Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
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Sistema Solar
O universo é formado por inúmeras galáxias, entre elas temos a Via Láctea, galáxia que abriga o sistema solar. O Sol é o principal astro do sistema solar e o planeta Terra é um dos corpos celestes que compõem esse intrigante sistema.
O sistema solar é constituído por uma estrela central, o Sol, e todos os corpos celestes que orbitam ao seu redor, como planetas, luas, asteroides, cometas e outros objetos menores. Esse modelo estrutural é conhecido como heliocentrismo que se opõem ao geocentrismo, teoria já superada que acreditava que a Terra era o centro do Universo.
O Sol desempenha um papel importante na manutenção da vida na Terra, sua gravidade exerce uma força que mantém os planetas e outros objetos em órbita ao seu redor, enquanto sua luz e calor proporcionam as condições necessárias para a existência de vida.
Podemos classificar os planetas do sistema solar em dois grupos, rochosos e gasosos. Essa classificação considera a composição dos planetas, os rochosos são compostos principalmente por rochas, enquanto os gasosos são compostos principalmente por gases e têm estruturas internas diferentes dos planetas rochosos. Os planetas rochosos estão mais próximos do sol, a classificação ordenando os planetas de acordo com a proximidade do sol:
Rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte
Gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Alguns planetas contam com satélites naturais, a Lua, por exemplo, é o único satélite natural da Terra. No entanto, há planetas que contam com vários satélites naturais, como é o caso de Saturno que tem 82 satélites conhecidos, entre eles Titã o maior do sistema solar, e Júpiter com 79 luas.
A história e a evolução do sistema solar são temas de intensa pesquisa científica, com missões espaciais e telescópios fornecendo informações valiosas sobre a formação e o desenvolvimento dos corpos celestes que o compõem. Compreender o sistema solar não só nos ajuda a entender melhor a nossa própria origem e lugar no universo, mas também a expandir os limites do conhecimento humano sobre o cosmos.
QUESTÃO 1
Composto principalmente por gases é rodeado por diversos satélites naturais, suas nuvens coloridas chamam atenção e por apresentar um diâmetro aproximadamente 11 vezes maior que o da Terra é o maior planeta do sistema solar, nomeado de
(A) Terra
(B) Saturno
(C) Júpiter
(D) Urano
QUESTÃO 2
Observe a imagem do Sistema Solar e escreva o nome de cada um dos planetas que compõem o Sistema Solar, ordene do mais próximo ao mais distante do Sol.
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QUESTÃO 3
O sistema solar é constituído por uma estrela central, o Sol, e todos os corpos celestes que orbitam ao seu redor, como planetas, luas, asteroides, cometas e outros objetos menores. Esse modelo estrutural é conhecido como
(A) Policentrismo
(B) Heliocentrismo
(C) Geocentrismo
(D) Uranocentrismo
QUESTÃO 4
De acordo com a composição dos planetas que compõem os sistema solar, podemos classificá- los em dois grupos rochosos e gasosos. Descreva quais planetas do sistema solar são considerados rochosos e quais são os gasosos.
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0403) Compreender o processo de formação do Universo e Sistema Solar. |
Referências | A ESCALA DO UNIVERSO. Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/oei/cgu/sca/sca.htm>. Acesso em: março de 2024. SILVA, F. P. Representação das dimensões astronômicas em livros didáticos de Ciências no âmbito do Ensino Fundamental II. Revista Latino- Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 30, p.7 – 19, 2020. Disponível em <https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/issue/view/37>. Acesso em: março de 2024. SOARES, D. O que a Astronomia e a Cosmologia têm a dizer sobre a idade do universo. Disponível em:<lilith.fisica.ufmg.br/~dsoares/UAI/idade-u.htm>. Acesso em: março de 2024. |