Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Território
O conceito de território é muito importante para a Geografia, essa categoria de análise auxilia na compreensão do espaço geográfico. O território é definido através das relações de poder e sofre influência de questões políticas, econômicas, culturais, dentre outras. Geralmente o território é delimitado por fronteiras, que expressa até onde um estado ou grupo social exerce poder sobre um recorte do espaço.
Geograficamente, o território é definido por limites físicos, como fronteiras naturais, como rios, montanhas e oceanos, ou fronteiras artificiais, como linhas políticas estabelecidas por governos. Estas fronteiras delimitam a extensão física de um território, estabelecendo sua área geográfica.
O território brasileiro é onde o Estado, República Federativa do Brasil, exerce poder. Em Foz do Iguaçu encontramos a região conhecida como tríplice fronteira, que marca a divisão entre Argentina, Brasil e Paraguai. Além da exploração turística da região, a confluência dos rios Paraná e Iguaçu marcam os limites territoriais dos três Estados.
Entretanto, o território vai além de sua definição física. Ele incorpora as relações de poder e controle exercidas sobre uma determinada área. Essas relações podem ser políticas, econômicas ou culturais e influenciam como o espaço é utilizado e percebido. Por exemplo, um território pode ser controlado por um governo central, por grupos étnicos ou por interesses econômicos específicos, cada um impondo suas próprias regras e visões sobre o espaço.
Culturalmente, o território também está impregnado de significados simbólicos e identitários. As pessoas desenvolvem laços emocionais com o lugar onde vivem, criando uma sensação de pertencimento e identidade. Esses sentimentos podem ser expressos por meio de práticas culturais, como celebrações, rituais e mitos associados a um determinado território.
A territorialidade diz respeito à forma como nós ocupamos o território e atribuímos a ele diferentes funções. Por exemplo, a rua que recebe o intenso tráfego de carros de um bairro durante o dia, torna- se uma grande área comercial com a feira noturna que vende frutas, verduras, roupas, eletrônicos e diversos outros produtos e serviços. Já a territorialização, é o processo de apropriação do espaço, concreta ou abstratamente. Facções criminosas e grupos milicianos exercem poder sobre territórios que teoricamente pertencem ao Estado, esses grupos vão ditar as regras e criar leis próprias para controlar o território.
QUESTÃO 01
A territorialidade diz respeito à forma como nós ocupamos o território e atribuímos a ele diferentes funções, são exemplos de territorialidade
(A) As feiras livres que ocupam durante um período a via de tráfego dos veículos automotores.
(B) Os cortiços que representam, em algumas regiões, as ocupações de baixa renda.
(C) Os mercados municipais, espaços tradicionais destinados à comercialização de produtos ligados à cultura do município.
(D) Os Shoppings Centers, grandes centros comerciais destinados à comercialização de produtos e serviços.
QUESTÃO 2
A territorialização envolve o processo de atribuição de significados e práticas a um espaço geográfico, seja por grupos sociais, culturais ou políticos. É um processo complexo que pode incluir desde a ocupação física de um território até a imposição de normas e símbolos culturais que definem a identidade e a pertença a esse espaço. Sabendo disso, descreva exemplos de territorialização.
QUESTÃO 3
O conceito de território é importante para a Geografia, essa categoria de análise auxilia na compreensão do espaço geográfico. Sendo assim, o território
(A) refere-se apenas à área geográfica delimitada por fronteiras políticas.
(B) é o espaço físico compreendido por uma extensão de terra e água.
(C) inclui não apenas a dimensão física, mas também as relações políticas, sociais, econômicas e culturais que ocorrem nesse espaço.
(D) é um conceito exclusivamente utilizado em contextos urbanos.
QUESTÃO 4
Como a territorialidade se manifesta nas grandes cidades contemporâneas?
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0501) Analisar as diferentes territorialidades nacionais a partir da contextualização no cotidiano. |
Referências | ARAUJO, C. C; CALDAS, A. S. TERRITÓRIO, TERRITORIALIZAÇÃO, TERRITORIALIDADE E A QUESTÃO AGRÁRIA: IMPASSES SÓCIO-ESPACIAIS, POSSIBILIDADES ANALÍTICAS. Geosul, Florianópolis, v. 34, n. 70, p. 358-384.Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/2177-5230.2019v34n70p358/38525>. Acesso em 08, fev. 2022. FUINI, L. L. Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos. Disponível em:<https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/download/6155/4366/24183#:~:text=>. Acesso em: 01, abr. 2024. SANTOS, A. P; GAVRILOFF, A. C. M; FRAGA, N. C. Entre a teoria e a realidade: O conceito de território e territorialidade e sua aplicação no planejamento urbano – Uma breve análise de aproximação. Disponível em:<https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/26790>. Acesso em: 01, abr. 2024. RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993. |