Oi, tudo bem? Estaremos tendo a oportunidade de dar continuidade aos estudos e ao mesmo tempo manter o isolamento social através das aulas virtuais. Hoje vamos Analisar e comparar o alcance e impacto das culturas grega e romana na tradição ocidental.
Atividade 1
Assista ao vídeo sobre a antiguidade clássica na Grécia antiga, após refletir sobre o vídeo produza um texto sobre as diferenças entre a democracia criada na Grécia antiga e a democracia praticada em nossa sociedade nos dias atuais.
Atividade 2
O texto abaixo aborda os principais elementos dos povos gregos e romanos. Após fazer a leitura atenciosa do texto, responda as questões propostas.
Grécia Antiga
A sociedade grega se fixou na península Balcânica, região que apresenta um relevo montanhoso, o que favoreceu a formação de comunidades independentes umas das outras nos aspectos político, militar e econômico.
Em comum havia a língua, a religião, os usos e costumes. A cultura grega foi o elemento de união e de identificação do antigo povo grego. A confraternização geral entre os gregos era realizada nas festividades religiosas, que também envolviam competições esportivas e literárias.
A Grécia foi também o berço da democracia, já que as medidas administrativas eram discutidas e aprovadas pelo conjunto de cidadãos.
Sociedade grega
A sociedade grega estava dividida em cidadãos e não-cidadãos. Os cidadãos, entre os quais havia pessoas muito ricas e outras mais humildes, desfrutavam de todos os direitos políticos, participavam da vida pública e eram obrigados a pagar impostos. Em Atenas, elevavam-se à categoria de cidadãos apenas os homens adultos filhos de país atenienses. Em outras cidades, como Esparta, por exemplo, existia uma nobreza que tinha autoridade social e política.
A maioria da população da Grécia Antiga, entretanto, era de não-cidadãos, que não gozavam de direitos políticos, a exemplo das mulheres, dos escravos e dos estrangeiros (metecos). Contudo, a situação variava:
Os estrangeiros, considerados livres, dedicavam-se principalmente ao comércio e ao artesanato. Pagavam impostos e faziam parte do exército, mas não possuíam terras nem casas.
Os escravos eram propriedade de uma família, constituindo importante força de trabalho no serviço doméstico e na agricultura. Por vezes eram prisioneiros de guerra ou filhos de escravos.
Os homens livres, cidadãos ou não, podiam se tomar soldados.
Religião
Os gregos eram politeístas e adeptos do antropomorfismo, isto é, seus deuses eram representados sob a forma humana em sua absoluta perfeição.
De acordo com a mitologia, os deuses possuíam todas as qualidades e defeitos dos mortais e, por serem deuses, essas virtudes e defeitos eram também em proporções divinas. Os deuses eram guerreiros violentos e vingativos, sujeitos ao ciúme, à inveja, à soberba, ao amor e ao ódio.
A trindade máxima era composta por Zeus, senhor da Terra e do céu, Poseidon, senhor dos mares e dos ventos, e Hades, senhor do mundo inferior e dos mortos.
O Monte Olimpo era considerado a morada dos deuses sob a presidência de Zeus, o deus mais importante, o deus dos deuses.
Questões propostas sobre o texto:
a)
Com base no mapa e na leitura do texto, indique qual a localização da Grécia antiga.
b) Embora as cidades da Grécia antiga fossem independentes entre si, haviam elementos que uniam esses povos. Quais elementos eram esses?
c) Identifique as diferenças entre os cidadãos e não-cidadãos na sociedade grega.
d) A religião grega tinha caráter politeísta, com passagens do texto explique o que é uma religião politeísta.
Proponentes – Professores | Izolina Vieira de Deus Oliveira |
Instituição Educacional | Escola Municipal Professor Hilarindo Estevam de Souza |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
EAJA | EAJA |
EAJA – Série: | 5ª Série |
Componente Curricular: | História |
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAHI0531) Analisar e comparar o alcance e impacto das culturas grega e romana na tradição ocidental. |