You are currently viewing Matemática – Geometria das Abelhas

Matemática – Geometria das Abelhas

Oi galerinha, espero que esteja bem!


Você já pensou ou sabe porque as abelhas constroem seus favos de armazenar mel de forma hexagonal? Seria porque tem senso matemático?

Bons estudos!


Atividade 1

Para começar nosso trabalho investigativo, assista ao vídeo “Por que as abelhas constroem seus alvéolos de forma hexagonal?”, logo abaixo:

“O mistério dos favos de mel” – Canal: MICHELSON BORGES
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Q7kDKo2w6w4&feature=youtu.be

Atividade 2

Vamos conhecer mais um pouquinho sobre os alvéolos, lendo o texto no link abaixo:

http://suaauladematematica.blogspot.com/2013/01/a-geometria-na-colmeia_20.html


Atividade 3

Agora, após assistir o vídeo e ler o texto, responda no seu caderno:

a) Qual a figura geométrica utilizada na construção dos alvéolos?

b) Por que as abelhas escolheram exatamente essa figura para construção dos alvéolos?


Atividade 4

Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e de néctar. Faz, em média, quarenta voos diários, pousando em 40 mil flores.

Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam pousar em 5 milhões de flores. Quando uma abelha pica uma pessoa, deixa o ferrão na vítima, morrendo um ou dois dias depois.

A picada de abelha no ser humano é muito dolorosa, e a sensação da mesma é semelhante à de levar um choque de alta voltagem.

De acordo com as informações acima responda as questões abaixo:

1) Quantas flores uma abelha visita em uma semana?

2) Para produzir 5,25 kg de mel quantas flores uma abelha precisa pousar?
(Para fazer o cálculo, multiplique 5,25 pela quantidade de flores em que as abelhas precisam pousar pra produzir um quilo de mel)

3) Para uma abelha picar uma pessoa é uma vantagem? Sim ou não e por quê?

Foi ótimo estarmos juntos!

Viu como as abelhas são maravilhosas!!! Elas adoram MATEMÁTICA!!!


Saiba Mais | Referências:

Assista este vídeo!

Explicação da área do hexágono

Componente(s) Curricular(res)Área de figuras.
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoEF08MA19 – Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de áreas de figuras geométricas.
Proponentes/ ProfessoresUEMERSON FERNANDES NUNES RUBENS RODRIGUES MENDONÇA IZIDIA GONÇALVES PIAU RODRIGUES
Instituição EducacionalE.M. Marília Carneiro de Azevedo Dias
CREUnidade Central

EAJA –Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries