
Assim, a história é uma lembrança sistematizada do passado, que produz uma visão crítica e analítica sobre os fatos.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A história é uma lembrança sistematizada do passado, que produz uma visão crítica e analítica sobre o que aconteceu. Isso significa que o historiador:
(A) Conta a história reproduzindo fielmente o que ouviu em relatos e leu em documentos escritos.
(B) Faz uma crítica dos relatos e documentos escritos para depois sistematizar a história que irá contar.
(C) Observa as funções psíquicas de cada indivíduo que faz um relato para decidir se ele é digno de confiança.
(D) Entende que cada relato é a expressão da verdade sobre o que aconteceu no passado.
QUESTÃO 2
No filme Narradores de Javé, cada morador conta a história de um jeito. Por que isso acontece?
(A) Sempre que uma pessoa está contando história ela tem um roteiro já bem claro que lhe indica começo, meio e fim.
(B) A memória é uma capacidade humana de lembrar o que aconteceu no passado que ocorre sempre que surge uma dúvida.
(C) Quando mudam as circunstâncias nas quais a história está sendo contada, a lembrança do que aconteceu também muda.
(D) A relação entre história e memória leva a pessoa a se confundir na hora de contar o que aconteceu.
QUESTÃO 3
O filme Narradores de Javé é um exemplo de que a memória é uma maneira mais fluida de relação com o passado. Pessoas diferentes contam histórias diferentes. E uma mesma pessoa pode relatar versões diferentes em circunstâncias diferentes. Escreva exemplos dessa situação no cotidiano.
QUESTÃO 4
Que relação podemos estabelecer entre história e memória?
Autoria | Anísio José Pereira Filho |
Formação | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0406) Compreender o conceito de Memória e sua relação com o conceito de História. |
Referencial teórico: | SILVA, Kalina V. SILVA, Maciel H. História [verbete] In: ______. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009. ______. Memória [verbete] In: ______. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009. |