You are currently viewing Geografia – Regionalização do Continente Americano

Geografia – Regionalização do Continente Americano

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 6ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Divisão física e natural da América
Disponível em: https://paperx-dex-assets.s3.sa-east-1.amazonaws.com/images, Acesso em 07, out, 22.

Existem dois critérios amplamente utilizados para avaliar as terras do continente americano: o critério geográfico, que leva em consideração a localização das terras no mundo, e o critério histórico, cultural e socioeconômico, que considera a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países.

A configuração territorial do continente americano, com duas grandes massas de terra unidas por uma estreita faixa, permite uma distinção geográfica em três regiões: América do Norte, América Central e América do Sul. Além disso, outra forma de regionalização se baseia na origem dos colonizadores, na cultura e no desenvolvimento econômico dos países. Essa proposta divide o continente em América Latina e América Anglo-Saxônica.

Agora vamos às questões

QUESTÃO 1

Porque uma porção da América é conhecida como América Latina? Para
responder faça uma relação histórica da colonização.

QUESTÃO 2

Quais países formam a América- Anglo Saxônica e qual a razão desse nome?

QUESTÃO 3

Quando os europeus chegaram à América, muitos povos habitavam o continente havia milhares de anos. Esses povos estavam distribuídos por todo o território e apresentavam diferentes formas de organização social e econômica. Pesquise o nome de alguns destes povos e escreva aqui.

Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir .

Canal werllen pires – As divisões da América

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-6a-serie-eja/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0718) Compreender o continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação continentais.
Referencial Teórico
DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Edição, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

Matriz Estruturante EJA 2022.