You are currently viewing Geografia – Práticas humanas, atividades econômicas e os problemas ambientais.

Geografia – Práticas humanas, atividades econômicas e os problemas ambientais.

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 6ª Série da Eaja.

Usina que gera energia – Termelétrica. Temática – Geografia – Práticas humanas, atividades econômicas e os problemas ambientais. Disponível em: <pixabay.com/photo>. Acesso em: 10 de Novembro de 2021.

Na aula de hoje você aprenderá sobre a dinâmica climática e atividades humanas. Esperamos que você consiga reconhecer que os problemas ambientais são decorrentes do desenvolvimento de diferentes atividades econômicas, identificando as causas e as consequências da poluição atmosférica. Refletir sobre a poluição atmosférica e as mudanças climáticas.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Práticas humanas, atividades econômicas e os problemas ambientais.

GEOGRAFIA| 6ª SÉRIE | Eaja | PROF.: WERLLEN

Práticas humanas, atividades econômicas e os problemas ambientais.

Este estudo permite desenvolver um trabalho em conjunto com os temas contemporâneos Educação ambiental e Saúde, pois trata dos problemas ambientais acarretados pelas ações humanas ao desenvolver as atividades econômicas, tanto no espaço urbano quanto no espaço rural, para suprir suas necessidades. Esses danos à natureza envolvem diretamente a sociedade, pois prejudicam nossa saúde e a conservação dos recursos naturais do planeta.

Ao desenvolver as atividades econômicas, o ser humano promove a produção dos bens de consumo para a sociedade e transforma, constantemente, o espaço geográfico. Contudo, muitas dessas transformações têm ocasionado problemas ambientais em razão da intensa exploração dos recursos naturais, além da maneira irregular como algumas atividades têm sido realizadas. 

A natureza vem passando por um processo de degradação por causa do desenvolvimento de diferentes atividades econômicas, que, mesmo com a crescente conscientização ambiental, vêm sendo intensificadas, ao longo do tempo, para atender às necessidades da população mundial, cada vez mais numerosa e consumista. Os efeitos desse processo manifestam-se em problemas ambientais, como poluição do ar que respiramos, do solo onde cultivamos lavouras e pastagens e das águas que utilizamos.

Veremos, a seguir, alguns dos principais problemas ambientais e os malefícios que eles causam não só para o meio ambiente, mas também para as demais formas de vida do nosso planeta.

Poluição atmosférica

A poluição atmosférica é atualmente um dos mais graves problemas ambientais. É importante destacar que a poluição provocada pelas técnicas de cultivo de nossos ancestrais não se compara ao elevado índice de poluição que as atividades econômicas atuais causam ao meio ambiente. Isso porque, naquela época, o ser humano já realizava atividades que agrediam o meio ambiente, emitindo substâncias poluentes no ar, porém em quantidades muito pequenas. À medida que as atividades humanas se diversificaram e se intensificaram, elas passaram a poluir cada vez mais o ar atmosférico. Veja, no esquema a seguir, as atividades humanas que mais emitem gases poluentes na atmosfera atualmente.

Disponível em: TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.

A poluição do ar

Ocasionada pela geração de eletricidade se deve, principalmente, à atividade das termelétricas movidas a combustíveis fósseis. Nelas, os combustíveis, como petróleo, carvão e gás natural, são queimados para aquecer a água transformando-a em vapor; a queima desses combustíveis libera grandes quantidades de CO2 na atmosfera. O vapor produzido nesse processo é o que movimenta as turbinas da usina termelétrica, gerando eletricidade. 

Nos dias de hoje, principalmente nos grandes centros urbanos, a poluição atmosférica é ocasionada pela intensa emissão de gases e resíduos tóxicos expelidos, sobretudo, pelas indústrias e pelos escapamentos de automóveis.

Somadas a outras fontes de poluição, essas substâncias contribuem para a péssima qualidade do ar urbano e para o surgimento ou agravamento de doenças, em especial aquelas relacionadas às vias respiratórias, como bronquite e asma. As atividades agrícolas também contribuem para tornar o ar atmosférico impróprio para o ser humano. A pulverização de agrotóxicos nas plantações, a queima da palha da cana-de-açúcar, pastagens e matas emitem grandes quantidades de gases tóxicos na atmosfera.

Disponivel em: TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.

Poluição atmosférica e as mudanças climáticas no planeta

O clima do nosso planeta já foi muito diferente de como é atualmente. A temperatura média atual da atmosfera terrestre é de 15°C, mas já passou por inúmeras variações na história geológica da Terra. Há cerca de 10 mil anos ocorreu a última glaciação terrestre, período em que vastas áreas da superfície da Terra ficaram cobertas por gelo. Estudos científicos, especialmente os realizados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), afirmam que a concentração excessiva de gases poluentes no ar é responsável pelo aumento gradativo da temperatura média da atmosfera, na atualidade. Veja no gráfico o aumento da emissão (gás carbônico) de CO2 na atmosfera e o comportamento da temperatura média da atmosfera terrestre desde o século passado.

Disponível em: TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018.

Alguns gases poluentes emitidos para a atmosfera, como o CO2 e o CH4 (gás metano), têm por característica reter o calor do sol próximo à superfície terrestre. A emissão excessiva desses gases vem intensificando o fenômeno denominado efeito estufa artificial e, consequentemente, provocando o aquecimento global. O aquecimento global é o fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura média da atmosfera terrestre. Procure ler e se informar sobre o aquecimento global, também conhecido como efeito estufa.

É possível cuidar do ar que respiramos?

A poluição atmosférica é um problema ambiental que, além de causar danos ao meio ambiente, traz sérios riscos à saúde das pessoas. Diante desse fato, é possível colocarmos em prática diversas atitudes, tanto na cidade quanto no campo, que podem contribuir para melhorar a qualidade do ar que respiramos. Veja algumas dessas atitudes.

* Não promover queimadas em lavouras, pastagens e florestas.

* Priorizar a utilização de métodos naturais, em vez do uso de agrotóxicos, no controle de pragas nas lavouras. Os métodos naturais consistem na ação de predadores, como larvas, lagartas e insetos, no combate a organismos que prejudicam as plantações.

* Preservar florestas e demais áreas de matas nativas e recuperar aquelas que foram degradadas. 

* Implantar equipamentos de filtragem nas chaminés de indústrias e escapamentos dos carros para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.  

* Substituir os combustíveis fósseis por outras fontes de energia que sejam menos poluentes e agressivas ao meio ambiente, como as energias solar e eólica. Lembrando que Combustíveis fósseis são substâncias que possuem carbono em sua composição e que são utilizadas como fonte de energia. A queima desses combustíveis libera carbono para a atmosfera e, por isso, são considerados altamente poluentes. 

 Atividades 

Questão 01 – Pesquise e procure se informar sobre soluções para melhorar o ar que respiramos.

Questão 02 – Busque ações práticas individuais e coletivas para evitar a poluição do ar.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0517) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática em diferentes níveis de escala. 
Referências: DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.
TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.