Você sabe o que é globalização? Antes de começarmos a refletir sobre isso, faça um pequeno exercício. Escreva no seu caderno cinco palavras que lhe vem à cabeça quando você ouve a palavra globalização. Pronto? Agora leia o trecho abaixo:
A globalização atual é marcada por um processo de relocalização produtiva. Tradicionais regiões fabris são relativamente esvaziadas e há industrialização acelerada de outras. […] O que vale a pena ressaltar são as razões de mobilidade dos empreendimentos. O que o capital busca, na onda atual de relocalização produtiva, é a melhor combinação possível dos seguintes elementos: baixo custo da força de trabalho; menor força relativa das organizações sindicais; reduzida taxação sobre lucros; baixa restrição à circulação de capitais; e legislação ambientais e de condições de trabalho pouco restritivas. (CASTELLAR, 2013, p. 186).
Você consegue perceber os efeitos da globalização no seu dia a dia? Se sim, qual os principais aspectos da globalização você percebe que são mais presentes?
Atividade 1
Agora, assista o vídeo para aprender um pouco mais.
A globalização se fez mais presente na vida das pessoas, principalmente, em fins do século XX, embora o processo possa ser mais antigo, pois o ser humano, a partir do desenvolvimento de novas tecnologias como meios de transporte e melhoria nas redes de comunicação “encurtou” as distâncias do globo.
Para compreendermos outros aspectos da globalização, como o aumento do consumo de produtos, e consequentemente de recursos naturais, assista o vídeo, “A história das coisas”.
Após ler o texto e assistir os vídeos, faça uma pesquisa sobre a origem das fabricantes dos produtos que você e sua família consomem. Para isso, recorte os rótulos desses produtos para saber a qual país essas transnacionais pertencem.
Atividade 2
Imprima em tamanho A3, o mapa mundi para realizar a atividade. Se não for possível, não se preocupe, você poderá fazer no seu caderno.
O mapa você pode baixar pelo link:
http://www.supercoloring.com/sites/default/files/cif/pdf/2009/09/world-map-coloring-page.pdf
Se tiver dúvida sobre a localização dos países, você pode conferir no mapa disponível nesse link:
Após recortar os rótulos dos produtos, pode ser de beleza, vestuário, limpeza, alimentício, entre outros, você irá pesquisar na internet o país de origem da empresa que o produziu.
Se você imprimiu o mapa mundi, cole esses rótulos nos países que você localizou. Se não imprimiu o mapa, cole no seu caderno e escreva junto ao rótulo o país de origem da transnacional que o produziu e responda:
1- Algum produto é de origem nacional?
2- A maior parte dessas empresas, está localizada em qual continente? Tente explicar o porquê.
3- Dos produtos que você pesquisou, qual país possui mais empresas multinacionais?
4- Dos rótulos que você pesquisou, algum continente não possui nenhuma transnacional?
Atividade 3
Sabe aquelas cinco palavras que você escreveu no início da nossa atividade? Agora que estudamos um pouco mais, você trocaria alguma palavra? Se sim, por que?
Componente(s) Curricular(res) | Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF09GE01-A) Compreender o processo de regionalização mundial, globalização e mundialização (EF09GE01-B) Se conhecer dentro do processo de globalização como agente ativo desse processo |
Professor | Lúcia Garcês de Araújo |
Instituição Educacional | Escola Municipal Jesuína de Abreu |
CRE | Maria Thomé Neto |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries