You are currently viewing Geografia – Globo Terrestre

Geografia – Globo Terrestre

Olá!! Tudo bem? Hoje você aprenderá um pouco mais sobre a Terra, ou melhor, sobre o Globo Terrestre! Se liga!

Atividade 1

O globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério.

            Sua forma é arredondada, porém, não permite a visualização de toda a superfície ao mesmo tempo, Se observamos o Brasil, por exemplo, não conseguimos ver o Japão, que fica no lado oposto do globo. Já no Mapa Planisfério conseguimos ver o Mapa-múndi em plano, vendo todos os países.

            Um globo terrestre tem às vezes relevo, mostrando a topografia. Se usar uma escala exagerada para o relevo, de forma que resulte visível.

            A maior parte dos globos terrestres modernos inclui também paralelos e meridianos, de modo que se possa efetuar uma localização na superfície do planeta.

Bases de apoio

             Os globos terrestres típicos são construídos de forma que, ao apoiarem-se, o plano da órbita (plano eclíptico) apresente-se sempre representado na horizontal local, e o eixo de rotação apresente-se inclinado em relação à vertical de forma a refletir a “inclinação do eixo da Terra” em relação ao plano de sua órbita.

             A configuração típica é uma configuração didática simplificada. Se o objetivo fosse posicionar corretamente o globo de forma que este refletisse a posição real do planeta no espaço, requerer-se-iam globos com bases de apoio distintas para cada localidade do planeta, bem como ausência de eixos de rotação nos modelos. No referencial de um observador estático na superfície da Terra, o globo planetário nunca se move.

             Para posicionar-se o globo de forma a refletir a posição real do planeta no espaço, uma peão de xadrez pode ajudar. Coloque o peão sobre o globo exatamente na posição (cidade) em que você se encontre. Posicione o conjunto de forma que o peão fique em pé, na vertical local. Em torno do eixo axial do peão, gire o conjunto de forma a levar o polo norte do globo a orientar-se (mas não necessariamente apontar) o ponto cardeal norte local. Procedimentos feitos, a posição do globo reflete agora a posição real do planeta no espaço, e o peão representa o observador local.

            Na configuração real, a projeção do eixo de rotação do globo na esfera celeste indicará a posição do polo celeste elevado.

             A fim de facilitar a tarefa, alguns globos são montados sobre suporte que lhes conferem liberdade de rotação tridimensional, podendo-se posicioná-los sobre os apoios em qualquer configuração desejada.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Globo_terrestre

Fonte: https://assets.catawiki.nl/assets/2018/5/4/9/b/3/9b36c951-3561-45e2-95c7-60a0dddfa225.jpg

Exercícios

1-É uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério. Sua forma é arredondada, porém, não permite a visualização de toda a superfície ao mesmo tempo. As características cartográficas citadas referem-se a qual tipo de representação da superfície terrestre?

A – (  ) Imagem de Satélite. B – (  ) Mapa. C – (  ) Globo Terrestre. D – (  ) Fotografia Aérea.

2-Os globos terrestres típicos são construídos de forma que, ao apoiarem-se, o plano da órbita (plano eclíptico) apresente-se sempre representado na horizontal local, e o eixo de ____________apresente-se inclinado em relação à vertical de forma a refletir a “inclinação do eixo da Terra” em relação ao plano de sua órbita. […]. A parte redondinha do globo terrestre costuma ser de plásticos, como o poliestireno, o ABS e o PVC. Já o suporte que segura o globo terrestre é encontrado em materiais como metal, madeira e plástico.

A opção que preenche CORRETAMENTE o espaço em branco é:

A – (  ) revolução. B – (  ) rotação. C – (  ) translação. D – (  ) nutação.

3- Por que o globo terrestre é a melhor maneira de representar a Terra? E por que ele não permite a visualização de toda a superfície ao mesmo tempo?

