Nesta atividade, vamos conhecer um pouco mais dos principais parques nacionais e estaduais presentes no Estado de Goiás. Assim poderemos conhecer um pouco da história de cada um e identificar sua localização.
Atividade 1
aros alunos, vamos conhecer os parques que temos no nosso Estado, para isso acesse o link:
https://uc.socioambiental.org/noticia/119158
Dentro deste site, você poderá identificar os parques, obter informações referentes à área (tamanho), ano de criação e qual jurisdição responsável por cada um, também poderá visualizar o mapa onde estes parques se encontram e verificar os municípios que estão próximos deste ambiente.
Após esta análise, escolha cinco parques do seu interesse e em seu caderno, coloque todas as informações que você conseguiu a respeito destes. Você pode utilizar uma tabela e classificar os parques de acordo com o seu nome, área, ano de criação, jurisdição, instância responsável, proteção, localização e municípios que se localizam próximos ao parque.
Atividade 2
Continuando a nossa atividade, meus caros alunos, acessando o link :
Vocês poderão conhecer os principais parques do Estado de Goiás – Altamiro de Moura Pacheco / Telma Ortegal / Pirineus / Serra de Caldas e Terra Ronca.
E nossa atividade agora é de explorador! Clique no nome de cada um dos parques que estará em destaque no site e então você poderá explorar toda a história, conhecer a biodiversidade, quais são abertos para visitação pública, localização e municípios envolvidos e ter acesso a algumas imagens de cada um destes importantes parques do nosso Estado de Goiás.
Atividade 3
Apresento a vocês um pouco da história de uma das comunidades que vivem em nosso parques, o povo Calunga. Assista a reportagem disponível em:
Após assistir ao vídeo, em seu caderno, você deverá levantar as relações do povo Calunga com as áreas preservadas do Bioma Cerrado. Aproveite as informações sobre os parques bem como todas as informações a respeito da comunidade Calunga no município de Cavalcante.
Caros alunos ainda nesta atividade devem ser lida as características gerais da agenda 21 brasileira. Só para leitura. Basta para isto, acessar o link em saiba mais / referências logo abaixo.
Saiba Mais
https://mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-brasileira
Componente(s) Curricular(res) | Geografia e história. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAGE0101) Reconhecer-se como sujeito integrante do espaço vivido. (EAJAGE0102) Reconhecer a si próprio e seus pares como sujeitos histórico-culturais. (EAJAGE0103) Perceber semelhanças e diferenças entre os diferentes lugares de vivência. (EAJAGE0515) Correlacionar a expansão econômica com a exploração desmedida de recursos hídricos em diferentes escalas. (EAJAGE0516) Identificar os impactos ambientais ao longo da ocupação e exploração dos recursos hídricos nos espaços EAJAHI0512) Conhecer o conceito de patrimônio material e imaterial. (EAJAHI0513) Compreender os patrimônios materiais e imateriais como documentos criados e transformados ao longo da História. |
Professor | Josemar de Sousa |
Instituição Educacional | Escola Municipal Osterno Potenciano e Silva |
CRE | Jarbas Jayme |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries