You are currently viewing Geografia – Tempo e Clima

Geografia – Tempo e Clima

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O clima é o conjunto de características atmosféricas de uma determinada região.  Formado e influenciado pelos elementos e pelos fatores geográficos. 

Os elementos do clima são a temperatura, que indica o nível de calor ou frio; a umidade, que representa a quantidade de vapor d’água presente no ar; a pressão atmosférica, que indica o peso do ar na superfície terrestre; Estes elementos afetam e definem os padrões climáticos em uma determinada área. 

Existem os fatores geográficos que também contribuem na formação do clima e na sua definição, são eles: altitude, latitude, massas de ar, continentalidade, maritimidade e insolação. 

Dessa forma, os elementos somados aos fatores geográficos interagem entre si e formam o clima, com suas diferentes características e nos mais diversos lugares do mundo. O conhecimento desses elementos auxilia na adaptação às condições climáticas e na tomada de decisões em áreas como agricultura, planejamento urbano e gestão de recursos naturais.

Para esclarecer mais um pouco: O tempo e o clima desempenham papéis essenciais em nosso ambiente e cotidiano. O “tempo” refere-se às condições atmosféricas de curto prazo em um determinado momento, como chuva, sol, vento e temperatura. Por outro lado, o “clima” representa os padrões de condições meteorológicas em uma região ao longo de um período prolongado, abrangendo meses e até mesmo anos. O entendimento das variações climáticas é crucial para prever tendências futuras e desenvolver estratégias de adaptação. Enquanto o tempo influencia atividades diárias, como vestuário e planos de lazer, o clima molda aspectos mais amplos, como ecossistemas, agricultura e políticas de planejamento urbano.

Já ouviu falar em previsão do tempo? Tempo é o comportamento do ar atmosférico em determinado período do dia. O tempo pode alterar com passar de minutos ou horas: sol aberto, chuva, nuvens, frio, calor, etc. São condições do tempo durante um dia.     

Observe as imagens a seguir:  a primeira mostra um ambiente de climas frios e a segunda, um ambiente de climas quentes.

Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2018/04/11/19/49/ski-3311605_960_720.jpg, Acesso em 27 de Abril de 2022.
Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2014/12/16/22/25/woman-570883_960_720.jpg., Acesso em 27 de abril de 2022.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Quais os elementos que interferem no clima de uma determinada área?

 QUESTÃO 2

Pesquise e descubra a diferença entre o tempo e o clima. Quais as características de cada um?

 QUESTÃO 3

A vida das pessoas é diretamente influenciada pelas condições atmosféricas. A previsão do tempo, tal qual a conhecemos atualmente, é útil para diversas finalidades distintas. As previsões do tempo são divulgadas nos jornais, na televisão e na internet/celular. Como as previsões do tempo influenciam a vida das pessoas e são divulgadas atualmente?

A) As previsões do tempo não têm impacto nas atividades diárias das pessoas.
B) As previsões do tempo são usadas apenas para atividades agrícolas.
C) As previsões do tempo influenciam várias áreas da vida das pessoas e são divulgadas em diferentes meios de comunicação.
D) As previsões do tempo são exclusivamente divulgadas em jornais impressos.

QUESTÃO 4

Quais seriam os esportes praticados em lugares muito frios?

A) Surfe e natação.
B) Futebol e tênis.
C) Esqui e hóquei no gelo.
D) Corrida de velocidade e salto em altura.

Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir

Canal Geowerllen “Tempo e Clima”. Disponível em: <https://youtu.be/zHduZkrGLY4>. Acesso em: 29 abr. 2022.

AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0517) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática em diferentes níveis de escala.
Referencial TeóricoLANDSBERG, Helmut Erich. O Clima das cidades. Tradução: Prof. Dr. Tarik Rezende de Azevedo, DG, FFLCH, USP. Revisão Profa. Dra. Maria Elisa Siqueira Silva, DG, FFLCH, USP. Revista do Departamento de Geografia, 2006 n. 18, p. 95-111.

TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.

Matriz Estruturante EJA 2022.