You are currently viewing História – Contar o tempo

História – Contar o tempo

Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.

Temática – História – Contar o tempo. Disponível em: <https://pixabay.com/pt>. Acesso em: 02 de Agosto de 2021.

Essa aula apresenta uma discussão sobre as necessidades que levaram o homem a contar o tempo citando alguns dos instrumentos criados para este fim.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Contar o tempo.

5ª SÉRIE | Eaja |HISTÓRIA| PROF.: ANÍSIO FILHO

Contar o tempo

Que horas começa o seu turno de trabalho? Que horas você vai dormir? Que horas é o seu almoço? Trabalho, lazer, refeições, sono, temos hora marcada para qualquer atividade do dia a dia. Como você conta o tempo? Quais os instrumentos que você usa para isso? Marcar o tempo é uma necessidade humana que se faz cada vez mais presente em nossa vida. Por isso mesmo, os instrumentos para medir e contar o tempo se multiplicaram. Para saber as horas usamos celulares, tablets, computadores e vários formatos de relógios que funcionam à base de microchips, baterias e cristais.

O relógio tornou-se o principal instrumento para ordenar os episódios de um dia. Mas, ao longo da história, temos exemplos de sociedades agrícolas em que era o ciclo anual de plantação, colheita e armazenamento de alimentos que regia a divisão do tempo; para outras, as estações do ano é que mediam o tempo; outras usavam o sol: sol nascente, sol do meio dia, pôr do sol, noite. A forma como cada sociedade marca o tempo tem a ver com o seu modo de vida predominante. Numa sociedade urbana e industrializada como a nossa, a tendência é ter uma marcação do tempo com instrumentos mais precisos. Em sociedades agrícolas, a tendência é um ordenamento menos rígido das horas do dia.

A necessidade de contar o tempo surgiu ainda na pré-história para atender a questões básicas de sobrevivência como a caça, por exemplo. Contar o tempo permitiu coordenar melhor as ações e aperfeiçoar a colaboração entre os indivíduos. A sombra gerada pela posição do sol foi a primeira forma de identificar períodos do dia. De lá para cá, além dos relógios de sol, surgiram relógios usando para contar o tempo água (clepsidra), areia (ampulheta), vela, pêndulo até chegarmos ao relógio atômico, criado no século XX, que usa o átomo.

O calendário é outro instrumento usado para contar o tempo, servindo para marcar períodos de tempo maiores como dia, semana, mês e ano. Sua criação ocorreu quando as sociedades começaram a ficar mais complexas.

A contagem do tempo é uma necessidade humana ligada às suas atividades para a sobrevivência, para o desenvolvimento da sua vida em grupo. É uma forma de se orientar em meio à passagem do tempo.

Atividade

Questão 1 – Por que o homem começou a contar o tempo?

Questão 2 – Quais instrumentos criados pelo homem para contar o tempo são citados no texto?


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EAJAHI0518) Conhecer as necessidades que levaram à elaboração de diferentes formas de contar o tempo.
Referências: BERGAMINI, Cristiane. Para conseguir contar o tempo, foi uma questão de tempo. Disponível em <Para conseguir contar o tempo, foi uma questão de tempo – _comciência (comciencia.br)> Acesso em 05 de fevereiro de 2021.VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.