Atividade 2

O Planisfério

Fonte: https://imgv2-2-f.scribdassets.com/img/document/162496489/original/93d61f1c17/1614812886?v=

             O mapa-múndi ou planisfério é uma representação cartográfica plana, em escala reduzida, de toda a superfície do planeta Terra. Tal mapa mostra ambos os hemisférios do planeta ao mesmo tempo, evidenciando todos os continentes, que podem ser divididos entre 4 e 7 a depender da classificação escolhida, sendo comum dividi-los em 6. 

Etmologia

              Em latim, mappa designava, primeiramente, lenço e, posteriormente, a representação gráfica de um terreno. Mappa mundi era, então, a representação gráfica do mundo.

História

             A projeção do nosso globo mais utilizada até hoje foi a “Projeção de Mercator”, feita por Gerardus Mercator em 1569. Essa projeção, porém, é alvo de críticas, tanto por ser eurocentrista – a Europa é o centro do mapa – quanto porque o mapa é bastante distorcido nos extremos norte e sul do globo; por exemplo, a Antártida está bem maior que o continente da África, quando na verdade a África é quatro vezes maior que este.

            Uma outra projeção, pouco conhecida mas bastante polêmica, é a Projeção de Gall-Peters. Sua criação suscitou debates acalorados entre os cartógrafos, devido às implicações políticas de suas características realçando países em desenvolvimento, distorcendo e colocando, em segundo plano, os países da porção norte do globo terrestre (Estados Unidos, Europa).

            A Projeção de Mercator foi sendo substituída por outras projeções, como a Projeção de Mollweide, a Projeção de Robinson e a Projeção de Winkel Tripel. Essas projeções deformam menos o mapa, e por isso vêm sendo mais adotadas.

            Todas as formas de projeção adotadas até hoje são denominadas anamórficas, já que transferem uma macrogeometria esférica e rugosa (topografia) para um plano, a partir de um ponto de referência. Essas variações históricas dos mapas em distorções nas proporções dos continentes podem sugerir relações simbólico-políticas, já que, astronomicamente, não há início ou fim, nem parte superior ou inferior do globo.

            A despeito dos “centrismos” relacionados à escolha do meridiano central, a referência costuma ser o norte geográfico e magnético, e o eixo de rotação da Terra, exceto para mapas não globais. Ele também nos apresenta as longitudes e latitudes, e outras linhas que formam nosso planeta como; equador, meridianos etc.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa-m%C3%BAndi

Exercícios

1-As projeções cartográficas são uma forma de se representar o mundo em um planisfério, dispondo dos mais diversos métodos e técnicas para isso. Qual é a projeção do nosso globo mais utilizada até hoje, feita em 1569?

A – (  ) Projeção de Peters.

B – (  ) Projeção de Robinson.

C – (  ) Projeção de Mollweide.

D – (  ) Projeção de Mercator.

2-Transformar uma esfera em uma área plana do mapa seria impossível se os cartógrafos não utilizassem uma técnica matemática […]. Peters, Robinson, Mollweide, Mercator, Winkel Tripel são tipos de:

A – (  ) coordenada geográfica.

B – (  ) projeção cartográfica.

C – (  ) representação gráfica.

D – (  ) encarte de localização.

3-O que significa o nome mapa?


Proponentes – Professores     Ilson José da Silva
Instituição EducacionalEscola Municipal Bernardo Élis
CREBrasil Di Ramos Caiado
Referencias – Texto elaborado com fins pedagógicos.https://pt.wikipedia.org/wiki/Globo_terrestrehttps://imgv2-2-f.scribdassets.com/img/document/162496489/original/93d61f1c17/1614812886?v=1

Ciclo da EAJAEAJA
Turma/agrupamento2º Segmento – 5ª Série
Componente Curricular:Geografia
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAGE0417) Compreender o processo de formulação dos principais produtos cartográficos como: mapas, imagens de satélite e outros.
(EAJAGE0418) Analisar como os diferentes produtos cartográficos são utilizados no cotidiano.