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História – Capitalismo industrial e imperialismo

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Disponível em <http://multiploscaminhos.blogspot.com/2018/02/atividade-imperialismo-9-ano-colegio.html> acesso em 09, fev. 2022.

CAPITALISMO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO

Capitalismo industrial

Com a Revolução Industrial, o trabalho que antes era feito em casa passou a se concentrar na fábrica. A indústria introduziu uma nova divisão social do trabalho colocando a máquina no centro do processo produtivo e transferindo para o burguês o controle sobre o trabalho através da propriedade dos meios de produção.

Ela também reestruturou o mercado. A produção em larga escala gerou um movimento de mão de obra, matéria-prima e mercadoria também em larga escala; enfim, um mercado operando em níveis globais.

O século XIX testemunhou a consolidação do capitalismo industrial, que representou uma reestruturação econômica e a criação de demandas novas.

Imperialismo

O interesse dos países europeus pela Ásia e pela África modificou-se. Desde o século XVIII, expedições científicas e religiosas vinham “descobrindo” esses continentes. No século XIX, o interesse econômico predominou.

A Inglaterra constituiu um dos mais importantes impérios da época.

Atuação do império britânico

Na Índia, a principal estratégia inglesa foi a política de alianças com as lideranças locais, mas recorreu-se também ao uso da força como no caso da revolta dos sipaios. O principal produto buscado era o algodão. Também foi importante o ópio, usado como moeda na aquisição do chá chinês.

A China mantinha muitas restrições ao mercado estrangeiro. Na relação com o império britânico, destaca-se as guerras do ópio das quais saiu derrotada e obrigada a abrir diversos de seus portos para o comércio com os ingleses. O principal produto buscado era o chá.

Conferência de Berlim

O interesse pela África aumentou quando houve a expansão das estradas de ferro na Europa. Além de um subsolo rico em ferro e outros metais, os europeus encontraram lá mão-de-obra barata.

Em função do acirramento das disputas entre as potências imperialistas, em 1885, alguns países europeus, Estados Unidos e Império Otomano se reuniram numa conferência em Berlim, capital da Alemanha, para estipular os princípios que regeriam a conquista da África.

O resultado dessa conferência foi a concretização da colonização europeia sobre o continente africano. Em 1880 só 10% do território estava dominado pelas potências. Em 1900, o continente africano estava quase todo dominado.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Na década de 1850 aconteceu o grande salto consolidando o capitalismo industrial em toda a Europa. A produção de produtos de algodão da década de 1850 foi superior a tudo que havia sido produzido entre as décadas de 1820 a 1850; o número de máquinas de algodão cresceu em 200 mil na década de 1850; entre 1851 e 1857, a Bélgica dobrou sua produção de ferro; neste mesmo período surgiram 115 companhias de ações na Prússia, sendo que até então só existiam 67 companhias deste tipo na região; de 1850 a 1870, o comércio mundial aumentou 260%. Os países adotaram a economia de livre mercado. E por fim, extinguiram-se legislações que remontavam ao feudalismo e ao mercantilismo como a que garantia a existência de corporações e leis contra a usura.

A partir dos dados apresentados sobre a consolidação do capitalismo industrial, escreva as características deste sistema.

QUESTÃO 2

De que forma podemos relacionar capitalismo industrial e imperialismo?

QUESTÃO 3

Fonte: Vainfas, et. al., 2018. p. 224.

A análise do mapa acima permite concluir que a Conferência de Berlim representou:

(A) Um estímulo para a colonização europeia da África.

(B) Um entrave para a colonização europeia da África

(C) Um ponto final na colonização europeia da África.

(D) O ponto de partida da colonização europeia da África.

QUESTÃO 4

Fez parte da estratégia de atuação do império britânico em suas colônias na África e na Ásia:

(A) Cooptação de líderes, compra de votos e distribuição de presentes.

(B) Estímulos das guerras intertribais e parceria com a igreja católica.

(C) Política de alianças com líderes locais, uso da força e guerra.

(D) Negociações diplomáticas similares às que ocorrem entre estados soberanos.


SAIBA MAIS

As guerras do ópio

Canal Anísio Filho. As guerras do ópio. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=V1bA5XNiID4> acesso em 09, fev. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0613) Relacionar as principais demandas do capitalismo industrial com o processo de expansão imperialista sobre o continente africano e o asiático ao longo do século XIX.
Referencial teórico:PINTO, Tales dos Santos. Revolução Industrial e início do capitalismo. Disponível em <https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/revolucao-industrial.htm> Acesso em 14 de dezembro de 2021.
SILVA, Daniel Neves. “Capitalismo”; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/capitalismo.htm> Acesso em 14 de dezembro de 2021.
VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 8º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.