Nesta atividade, será apresentada uma experiência de eletricidade, demonstrando como a água, mesmo ‘parada’, pode gerar energia elétrica.
Atividade 1:
Acesse o link e assista ao vídeo: “Como gerar energia só com água (gerador termoelétrico)”. Convide sua família para assistir com você.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=wLrXYMJs-q8
Atividade 2:
Você observou que, no vídeo, foi utilizada uma fonte de energia para esquentar e outra para ‘gelar’ a água? Pense sobre as diferenças entre elas e sobre as fontes de energia que utilizamos em nossas casas. E nos nossos automóveis, que fonte de energia utilizamos? Você acha que algum dia eles poderão ser movidos à água? Considerando que isso seja possível, faça uma lista das vantagens e desvantagens de se ter um carro movido a água.
Atividade 3:
Após pensar sobre as fontes de energia que utilizamos em nossas casas, procure em um dicionário ou no link abaixo o significado do termo “renovável”:
https://www.dicio.com.br/aurelio/
E agora? Você acha que as usinas hidrelétricas (aquelas que utilizam a energia da água em movimento para gerar a energia elétrica que usamos em casa) é uma fonte de energia renovável ou não renovável? Registre sua resposta e seus argumentos em seu caderno.
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências | Identificar e analisar fontes produtoras (renováveis e não renováveis) de energia, discutir os impactos socioambientais de sua produção e investigar os recursos energéticos do Estado de Goiás. |
EAJA – 2º Segmento – 7ª e 8ª série – Experiências e Curiosidades