Oi galerinha, espero que esteja bem!
Você já pensou ou sabe porque as abelhas constroem seus favos de armazenar mel de forma hexagonal? Seria porque tem senso matemático?
Bons estudos!
Atividade 1
Para começar nosso trabalho investigativo, assista ao vídeo “Por que as abelhas constroem seus alvéolos de forma hexagonal?”, logo abaixo:
Atividade 2
Vamos conhecer mais um pouquinho sobre os alvéolos, lendo o texto no link abaixo:
http://suaauladematematica.blogspot.com/2013/01/a-geometria-na-colmeia_20.html
Atividade 3
Agora, após assistir o vídeo e ler o texto, responda no seu caderno:
a) Qual a figura geométrica utilizada na construção dos alvéolos?
b) Por que as abelhas escolheram exatamente essa figura para construção dos alvéolos?
Atividade 4
Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e de néctar. Faz, em média, quarenta voos diários, pousando em 40 mil flores.
Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam pousar em 5 milhões de flores. Quando uma abelha pica uma pessoa, deixa o ferrão na vítima, morrendo um ou dois dias depois.
A picada de abelha no ser humano é muito dolorosa, e a sensação da mesma é semelhante à de levar um choque de alta voltagem.
De acordo com as informações acima responda as questões abaixo:
1) Quantas flores uma abelha visita em uma semana?
2) Para produzir 5,25 kg de mel quantas flores uma abelha precisa pousar?
(Para fazer o cálculo, multiplique 5,25 pela quantidade de flores em que as abelhas precisam pousar pra produzir um quilo de mel)
3) Para uma abelha picar uma pessoa é uma vantagem? Sim ou não e por quê?
Foi ótimo estarmos juntos!
Viu como as abelhas são maravilhosas!!! Elas adoram MATEMÁTICA!!!
Saiba Mais | Referências:
Componente(s) Curricular(res) | Área de figuras. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | EF08MA19 – Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de áreas de figuras geométricas. |
Proponentes/ Professores | UEMERSON FERNANDES NUNES RUBENS RODRIGUES MENDONÇA IZIDIA GONÇALVES PIAU RODRIGUES |
Instituição Educacional | E.M. Marília Carneiro de Azevedo Dias |
CRE | Unidade Central |
EAJA –Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries