Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Migração
A migração faz parte da história da humanidade, por diversas razões a população de séculos já se deslocava pelo território. Há tempos as pessoas migram em busca de recursos naturais ou motivadas por fatores econômicos, políticos e sociais, a migração moldou culturas, sociedades e economias em todo o mundo.
Um dos principais impulsionadores da migração é a busca por oportunidades. As pessoas migram em busca de melhores condições de vida, emprego, educação e segurança para si e para suas famílias. Essa busca muitas vezes resulta em movimentos maciços de pessoas de regiões menos desenvolvidas para áreas mais prósperas, tanto dentro dos países quanto entre fronteiras nacionais.
As migrações também são frequentemente desencadeadas por conflitos e crises. Guerras, perseguições políticas, étnicas ou religiosas, desastres naturais e mudanças climáticas forçam milhões de pessoas a deixar seus lares em busca de segurança e refúgio em outros lugares. Esses deslocamentos em massa não apenas representam desafios humanitários, mas também testam a capacidade das nações e comunidades de lidar com o influxo repentino de pessoas necessitadas.
Geralmente as pessoas são motivadas a migrar e por isso há regiões que apresentam fatores atrativos e outras repulsivos. Por exemplo, uma região rica em recursos hídricos, clima ameno e solo fértil é uma região com fatores atrativos, já um lugar com clima árido, solo de baixa fertilidade e ausência de recurso hídrico é dotada de fatores repulsivos.
As migrações podem ser temporárias ou permanentes, são permanentes quando as pessoas não têm objetivo de retornar ao local de origem e as temporárias ocorrem quando se tem uma data preestabelecida para retornar. Por exemplo, um estudante que muda de cidade para concluir um curso técnico está inserido na migração temporária, já uma família que se muda definitivamente para outra cidade em busca de emprego é uma migração permanente.
Quando as pessoas migram dentro do próprio país chamamos de migração interna, agora quando ocorrem entre dois países são migrações externas ou internacionais. Considerando as motivações que levaram à migração, podemos classificar o movimento migratório em espontâneo ou forçado.
As migrações podem ser espontâneas quando as pessoas decidem migrar, por exemplo, um jovem que decidiu mudar- se do Brasil para os Estados Unidos em decorrência de uma oferta de emprego. Já a migração forçada ocorre quando a pessoa não tem outra opção, a migração é necessária para manutenção ou preservação da vida.
Além de trazer seus aspectos culturais, os migrantes também trazem consigo habilidades e conhecimentos que beneficiam suas novas comunidades, impulsionando a inovação e o crescimento econômico. Porém, nem sempre são bem recebidos no local de destino e podem ser vitima do crime de xenofobia. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a xenofobia pode ser compreendida por “Atitudes, preconceitos e comportamentos que rejeitam, excluem e frequentemente difamam pessoas, com base na percepção de que eles são estranhos ou estrangeiros à comunidade, sociedade ou identidade nacional”.
QUESTÃO 01
A migração está presente há séculos em nossa sociedade, vários são os fatores que motivam as pessoas a migrar. No entanto, cada lugar apresenta fatores repulsivos, que incentivam as pessoas a sair, e atrativos que assim como um imã chamam as pessoas. Dentre os fatores atrativos podemos destacar
(A) as condições climáticas adversas.
(B) os conflitos armados.
(C) a estabilidade econômica.
(D) a baixa oferta de emprego.
QUESTÃO 2
Descreva o que é xenofobia e explique como combater efetivamente a xenofobia e promover a inclusão e a diversidade em uma sociedade multicultural.
QUESTÃO 3
Existem diferentes formas de classificar os movimentos migratórios, as migrações podem ser temporárias e permanentes ou internas e externas. As migrações internas ocorrem, por exemplo, quando
(A) um mexicano se muda para os Estados Unidos.
(B) um cidadão italiano se muda para a França.
(C) um nordestino brasileiro se muda para São Paulo.
(D) um britânico se muda para a Austrália.
QUESTÃO 4
Observe a cidade em que você mora e descreva quais são os fatores atrativos e repulsivos para os migrantes.
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAGE0504) Compreender os fluxos migratórios e as suas influências socioeconômicas e físico-naturais |
Referências | GALLO, P. M. Ser migrante: implicações territoriais e existenciais da migração. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/rbepop/a/rzmFzZWXRMzVHZhFGWSR6wn/#>. Acesso em: 22, abr. 2024. ONU – Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos> . Acesso em: 04, mar. 23. REZENDE, P. C. C. Xenofobia é crime?. Disponível em: <https://paulacarrez.jusbrasil.com.br/artigos/823557813/xenofobia-e-crime>. Acesso em: 04, mar. 23. |