You are currently viewing Geografia — Os blocos econômicos

Geografia — Os blocos econômicos

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos — EJA

Os blocos econômicos

Com o desenvolvimento do processo de globalização, os países tiveram que se adaptar a uma nova forma de economia e comércio internacional. A expansão das fronteiras fez com que os comércios entre os países se tornassem mais fáceis e rápidos, tanto no transporte de produtos, quanto na circulação de dinheiro.

Dessa forma, os países iniciaram a formação dos blocos econômicos visando ampliar o desenvolvimento e facilitar o processo de importação e exportação dos produtos, por meio de diminuição de taxas de importação e acordos comerciais.

Imagem 01 — Blocos econômicos parte 1 – 2018.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE. Atlas Escolar. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_blocos_economicos.pdf>. Acesso em 18 de maio de 2023.

Imagem 02 — Blocos econômicos parte 2 – 2018.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE. Atlas Escolar. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_blocos_economicos.pdf>. Acesso em 18 de maio de 2023.

Observando a imagem 01 e 02, percebemos que existem diversos blocos econômicos e grupos econômicos mundiais, esses blocos e grupos objetivam o desenvolvimento econômico dos integrantes, por meio da circulação facilitada de produtos, pessoas, serviços e capitais financeiros.

A importância dos blocos econômicos para economia mundial

Atualmente os blocos econômicos continuam importantes para a economia mundial. Dentre os vários blocos econômicos, a União europeia ainda se destaca nas relações econômicas e comerciais, no entanto, a Cooperação econômica Ásia Pacífico — APEC, o Mercado Comum do Sul — Mercosul e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte — NAFTA, são organizações extremamente importantes no cenário econômico mundial.

Com o processo de globalização e o desenvolvimento dos blocos econômicos, tivemos um amplo desenvolvimento dos processos capitalistas, pois com esses processos as grandes empresas transnacionais se desenvolveram e influenciaram os desenvolvimentos econômicos e tecnológicos de vários países. Um exemplo desse processo é a China, que hoje é uma potência econômica e produtora de novas tecnologias, que influencia vários países no continente asiático, africano e na América do Sul.

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 01

Os blocos econômicos objetivam ampliar o desenvolvimento e facilitar o processo de importação e exportação dos produtos, por meio de diminuição de taxas de importação e acordos comerciais, o fator que influenciou diretamente no desenvolvimento dos blocos econômicos, foi o processo

(A) de Migração.

(B) da Guerra-Fria.

(C) de Globalização.

(D) da Economia sustentável.

QUESTÃO 2

A China atualmente é uma potência econômica e produtora de novas tecnologias, que influencia vários países no continente asiático, africano e na América do Sul, o bloco econômico mais relevante para a China é 

(A) a Cooperação econômica Ásia Pacífico — APEC.

(B) o Mercado Comum do Sul — Mercosul.

(C) o Acordo de Livre Comércio da América do Norte — NAFTA

(D) a União Europeia — UE.

QUESTÃO 3

Explique qual a relevância para um país fazer parte de um bloco econômico.

QUESTÃO 4

Qual a importância dos blocos econômicos para a economia mundial. 


AutoriaProf. Me. Gabriel Ramos Paiva.
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAGE0605) Analisar as características dos principais blocos e grupos econômicos mundiais na atualidade
Referencial TeóricoSANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.12ª edição. Rio de Janeiro: Record.2005.

DC Goiânia EJA — 2023