You are currently viewing História – História e memória

História – História e memória

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


Poster do filme Narradores de Javé. Disponível em: <https://www.cinepipocacult.com.br/2010/08/narradores-de-jave.html> acesso em 24, fev. 2023.

HISTÓRIA E MEMÓRIA

Veja esta situação:

A cidade de Javé será inundada pela construção de uma barragem. Os moradores decidem montar um dossiê contando a sua história. Querem mostrar que o lugar tem valor e não pode submergir.
A população vive numa tradição oral, ninguém sabe escrever. A solução é ir atrás de Antônio Biá, carteiro que foi escorraçado por sua falta de respeito.
Biá vai de casa em casa entrevistando moradores para registrar a história de Javé. Mas tem um problema: cada pessoa reserva para seus ancestrais um lugar de destaque na grande saga de Indalécio, o fundador de Javé. Antônio Biá se vê em meio a uma grande confusão: que história contar se cada um conta de um jeito?

Memória

Esta é a história do filme Narradores de Javé, dirigido por Eliane Caffé, em 2003. É um exemplo de como a memória funciona. Os historiadores Kalina Silva e Maciel Silva (2009. p. 275) dizem que

“… A memória é a propriedade de conservar certas informações, propriedade que se refere a um conjunto de funções psíquicas que permite ao indivíduo atualizar impressões ou informações passadas, ou reinterpretadas como passadas”.

A memória é uma lembrança do passado que se dá no presente. Ou seja, ao contar a história, a pessoa adapta sua versão a depender da circunstância. Biá experimentou isto e viu o quanto a memória é um campo aberto de reconstrução do passado.

História

A história também lida com a lembrança do passado no presente, mas de maneira diferente.

Biá se viu numa situação difícil porque entendia o relato como expressão da verdade. Quando se deparou com relatos diferentes, interpretou-os como verdade ou mentira.

Para um historiador, o relato de cada morador não é a expressão da verdade, é fonte histórica. Antes de ser aceita como verdade, uma fonte passa por crítica e análise que levam a vários aspectos implicados no ato de lembrar.

História e memória também diferem quanto aos procedimentos. Enquanto a memória é espontânea, uma pessoa senta e conta; a história é formal, o historiador constrói um problema, elabora hipóteses e investiga.

Assim, a história é uma lembrança sistematizada do passado, que produz uma visão crítica e analítica sobre os fatos.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A história é uma lembrança sistematizada do passado, que produz uma visão crítica e analítica sobre o que aconteceu. Isso significa que o historiador:

(A) Conta a história reproduzindo fielmente o que ouviu em relatos e leu em documentos escritos.

(B) Faz uma crítica dos relatos e documentos escritos para depois sistematizar a história que irá contar.

(C) Observa as funções psíquicas de cada indivíduo que faz um relato para decidir se ele é digno de confiança.

(D) Entende que cada relato é a expressão da verdade sobre o que aconteceu no passado.

QUESTÃO 2

No filme Narradores de Javé, cada morador conta a história de um jeito. Por que isso acontece?

(A) Sempre que uma pessoa está contando história ela tem um roteiro já bem claro que lhe indica começo, meio e fim.

(B) A memória é uma capacidade humana de lembrar o que aconteceu no passado que ocorre sempre que surge uma dúvida.

(C) Quando mudam as circunstâncias nas quais a história está sendo contada, a lembrança do que aconteceu também muda.

(D) A relação entre história e memória leva a pessoa a se confundir na hora de contar o que aconteceu.

QUESTÃO 3

O filme Narradores de Javé é um exemplo de que a memória é uma maneira mais fluida de relação com o passado. Pessoas diferentes contam histórias diferentes. E uma mesma pessoa pode relatar versões diferentes em circunstâncias diferentes. Escreva exemplos dessa situação no cotidiano.

QUESTÃO 4

Que relação podemos estabelecer entre história e memória?


AutoriaAnísio José Pereira Filho
FormaçãoHistória
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0406) Compreender o conceito de Memória e sua relação com o conceito de História.
Referencial teórico:SILVA, Kalina V. SILVA, Maciel H. História [verbete] In: ______. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009.
______. Memória [verbete] In: ______. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009.