O Hip Hop é uma expressão social, artística e política. É composto por quatro elementos artísticos: grafite, break, MC e o DJ, esses dois últimos constituem o Rap. É uma cultura de revolução, atitude, protesto, valores, crenças e o jeito de ser e se expressar de um grupo de pessoas, que são marcadas pela realidade das periferias urbanas e reivindicam melhorias de vida. Vamos conhecer melhor sobre essa cultura popular?
Atividade 1
Vamos conhecer um pouco mais da cultura do Hip Hop, acessando o link abaixo e assistindo o vídeo “A origem do Hip Hop”.
Atividade 2
A dança é arte. Existem dois termos importantes na arte que são a fruição e a performance.
Para entender mais sobre a arte e o Hip Hop as definições dos termos abaixo e as escreva em seu caderno:
- Fruição e performance
- Hip hop, Break, DJ, Grafite, MC e Rap
Atividade 3
Após encontrar o significado de fruição e performance, acesse o link abaixo e assista a performance do Bboy Neguim no Hip Hop. Assista à apresentação como exercício de fruição e percepção da arte por ela mesma, a arte fazendo sentido para você, despertando emoções e sentimentos.
Faça esse exercício constantemente com outras modalidades artísticas para conhecer, perceber, sentir e se apropriar da arte.
Atividade 4
Imagine agora que você é o MC em uma apresentação de Hip Hop. O que você diria ao público? Qual seria sua mensagem?
Crie a letra de um Rap. Para isso, siga os passos:
- Escolha primeiro um tema e use as palavras que você quiser.
- Monte frases com as palavras elaborando um sentido dentro do tema.
- Cada linha pode ser uma frase sobre o tema.
Se preferir, escreva uma redação ou uma carta endereçada a alguém sobre o assunto que você escolheu. Tente depois pronunciar as frases mantendo um ritmo. Coloque uma música instrumental de Hip Hop pra dar um clima. Talvez você se descubra como artista. Vamos lá?
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Arte-dança | (EAJAAR0629) Identificar e estabelecer relações entre a dança em seus diferentes contextos com outras manifestações artísticas, ressaltando a produção local de grupos, instituições de ensino formais/informais e eventos culturais regionais. |