Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Consumismo
Não vivemos em uma comunidade de subsistência, e por isso não produzimos todos os itens necessários para nossa sobrevivência. Nesse sentido, o comércio é essencial para a manutenção da vida. Ainda assim, nem sempre a relação das pessoas com o consumo é saudável, o que pode gerar problemas pessoais e para o coletivo.
O consumismo é um fenômeno social e econômico, pode ser explicado pela aquisição de bens e serviços além das necessidades básicas ou reais dos indivíduos. Essa ideia está diretamente ligada ao capitalismo e a expansão da globalização, na segunda metade do século XX o consumismo expandiu- se de forma considerável moldando as relações de consumo da sociedade.
O consumismo é impulsionado por uma série de fatores, incluindo a publicidade, que cria desejos e necessidades artificiais, e a cultura materialista, que valoriza a posse de objetos como símbolo de status e sucesso pessoal. As empresas investem pesadamente em marketing para persuadir os consumidores de que a compra de novos produtos trará felicidade, realização ou prestígio, criando uma demanda contínua por itens que são muitas vezes supérfluos e criando na sociedade a ideia que a felicidade está relacionada ao consumo.
O filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman defende a ideia de que somos a sociedade do consumo, uma vez que as relações sociais são baseadas no consumo. Sendo assim consumimos produtos que não nos agrada, que são supérfluos ou que tem alto valor agregado apenas pela marca estampada para podermos ser aceitos em algum grupo social. Nas redes sociais, a exibição constante de recortes aparentemente felizes impulsionam o que chamamos de ostentação, que potencializa o consumismo para exibição das aquisições nas mídias sociais.
Ainda que o consumismo estimule a economia ao incentivar a produção e a inovação, ele também tem consequências negativas. Considerando as questões ambientais, o consumo excessivo leva à exploração desenfreada de recursos naturais, ao aumento da produção de lixo e à degradação ambiental.
O consumismo afeta a saúde mental das pessoas. A busca incessante por novos produtos pode levar ao endividamento, ansiedade e insatisfação crônica, à medida que as pessoas percebem que a aquisição constante de bens não preenche o vazio emocional ou as aspirações de felicidade prometidas pelo marketing que envolve o consumismo.
Sendo assim, se faz necessário incentivar o consumo consciente. Onde os produtos são adquiridos para atender uma demanda real. É preciso encontrar um caminho para que possamos alcançar desenvolvimento social e econômico, sem desconsiderar as questões ambientais.
QUESTÃO 01
Observe a imagem e aponte qual relação podemos estabelecer entre a imagem e o consumismo.
QUESTÃO 2
O consumo consciente, se baseia na compra responsável e ponderada de bens e serviços, considerando a real necessidade e, para algumas pessoas, até os impactos sociais e ambientais do consumo. Já o consumismo pode ser definido pela
(A) prática de adquirir bens e serviços de forma consciente e responsável.
(B) compra de bens e serviços além das necessidades básicas ou reais.
(C) estratégia de marketing para reduzir a venda de produtos.
(D) ação de comprar apenas produtos essenciais para a sobrevivência.
QUESTÃO 3
Descreva as possíveis consequências negativas do consumismo para o indivíduo, a sociedade e para as questões ambientais.
QUESTÃO 4
Parte da população global está inserida em uma lógica de consumo desenfreado, que conhecemos por consumismo. Uma das consequências geradas pelo consumismo é
(A) a redução das desigualdades sociais.
(B) a expansão da preservação ambiental.
(C) o aumento da exploração dos recursos naturais.
(D) o maior equilíbrio entre consumo e produção sustentável.
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0506) Analisar as contribuições do migrante nas estruturas socioculturais brasileiras. |
Referências | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. GALLO, P. M. Ser migrante: implicações territoriais e existenciais da migração. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/rbepop/a/rzmFzZWXRMzVHZhFGWSR6wn/#>. Acesso em: 22, abr. 2024. ONU – Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos> . Acesso em: 04, mar. 24. REZENDE, P. C. C. Xenofobia é crime?. Disponível em: <https://paulacarrez.jusbrasil.com.br/artigos/823557813/xenofobia-e-crime>. Acesso em: 04, mar. 24. |