Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.
O objetivo desta aula é mostrar as diversas formas de regionalizar o mundo a partir das propostas estabelecidas. Por meio das regionalizações e classificações é possível estudar um conjunto de países comparando diferenças e semelhanças e analisando aspectos gerais de acordo com o desenvolvimento econômico.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – O mundo regionalizado e classificado
O mundo regionalizado e classificado
Para estudar as sociedades e os povos, podemos classificá-los com base em países ou Estados, religiões, línguas, etnias, culturas, desenvolvimento, entre muitos outros aspectos.
A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias); entre outros.
Por meio das regionalizações, podemos estudar um conjunto de países comparando diferenças e semelhanças e analisando aspectos gerais e particulares.
1 – Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo.
Após a Segunda Guerra Mundial, durante a Guerra Fria, o mundo se encontrava bipolarizado entre os Estados Unidos, capitalista, e a União Soviética, socialista. A rivalidade entre os países capitalistas e socialistas baseava-se, em grande parte, no desenvolvimento de suas economias e de seus modelos de produção, o que impulsionou as corridas armamentista e espacial.
O Primeiro Mundo correspondia aos países capitalistas desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, países da Europa Ocidental e Japão. O Segundo Mundo era formado pelos países socialistas, como União Soviética, China, Cuba e países do Leste Europeu. E o Terceiro Mundo, pelos países capitalistas subdesenvolvidos.
Com a queda do socialismo, o segundo mundo deixou de existir, logo essa classificação entrou em desuso, ou seja, não é mais utilizada ou adequada.
2 – Regionalizações por níveis de desenvolvimento
A Organização das Nações Unidas (ONU) passou a classificar os países de acordo com seus diferentes níveis de desenvolvimento. Segundo a ONU, as regiões podem ser denominadas com maior desenvolvimento, em desenvolvimento e menos desenvolvidas.
Países com maior desenvolvimento
As regiões com maior desenvolvimento abrangem grande parte dos países da Europa, o Canadá, os Estados Unidos, a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão. A economia forte e dinâmica dos países com maior desenvolvimento garante a eles alto Produto Interno Bruto (PIB). Entre os dez países com maior PIB, sete estão entre os considerados com maior desenvolvimento: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
Nos países com maior desenvolvimento, a qualidade de vida, em geral, é boa e a maior parte da população tem supridas suas necessidades básicas, como educação, moradia, saneamento básico e assistência à saúde.
Os países com maior desenvolvimento sediam a maior parte das empresas transnacionais e efetuam grandes investimentos em pesquisas científicas, o que proporciona o avanço das tecnologias usadas para aprimorar os processos de produção e gera retorno financeiro.
Países em desenvolvimento
As regiões em desenvolvimento abrangem os países da África, da Ásia (excluindo o Japão), da América Latina, da Micronésia, da Melanésia e da Polinésia.
Em sua maioria, esses países foram colônias de metrópoles europeias responsáveis pela extração de madeiras, minérios (principalmente ouro, prata e pedras preciosas) e produtos agrícolas. Mesmo após conquistar a independência, a maior parte desses países continuou com o mesmo modelo econômico, ou seja, de abastecimento do mercado internacional. As principais características da maioria dos países em desenvolvimento são:
* Grande desigualdade social, má distribuição e concentração de renda; * Dependência econômica, política e tecnológica em relação aos países com maior desenvolvimento;
* Economia primário-exportadora (países pouco industrializados e exportadores de matérias-primas);
* População empregada, em grande parte, nos setores: primário (agricultura, pecuária e extrativismo) e terciário (comércio e serviços) da economia e no mercado informal;
* Altos índices de analfabetismo, mortalidade infantil e natalidade;
* Baixa expectativa de vida;
* Média de ingestão diária de calorias abaixo do mínimo recomendado;
* Grande parcela de pessoas vivendo em moradias precárias;
* Proliferação de grandes centros urbanos com infraestrutura insuficiente.
Países em desenvolvimento considerados emergentes – Os países emergentes são aqueles que dispõem de um padrão de vida entre médio e baixo, com maior grau de industrialização.
Esses países apresentam um crescimento econômico e social maior que o dos demais países em desenvolvimento e são capazes de atrair investimentos internacionais em razão das vantagens competitivas que oferecem, como mão de obra barata e abundância de recursos naturais, incentivos fiscais e legislação ambiental pouco rigorosa.
China, Turquia, Indonésia, Malásia, Brasil, México, Argentina, África do Sul e Índia são exemplos de países emergentes, também chamados industrializados. Pelo fato de oferecerem matérias-primas e mão-de-obra baratas e disporem de grande mercado consumidor e fontes de energia, esses países atraíram empresas transnacionais, principalmente a partir das últimas décadas do século XX, o que lhes garantiu grande desenvolvimento econômico. Ao mesmo tempo em que continuaram a exportar matérias-primas para os países desenvolvidos, os países emergentes passaram a exportar produtos industrializados, geralmente com baixa tecnologia.
Apesar da industrialização e do significativo crescimento econômico, a maior parte desses países não conseguiu solucionar problemas como o analfabetismo, a mortalidade infantil elevada, a carência de moradias e o pouco acesso ao saneamento básico.
Disponível em: DELLORE, César Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 8 ano. PNLD 2020.
A expressão, países menos desenvolvidos é adotada pela ONU para os países com índices de baixa escolaridade e de elevada mortalidade infantil, com carência de moradias e com pouco acesso ao saneamento básico. O grau de ocorrência dos problemas mencionados varia de um país para outro. Na América, apenas o Haiti entra nessa classificação. A partir de 2004, o país passou por grande instabilidade política, que levou à ocupação militar por missão da ONU. Em 2010, uma sequência de terremotos agravou a situação do Haiti.
Atividades
Agora chegou o seu momento para mostrar o que aprendeu. Responda de acordo com o texto estudado.
Questão 1 – A regionalização pós 2ª guerra mundial ficou classificada em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. Explique esses três mundos.
Questão 2 – Como é a qualidade de vida nos países com maior grau de desenvolvimento?
Questão 3 – China, Turquia, Indonésia, Brasil são considerados de qual grupo de países? Quais as características desse grupo e por quê?
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAGE0708) Analisar as diferentes regionalizações mundiais em diferentes contextos históricos na perspectiva do desenvolvimento e do crescimento econômico. |
Referências: | DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020 |