Olá! Vamos aprender sobre os gráficos.
Atividade 1
Para começar, assista ao vídeo a seguir. Trata-se de uma reportagem de 2015, apresentada no Jornal Nacional.
Como foi apresentado na reportagem, a Matemática está presente em muitas situações do nosso cotidiano. Você já parou para pensar nisso?
Na próxima atividade, aprofundaremos sobre esse assunto.
ATIVIDADE 2
O COVID-19 E A MATEMÁTICA
Vamos continuar nossa caminhada? Nesta atividade você vai analisar algumas informações contidas nos Informes Epidemiológicos da nossa cidade. Veja o gráfico a seguir:
Gráfico 1 – Número e percentual de casos segundo a faixa
FONTE: Informe Epidemiológico – COVID, Edição nº 144, acessado em https://saude.goiania.go.gov.br/wp-uploads/sites/3/2021/01/EDICAO-n%C2%B0-294-Dados-preliminares-atualizados-em-21.01.2021-as-12-00-horas.pdf
Pare, pensa e responda: Qual o título do gráfico acima? Você acertou se respondeu “Número e percentual de casos segundo a faixa etária”. Este gráfico é chamado Gráfico de Barras, devido as barras que utilizamos para apresentar as informações que desejamos. Além de possuir um título, todo gráfico possui dois eixos que no caso acima são: o Número de Casos, que se apresenta na vertical e vai de 0 a 50.000 (cinquenta mil); e a Faixa Etária, que vai desde o 0 até acima dos 60 anos de idade.
Agora para aprofundar a análise, pegue seu caderno e lápis ou caneta, como preferir. Você vai precisar registrar algumas reflexões. Vamos lá? Anote:
- Quantas barras estão contidas no gráfico?
- Cada barra, refere-se a uma faixa etária. Em qual faixa etária você se enquadra?
- Qual das faixas etárias mais se contaminaram com o Novo Coronavírus? Faça um ranking, indicando as faixas da mais contaminada a que menos se contaminou, conforme sugestão. Copie a tabela em seu caderno, para ficar mais organizado.
Ordem decrescente de contaminação por faixa etária | |
1º lugar (faixa mais contaminada) | |
2º lugar | |
3º lugar | |
4º lugar | |
5º lugar (faixa menos contaminada |
Ao organizar essa tabela, você precisou comparar as quantidades de pessoas contaminadas apresentadas no gráfico. As barras te ajudam a perceber o maior e o menor número, ordenando-os em modo decrescente. Você consegue ler cada número apresentado nas barras? Escreva por extenso em seu caderno como você lê cada número O primeiro vou deixar de exemplo:
a) 2.220 – dois mil, duzentos e vinte.
b) 5.355 –
c) 40.949 –
d) 31.259 –
e) 14.417 –
Agora some todos os cinco valores com auxílio de uma calculadora e determine: qual o total de contaminados por COVID-19 no dia da publicação do Informe Epidemiológico?
Por último, uma reflexão! Como você viu, a faixa etária mais contaminada é dos jovens e adultos entre 20 e 39 anos. Por que você acha que esse grupo é o mais contaminado em Goiânia? É hora de conversarmos.
Até mais e se cuida!
Proponentes – Professores: | Douglas Aires |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Osterno Potenciano e Silva |
CRE: | Jarbas Jayme |
EAJA –Série: | 7ª Série |
Componente Curricular: | Matemática |
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0604) Comparar e ordenar números inteiros, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações-problema que envolvam as operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.(EAJAMA0728) Identificar os diferentes tipos de gráfico e avaliar a adequação destes, para representar um conjunto de dados de uma pesquisa significativa. |