Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA
GOVERNO DUTRA
Eurico Gaspar Dutra foi presidente do Brasil no período de 1946 a 1951. Seu mandato adquiriu importância histórica principalmente em função do contexto nacional e internacional. Foi o primeiro presidente do período democrático de 1946 a 1964; do ponto de vista internacional, vivia-se o início da Guerra Fria.
Política
Dutra fez questão de deixar claro a sua posição em relação ao mundo bipolar. Conforme as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, assim que assumiu a presidência, adotou uma política subserviente aos Estados Unidos, rompeu relações diplomáticas com a União Soviética e declarou os comunistas brasileiros como inimigos de seu governo.
O Partido Comunista do Brasil era o mais forte da América Latina e estava em vias de se tornar uma força política importante. Dutra estava determinado a agir contra isso o mais rápido possível. No início de 1946, uma onda de greves dos bancários se espalhou pelo país e deu o pretexto para a repressão: o governo interviu em 143 sindicatos e a Confederação dos Trabalhadores do Brasil foi declarada ilegal.
Em março de 1946, uma declaração de Luís Carlos Prestes deu a Dutra a oportunidade de iniciar o processo de cassação do Partido Comunista. Em maio de 1947, o Tribunal Superior Eleitoral cassou o registro do partido. Em janeiro de 1948, o Congresso Nacional cassou o mandato de todos os eleitos pela legenda do PC.
Economia
Na economia, a presidência de Dutra foi desastrada. Para enfrentar a inflação, o governo liberou indiscriminadamente as importações e ainda as subsidiou com a supervalorização do câmbio.
A inflação desacelerou, mas as reservas cambiais se esgotaram. Além disso, nenhuma providência foi tomada para ampliar a capacidade industrial do país.
Em 1948 foi anunciado o plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia), que seria voltado para investimentos públicos nestas áreas. Mas o plano não avançou muito e boa parte dele nem saiu do papel.
Concluindo
Em resumo, o governo Dutra foi marcado pelo alinhamento com os Estados Unidos, o liberalismo na economia, o anticomunismo, a não permeabilidade para as questões sociais e posições moralistas do presidente.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Marque a opção que assinala corretamente a posição do governo Dutra na Guerra Fria.
(A) Alinhou-se com a União Soviética sem romper relações diplomáticas com os Estados Unidos.
(B) Alinhou-se com os Estados Unidos sem romper relações diplomáticas com a União Soviética.
(C) Alinhou-se com a União Soviética e rompeu relações diplomáticas com os Estados Unidos.
(D) Alinhou-se com os Estados Unidos e rompeu relações diplomáticas com a União Soviética.
QUESTÃO 2
Na economia, o governo Dutra caracterizou-se por ser:
(A) Trabalhista.
(B) Socialista.
(C) Liberal.
(D) Comunista.
QUESTÃO 3
Quais os resultados das iniciativas econômicas do governo Dutra?
QUESTÃO 4
Releia o texto, faça uma análise das ações do governo Dutra na política e na economia. Como você avalia este governo?
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0633) Entender as características do populismo liberal no Brasil e seus desdobramentos no estado de Goiás. |
Referencial teórico: | SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. Companhia das Letras. Edição do Kindle. |