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Matemática – Gráficos

Olá! Vamos aprender sobre os gráficos.

Atividade 1

Para começar, assista ao vídeo a seguir. Trata-se de uma reportagem de 2015, apresentada no Jornal Nacional.

Eu vejo Matemática! Com que frequência? O tempo todo! – Canal: TIC na Matemática –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=pnuXMXXdiP0

Como foi apresentado na reportagem, a Matemática está presente em muitas situações do nosso cotidiano. Você já parou para pensar nisso?

Na próxima atividade, aprofundaremos sobre esse assunto.

ATIVIDADE 2 

O COVID-19 E A MATEMÁTICA

Vamos continuar nossa caminhada? Nesta atividade você vai analisar algumas informações contidas nos Informes Epidemiológicos da nossa cidade. Veja o gráfico a seguir:

Gráfico 1 – Número e percentual de casos segundo a faixa

FONTE: Informe Epidemiológico – COVID, Edição nº 144, acessado em https://saude.goiania.go.gov.br/wp-uploads/sites/3/2021/01/EDICAO-n%C2%B0-294-Dados-preliminares-atualizados-em-21.01.2021-as-12-00-horas.pdf

Pare, pensa e responda: Qual o título do gráfico acima? Você acertou se respondeu Número e percentual de casos segundo a faixa etária”. Este gráfico é chamado Gráfico de Barras, devido as barras que utilizamos para apresentar as informações que desejamos. Além de possuir um título, todo gráfico possui dois eixos que no caso acima são: o Número de Casos, que se apresenta na vertical e vai de 0 a 50.000 (cinquenta mil); e a Faixa Etária, que vai desde o 0 até acima dos 60 anos de idade.

Agora para aprofundar a análise, pegue seu caderno e lápis ou caneta, como preferir. Você vai precisar registrar algumas reflexões. Vamos lá? Anote:

  • Quantas barras estão contidas no gráfico?
  • Cada barra, refere-se a uma faixa etária. Em qual faixa etária você se enquadra?
  • Qual das faixas etárias mais se contaminaram com o Novo Coronavírus? Faça um ranking, indicando as faixas da mais contaminada a que menos se contaminou, conforme sugestão. Copie a tabela em seu caderno, para ficar mais organizado.
Ordem decrescente de contaminação por faixa etária
1º lugar (faixa mais contaminada)
2º lugar
3º lugar
4º lugar
5º lugar (faixa menos contaminada

Ao organizar essa tabela, você precisou comparar as quantidades de pessoas contaminadas apresentadas no gráfico. As barras te ajudam a perceber o maior e o menor número, ordenando-os em modo decrescente. Você consegue ler cada número apresentado nas barras? Escreva por extenso em seu caderno como você lê cada número O primeiro vou deixar de exemplo:

a) 2.220 – dois mil, duzentos e vinte.

b) 5.355 – 

c) 40.949 – 

d) 31.259 – 

e) 14.417 – 

Agora some todos os cinco valores com auxílio de uma calculadora e determine: qual o total de contaminados por COVID-19 no dia da publicação do Informe Epidemiológico?

Por último, uma reflexão! Como você viu, a faixa etária mais contaminada é dos jovens e adultos entre 20 e 39 anos. Por que você acha que esse grupo é o mais contaminado em Goiânia? É hora de conversarmos. 

Até mais e se cuida!


Proponentes – Professores:Douglas Aires
Instituição Educacional:Escola Municipal Osterno Potenciano e Silva
CRE:Jarbas Jayme

EAJA –Série: 7ª Série
Componente Curricular:Matemática                                                
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAMA0604) Comparar e ordenar números inteiros, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações-problema que envolvam as operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.(EAJAMA0728) Identificar os diferentes tipos de gráfico e avaliar a adequação destes, para representar um conjunto de dados de uma pesquisa significativa.