Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
GRANDES MARCOS DA HISTÓRIA
Agricultura
O cultivo de vegetais pelo homem teve início por volta de 10 mil anos atrás. Foi uma prática desenvolvida por vários povos de forma independente onde hoje é a Ásia, a África e a América.
A invenção da agricultura e a domesticação de animais representou umas das mais importantes transformações na vida humana. Até então, o tipo predominante de vida era o nômade, as sociedades humanas não se fixavam num único local. Elas se estabeleciam num lugar e exploravam o seu entorno, coletando vegetais, caçando e pescando. Quando os alimentos começavam a rarear se mudavam em busca de um novo lugar.
Começou a surgir sociedades sedentárias. Com o passar do tempo e o aperfeiçoamento das técnicas foi possível aumentar a produção de forma a se produzir mais do que se consumia gerando uma sobra, o excedente.
Comércio
Esse excedente era guardado e além de representar alguma garantia de alimentação em épocas de crise também estimulou a troca de produtos entre os grupos, ou seja, o surgimento do comércio.
Metais
A descoberta e o uso dos metais se deu por volta de 6 mil a. C. A região da Mesopotâmia foi um cenário importante desse aparecimento. O cobre, o bronze e o ferro foram os principais metais utilizados inicialmente.
O uso dos metais representou uma importante mudança na vida das sociedades humanas. Eles foram amplamente utilizados na fabricação de objetos e de armas, possibilitou um incremento nas artes e tornou importante a figura do artesão, uma profissão cada vez mais valorizada.
Para muitos pesquisadores a importância da descoberta dos metais foi tão grande que teria existido uma idade dos metais que corresponderia ao último período da pré-história.
Grandes marcos da história
Entender as mudanças que aconteceram na vida da humanidade é o principal objetivo dos historiadores. Eles usam as grandes mudanças para marcarem o início e o fim de épocas históricas. Esses marcos são importantes para organizar o conhecimento sobre o nosso passado. Agricultura, comércio e metalurgia transformaram a vida humana definitivamente.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Quais atividades econômicas essas imagens nos apresenta?
QUESTÃO 2
Algumas invenções e descobertas provocam grandes transformações na forma como a humanidade vive. Dê uma olhada à sua volta, pense um pouco e responda: que mudanças aconteceriam em sua vida se não existisse a agricultura, os metais e o comércio?
QUESTÃO 3
A descoberta da agricultura ocorreu:
(A) De forma independente em alguns continentes.
(B) De forma coordenada a partir da Mesopotâmia.
(C) De forma derivada a partir de uma invenção europeia.
(D) De forma espontânea usando tecnologia de ponta.
QUESTÃO 4
Logo que foram descobertos os metais, seu uso impactou sobretudo:
(A) A fabricação de objetos e de armas.
(B) A forma de caçar e de pescar.
(C) Os cultos religiosos e cerimônias.
(D) O modo de distribuir a produção.
SAIBA MAIS
Grandes marcos da história
Definir marcos temporais é uma parte importante do trabalho do historiador. Veja aí.
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0411) Relacionar a formação das culturas e dos povos, em sua condição de nômades e sedentários, com o espaço geográfico ocupado a partir da descoberta da agricultura e domesticação de animais. |
Referencial teórico: | PORTÈRES, R. BARRAU, J. Origens, desenvolvimento e expansão das técnicas agrícolas. In: KI-ZERBO, Joseph (Edit.). História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2010. VERCOUTTER, J. Descoberta e difusão dos metais e desenvolvimento dos sistemas sociais até o século V antes da Era Cristã. In: KI-ZERBO, Joseph (Edit.). História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2010. |